DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2554
Título: Relato Existência sobre a palhaça Lola no Contexto Manauara e o feminismo Negro como ponto de partida no espetáculo Preciso Falar
Autor(es): Lima, Daniely Jesus de Souza
Orientador(es): Menezes, Vanja Poty
Palavras-chave: Palhaçaria Feminina;Feminismo Negro;Autobiografia;Palhaça Xamego
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho descreve e analisa a construção do espetáculo Preciso Falar, (2019) processo de montagem cênica da disciplina de conclusão do curso de Bacharelado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas ESAT-UEA. O processo Preciso Falar aborda como temática principal a solidão da mulher negra por meio das minhas próprias vivências resgatadas para a construção dramatúrgica. O trabalho busca como linguagem a palhaçaria feminina e a autobiografia. São utilizados como métodos, a crítica de processos criativos, proposto por Cecília Almeida Salles (2011) e a autoetnografia em que utilizo Sylvie Fortin (2009) como base. Cabe salientar aqui, que o maior engajamento para este trabalho, parte da iniciação científica, que é o lugar de descoberta de Maria Eliza Alves dos Reis e sua palhaça Xamego que, até onde se tem registro é a primeira palhaça negra do Brasil1 , inserida no contexto da década de 40, em um momento que a palhaçaria não era pensada em ser exercida pela mulher, tampouco a mulher negra. Este trabalho investiga a dramaturgia da palhaça através de vivências baseadas no feminino e na negritude. Palavras chave: Palhaçaria Feminina, Feminismo Negro, Autobiografia, Palhaça Xamego.
Abstract: The present work describes and analyzes the construction of the show Preciso Falar, (2019) scenic assembly process of the course completion subject BA in Theater from the State University of Amazonas ESAT-UEA. THE Preciso Falar process addresses the loneliness of black women as the main theme through my own experiences rescued for the dramaturgical construction. The work seeks female clowning and autobiography as language. Are used as methods, the criticism of creative processes, proposed by Cecília Almeida Salles (2011) and the self-ethnography in which I use Sylvie Fortin (2009) as base. It should be noted here, that the greatest engagement for this work, part of the scientific initiation, which is the place of discovery for Maria Eliza Alves dos Reis and her Xamego clown, which, as far as is recorded, is the first black clown in Brazil1 , inserted in the context of the 1940s, at a time when clowning was not thought to be exercised by the woman, neither the black woman. This job investigates the dramaturgy of the clown through experiences based on the feminine and the blackness. Keywords: Female Clowning, Black Feminism, Autobiography, Clown Shaman.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2554
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons