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Título: Divulgação científica: produção de vídeos com as crianças para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental
Autor(es): Nogueira, Francinaldo Mendes
Orientador(es): Gonçalves, Carolina Brandão
Palavras-chave: Divulgação científica;Vídeos;Crianças;Aprendizagem;Ciências
Data do documento: 10-Abr-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta dissertação versa sobre a possibilidade de a criança realizar divulgação científica por meio de produção de vídeos, utilizando as tecnologias de seu cotidiano, como por exemplo, computadores e celulares com câmeras digitais. O presente trabalho iniciou-se a partir de uma visita ao Museu Amazônico, na qual participaram 30 alunos do 5º ano. Naquele local, os alunos participantes registraram a aula com o auxílio de fotografias, gravações e filmagens, ao retornar à escola, envolveram-se em estudos e discussões com o objetivo de ampliar o conhecimento. A partir das aprendizagens adquiridas nesse percurso, produziram pequenos vídeos e socializaram com 60 pares do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. No procedimento metodológico empregado neste estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa por meio de uma pesquisa de campo, combinada à observação participante e a rodas de conversas, desenvolvida com o objetivo de Investigar de que modo a produção de vídeos de divulgação científica, elaborados com as crianças do Ensino Fundamental, contribui para a aprendizagem de ciências. No decorrer do estudo, buscou-se alicerçar a reflexão nos seguintes autores: Bueno (2010), Caldas (2010), Nascimento (2008), Freire (1983), Gonçalves (2012), Noronha (2011). A análise realizada aponta para a possibilidade das crianças divulgarem a ciência a partir do que sabem, utilizando uma linguagem de fácil entendimento aliada à produção de vídeos, configurando-se como um caminho para ensinar ciência na escola a partir de uma visão educativa e não somente informativa
Abstract: This dissertation deals with the possibility of the child make science communication through video production, using the technologies of their daily lives, such as computers and cell phones with digital cameras. This work began from a visit to the Amazon Museum, attended by 30 students of the 5th year. There, the participating students registered the class with the aid of photographs, recordings and footage, to return to school, engaged in studies and discussions with the aim of expanding knowledge. From the learning acquired in this way, produced short videos and socialized with 60 pairs of 3rd and 4th year of elementary school. In the methodological procedure used in this study we chose a qualitative research through field research, combined with participant observation and the wheels of conversations, developed in order to investigate how the production of popular science videos, made with children of primary school, contributes to the learning of science. During the study, we sought to underpin the reflection on the following authors: Bueno (2010), Caldas (2010), Birth (2008), Freire (1983), Gonçalves (2012), Noronha (2011). The analysis points to the possibility of children disseminate science from what you know, using a language easily understood together with the production of videos, configured as a way to teach science in school from an educational vision and not only informative.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2551
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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