DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Karoline Medeiros de-
dc.date.available2019-04-08-
dc.date.available2020-04-11T22:33:41Z-
dc.date.issued2019-12-08-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2562-
dc.description.abstractThis article focuses on the reflection of labor and social relations in Manaus’ theatrical artistic environment regarding the female body by an experience report that evidences physical and moral abuse suffered during a process of character creation and the experiences of actresses from different times. Between provocations about creative processes and their methodologies within the rehearsal room mostly run by men, we aim to analyze the hierarchical position between actresses and their co-workers from the perspective of feminism in order to explore situations that may lead a woman in a submissive position to the man. Autoethnography and gender studies are also used as a research base (FORTIN, 2009; BEAUVOIR, 1980). Keywords: Actress, creation process, female body, violence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtrizpt_BR
dc.subjectCorpo Femininopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleUm olhar sensível sobre o corpo de Atrizes Manauaraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-11T22:33:41Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Taciano Araripe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Taciano Araripe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como foco a reflexão das relações laborais e sociais no meio artístico teatral manauara referente ao corpo feminino a partir de um relato de experiência que evidencia abuso físico e moral sofrido durante um processo de criação de personagem e das vivências de atrizes da cena de diferentes épocas. Entre provocações a respeito de processos criativos e suas metodologias dentro da sala de ensaio na maioria das vezes comandada por homens, tem-se como objetivo analisar a posição hierárquica entre atrizes e seus colegas de trabalho na perspectiva do feminismo afim de explorar situações que podem conduzir uma mulher à uma posição submissa ao homem. Utiliza-se também como base de pesquisa a autoetnografia e os estudos em gênero (FORTIN, 2009; BEAUVOIR, 1980). Palavras-chave: Atriz, processo de criação, corpo feminino, violênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesNECESSIDADE DE RETORNAR AO CORPO E AO FEMINISMO RADICAL. Site do Coletivo Manas Chicas, julho de 2013. Disponível em: <https://manaschicas.wordpress.com/2013/07/31/a-necessidade-de-retornar-ao-corpo-e-o-feminismo-radical/>. Acesso em 08 de setembro de 2019. FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da autoetnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, Porto Alegre, n. 7, fevereiro 2009, Editora: UFRGS, p. 85-95. SALLES, Cecília. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo, Fapesp. Editora: Annablume, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM OHAR SENSÍVEL SOBRE O CORPO DE ATRIZES MANAUARAS.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons