DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPimentel, Vanessa-
dc.date.available2020-04-08-
dc.date.available2020-04-11T22:18:22Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2558-
dc.description.abstractThe aim of this article is to think of theater as a possible methodology to broaden the educational horizons of 21st century transforming schools, helping teachers and students to experiment with other creative possibilities through experiences with theatrical performance, taking into account the capacity of the teacher. theater become a powerful interdisciplinary tool helping the student broaden their understanding of other areas of knowledge. To this end, we take a tour first of what becomes a transformative school based on its positive aspects and its challenges today, understanding why this pedagogical proposal is increasingly replacing traditionalist education that with so many urgencies is no longer enough. Also seeking to make a presentation of two of these schools in the city of Manaus. And finally, it is urgent to think of a transformative school that is not imported, but adapted to the realities of our region, because it is no longer appropriate to use pre-established teaching-learning models from other regions of the country or even from abroad, but understanding that The education of the future is based on a democratic school, based on the cultural diversity and specificities of northerners and their own culture, which is why this article proposes a school with an immaterial territorial dimension, a forest school. Keywords: Forest School. Transforming Schools. Theater. Methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola da Florestapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleEscola da floresta: Um caminho para pensar o papel do teatro dentro das escolas transformadoras no século XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-11T22:18:22Z-
dc.contributor.advisor1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo pensar o teatro como uma possível metodologia para ampliar os horizontes educacionais das escolas transformadoras do século XXI, auxiliando os professores e alunos a experimentarem outras possibilidades criativas através de vivências com o fazer teatral, levando em conta a capacidade do teatro de se tornar uma poderosa ferramenta interdisciplinar ajudando o aluno a ampliar sua compreensão sobre outras áreas do conhecimento. Para tanto, fazemos um passeio primeiramente sobre o que vem a ser uma escola transformadora pautando seus aspectos positivos e seus desafios na atualidade, compreendendo porque cada dia mais essa proposta pedagógica vem substituindo a educação tradicionalista que com tantas urgências já não é suficiente. Buscando também fazer uma apresentação de duas dessas escolas na cidade de Manaus. E por fim urge pensar uma escola transformadora não importada mas sim adaptada às realidades da nossa região, por compreender não ser mais adequado a utilização de modelos de ensino- aprendizagem pré estabelecidos de outras regiões do País ou até mesmo do exterior, mas entendendo que a educação do futuro tem como base uma escola democrática, pautada na diversidade cultural e especificidades do homem nortista e da sua própria cultura e que por isso propõe-se aqui, neste artigo, uma escola com uma dimensão territorial imaterial, uma escola da Floresta. Palavras-chave: Escola da Floresta. Escolas Transformadoras. Teatro. Metodologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesESCOLAS TRANSFORMADORAS, Disponível em: <escolastransformadoras.com.br> acesso em 14 de Dezembro. 2019. FERREIRA, Claudio. Educação e saúde mental: reflexão a partir da Escola da Ponte em Portugal. Rio de Janeiro: Barra livros, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987. PACHECO, José. Escola da Ponte: formação e transformação da educação. Petrópolis, RJ: 6.ed. Vozes, 2014. PACHECO, José; PACHECO Maria de Fatima. Diálogos com a Escola da Ponte. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ROMANELLI, Rosely Aparecida. A pedagogia Waldorf: Cultura Organização e Dinâmica Social -1. ed. - Curitiba: Appris, 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola da floresta_ O papel do teatro dentro das escolas transformadoras do século XXI.pdf914,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons