DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2561
Título: Processo de direção teatral na montagem cênica: Os Sete Gatinhos (2019)
Autor(es): Barbosa, Gabriela Pinto
Orientador(es): Castro, John Weiner de
Palavras-chave: Direção;Grupo Teatral;Processo Teatral
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este artigo visa relatar o processo de montagem cênica inspirado na obra Os Sete Gatinhos de Nelson Rodrigues, realizado com o Grupo TEU (Grupo de Teatro Experimental da UEA), é projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foca principalmente no processo criativo dos atores participantes, e desafios e superações e o processo de interpretação cênica trabalhada no seu decorrer. A autora do relato de experiência, que é também diretora e atriz no processo tenta traçar duas perspectivas acerca do que ocorreu, sua posição enquanto diretora, que requer pensar na aplicação de exercícios e jogos teatrais, colaboração ao processo criativo de grupo e no encaminhamento de ações e resolução de problemáticas; e como atriz, pensando no processo criativo individual, trabalho de composição do papel por meio da leitura sensível do texto e possibilidades de encenação. Para tudo isso, também é apresentado um panorama das atividades passadas da diretora, no intuito de explicar o “caminho” percorrido, a justificativa histórica e de troca de relações que influenciaram nas escolhas desses “caminhos” e a apresentação final do processo. Palavras-chave: direção, grupo teatral, processo teatral.
Abstract: This article aims to report the scenic assembly process inspired by the work The Seven Kittens by Nelson Rodrigues, conducted with the TEU Group (UEA Experimental Theater Group), is an extension project of the State University of Amazonas (UEA), focuses mainly on the creative process of the participating actors, and challenges and overcoming and the process of scenic interpretation worked in its course. The author of the experience report, who is also a director and actress in the process, tries to draw two perspectives on what happened, her position as director, which requires thinking about the application of exercises and theatrical games, collaboration with the creative process of the group and the referral of actions and problem solving; and as an actress, thinking about the individual creative process, paper composition work through sensitive text reading and staging possibilities. For all this, an overview of the director's past activities is also presented, in order to explain the “path” taken, the historical justification and exchange of relationships that influenced the choices of these “paths” and the final presentation of the process. Keywords: directing; theater group; theatrical process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2561
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo de direção teatral na montagem cênica - Os sete Gatinhos.pdf954,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons