Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2559
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Thalia De Araújo | - |
dc.date.available | 2020-04-08 | - |
dc.date.available | 2020-04-11T22:22:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2559 | - |
dc.description.abstract | Te escribo relatos físicos y emocionales de mi trabajo corporal. Como principio, retrato esta presente memoria con el objetivo de vivenciar, registrar y analizar los ejercicios del Montaje Escénico A ntígona , proceso de conclusión de curso de la Escuela Superior de Artes y Turismo de la Universidad del Estado Amazonas. La perspectiva metodológica se diseña por medio de 20 percepciones etnográficas en un escrito performativo (GALLO, 2012), mis impresiones durante la preparación física de los actores y los vestigios de las primeras escenas del montaje. Fluye así, por medio de la descripción de las percepciones, la construcción imaginaria, una propuesta para la consciencia corporal y el fomento para la actividad sensorial del cuerpo en el trabajo de la actriz. Me inspiro en Clarice Lispector, pues en este terreno me soy. Soy mi cuerpo, mi movimiento, mi propia creación. Soy, por lo tanto, intensa creadora y digo también con Cecilia Salles, porque relato más que la manifestación subjetiva, la trascendencia de una actriz en proceso. Palabras-clave: relatos, trabajo corporal, sensaciones, Antígona | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relatos | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Corporal | pt_BR |
dc.subject | Sensações | pt_BR |
dc.subject | Antígona | pt_BR |
dc.title | Memórias de uma atriz: percepções do trabalho corporal em Antígona | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-11T22:22:37Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Daniely Peinado dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5951437006059198 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos , Daniely Peinado dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5951437006059198 | pt_BR |
dc.description.resumo | Escrevo-te relatos físicos e emocionais do meu trabalho corporal. Como princípio, retrato a presente memória com o objetivo de vivenciar, registrar e analisar os exercícios corporais da Montagem Cênica Antígona , processo de conclusão do curso de teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas. A perspectiva metodológica desenha-se por meio de 20 percepções etnográficas em uma escrita performativa (GALLO, 2012), as minhas impressões durante a preparação física para os atores e os vestígios das primeiras cenas da montagem. Flui então, por meio da descrição das percepções a construção imagética, uma proposta para consciência corporal e o fomento para atividade sensorial do corpo no trabalho da atriz. Inspiro-me em Clarice Lispector, pois nesse terreno sou-me. Sou meu corpo, meu movimento, minha própria criação. Sou portanto intensa criadora, e digo também com Cecília Salles, porque relato mais que a manifestação subjetiva, a transcendência de uma atriz em processo. Palavras-chave: relatos; trabalho corporal; sensações; Antígona . | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Verônica Fabrini/ VIEIRA, Marcílio de Souza. HADERCHPEK, Robson Carlos. Corpo e processos de criação nas artes cênicas. Natal, RN: EDUFRN, 2016. ARAUJO, Nayara. FRACAROLLI, Rodrigo. CASTANHEIRA, Ludmila. O treinamento: Caminhos para o desenvolvimento do trabalho do ator. Curitiba: O Mosaico; p. 63 - 76; jan/dez, 2015. BARBA, Fernando; BARBATUQUES, Núcleo Educacional. O corpo do som: Experiências do Barbatuques. Música na Educação Básica . Brasília: 2013. BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre a arte do teatro. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BURNIER, Luís. A arte de ator: da técnica à representação . SP: Editora da Unicamp, 2009. DANTAS, E stélio. Pensando o Corpo e o Movimento . RJ: Shape, 2005 COLLA, Ana Cristina. Caminhante, não há caminhos, Só rastros. Tese de doutorado em Artes Cênicas. Instituto das Artes. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 2010. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator . SP: Editora da Unicamp, 2001. GALLO, Fábio Dal. A etnografia na pesquisa em artes cênicas . João Pessoa: 2012. GROTOWSKI, Jerzy. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959 - 1969. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP. LABAN, Rudolf. D omínio do Movimento . SP: Summus, 1978. LISPECTOR, Clarice. Á guas Viva . Rio de Janeiro: Rocco, 1998. LEHMANN, Lilli. A prenda a Cantar . Ediouro, 1984 OIDA, Yoshi. O ator invisível . SP: Beca Produções Culturais, 2001. SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado, processos de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011. TULKU, Tarthang . A Expansão da Mente . SP: Cultrix, 2011. On - line: Aletria. A voz elástica ou a expressividade da voz. 2017. < https://www.aletria.com.br/blog?single=A-expressividade-da-voz > (Acesso: 03 de dezembro, 2019) 42 ALKIMIM, Alexandre. Bula Revista. A importância da imaginação para o pensamento. < https://www.revistabula.com/6403-a-importancia-da-imaginacao-para-o-pensamento/ (Acesso: 03 de dezembro, 2019) ANDRADE, Milton de. SIEDLER, Mônica. Dramaturgia do Movimento. 2004. Disponível em: < http://cbtij.org.br/dramaturgia-movimento-primeiras-definicoes-na-busca-de-um-metodologia-de-comp osicao/ > (Acesso: 08 de dezembro, 2019) BRUNA, Maria. Cólicas menstruais. Dispoínel em: < https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/colicas-menstruais-entrevista/ > (Acesso: 09 de outubro, 2019) FOTO. Menstruação: @rukau_. Instagram, 15 março de 2019. Disponível em: https://www.instagram.com/p/0ovWwJHA6f/?igshid=p6ah0fqxg5u1 Portal educação. Fisiologia do estresse. 2008. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/fisiologia-do-estresse/335 > (Acesso: 13 de novembro, 2019) ROMANZOTI, Natasha. Treinamento militar. Disponível em: < https://hypescience.com/6-tecnicas-de-treinamento-militar-insanas/ > (Acesso: 04 de novembro, 2019) SALDANHA, Pri. Earthing: o poder de um pé na terra. 2018. Disponível em: < https://conscienciaperegrina.com/2018/09/11/earthing-pe-na-terra/ > (Acesso: 10 de dezembro, 2019) Super interessante. Sinestesia. 2002. < https ://super.abril.com.br/saude/todos-os-sentidos > (Acesso: 13 de novembro, 2019) | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memórias de uma atriz - percepções do trabalho corporal em Antígona.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons