DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Denise Medim da-
dc.date.available2020-04-10-
dc.date.available2020-04-11T21:56:54Z-
dc.date.issued2014-04-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2550-
dc.description.abstractThe mathematics education today faces serious difficulties. Overcome the scientific knowledge to know the knowledge of the school presents itself as one of the great challenges of the teacher of this discipline, especially when he has an academic education that predominated forms of education based on rote learning. This research is characterized by the articulation between interdisciplinarity and Troubleshooting as a way to contribute to the learning of mathematical knowledge. Was performed with students from ninth grade of elementary school from a public school in the city of Manaus / AM in Project Education Observatory (PEO) in order to investigate: From Problem Solving as a teaching strategy in an interdisciplinary perspective, how is the learning of mathematical knowledge? Aimed to understand how is the learning of mathematical knowledge taking as reference the Problem Solving as a teaching strategy in an interdisciplinary perspective, developed in a classroom of mathematical knowledge conceived as a space for study and research, from dialogical situations with the fields of knowledge of Portuguese and Sciences. We anchor our theoretical framework in Japiassu (1976), Farm (2012), Lück (2010), Tomaz and David (2012), Mendes (2009), Dante (2008), among others. The methodological approach is qualitative research method having the action research as mode. As techniques of data collection we have the round of conversation, participant observation, document analysis, questionnaires and interviews. For data analysis was used the technique of content analysis. The results indicate that an education directed to the development of interdisciplinary practice affords students greater ownership of mathematical knowledge. They interact in the proposed activities and the barriers between teacher and student, as evidenced in Mathematics classes are eliminated, because the student actively participates in the construction of their own knowledge. The interdisciplinary approach makes the student able to solve problems independently.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectSala Interdisciplinar de conhecimentos matemáticospt_BR
dc.titleA sala interdisciplinar de aprendizagem no projeto do observatório da educação/capes/UEA: os conhecimentos matemáticos a partir da resolução de problemaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-11T21:56:54Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee2Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee3Siqueira, Thomaz Décio Abdalla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391113411677406pt_BR
dc.description.resumoO ensino da Matemática na atualidade enfrenta sérias dificuldades. Transpor o saber científico ao saber escolar apresenta-se como um dos grandes desafios do professor desta disciplina, principalmente quando possui uma formação acadêmica onde predominaram formas de ensino baseadas na aprendizagem mecânica. Esta pesquisa caracteriza-se pela articulação entre Interdisciplinaridade e Resolução de Problemas como uma forma de contribuir para a aprendizagem de conhecimentos matemáticos. Foi realizada com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus/AM no Projeto do Observatório da Educação (POE) no intuito de investigar: A partir da Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos? Teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos tomando como referência a Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, desenvolvida em uma Sala de Aprendizagem de conhecimentos matemáticos pensada como um espaço de estudo e pesquisa, a partir de situações dialógicas com os campos de conhecimentos de Língua Portuguesa e de Ciências. Ancoramos nosso referencial teórico em Japiassu (1976), Fazenda (2012), Lück (2010), Tomaz e David (2012), Mendes (2009), Dante (2008), dentre outros. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como técnicas de coleta de dados: a roda de conversa, a observação participante, a análise documental, questionários e entrevista. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos sinalizam que um ensino voltado ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares possibilita aos alunos uma maior apropriação dos conhecimentos matemáticos. Eles interagem nas atividades propostas e as barreiras entre professor e aluno, tão evidenciadas nas aulas de Matemática, são eliminadas, pois o aluno participa ativamente da etapa de construção de seu próprio conhecimento. A interdisciplinaridade torna o aluno capaz de solucionar problemas de forma autônoma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALVES-MAZZOTTI, A. Parte II – O Método nas Ciências Sociais. In.: A. J. Alves-Mazzotti, F. Gewamdsznadjder. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ANGELO, A. O Espaço-tempo da fala na Educação Infantil: A roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: Rocha, Eloisa A. C.; Kramer, Sônia (orgs.). Educação Infantil: Enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 9. ed. São Paulo: Vozes, 2011. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994. BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola.Pesquisa qualitativa em educação matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. BRASIL, MEC. Parâmetros curriculares nacionais: matemática - 3 o e 4o ciclos. Brasília: MEC, 1998. __________. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio: matemática. Brasília: MEC, 1999. __________. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. __________. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. COSTA, Helisângela Ramos. O ensino e a aprendizagem de funções através da modelagem matemática e da tecnologia informática: um contexto amazônico. 2009. 257p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia), Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2009. COSTA, Yone Gama. A aprendizagem de conhecimentos matemáticos em uma perspectiva interdisciplinar no projeto observatório da educação/CAPES/UEA. 2013. 79p. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2013. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. CURY, Helena Noronha. As concepções de Matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos. 1994. 278 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~brolezzi/publicacoes/teses.html>. Acesso em: 05 jan. 2014. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. DANTE, Luiz Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009. DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e interdisciplinaridade. 11 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. __________. A academia vai à escola. São Paulo: Papirus, 1995. __________. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2011. __________. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2011. __________. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. ALVES, 2008 FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. GADOTTI, Moacir. Educação e Compromisso. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas 2006. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. 8 ed. Rio de janeiro: Record, 2004. GONZAGA, Amarildo Menezes, MONTEIRO, Ierecê dos Santos Barbosa, AZEVEDO, Rosa Marins. Entrecruzamento de trajetórias pedagógico-investigativas em perspectivas interdisciplinares. Indagatio Didactica, Portugal, 5, oct. 2013. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2487/2355>. Acesso em: 06 dez. 2013. GUBA, Egon G.; LINCOLN, Yvonna S. Effective evaluation. San Francisco, Ca: JosseyBass, 1981. HOLSTI, Ole. Content analysis for the social sciences and humanities. Reading, Mass.: Addison-Wesley, 1969. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985. LAVAQUI, Vanderlei; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciências & educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 399- 420, 2007. LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontrolável. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2012. LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. Coleção Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2011. LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013. MACHADO, Nílson José. Interdisciplinaridade e matemática. Pro-Posições. v. 4, n. 1, p. 24-34, 1993. MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. MATOS, José Manuel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996. MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2009. MÍGLIO, Marnice Araújo. Protótipo para a avaliação diagnóstica escolar como referencial para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental. Curitiba, PR: CRV, 2012. MONTEIRO, Alexandrina. A matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001. MORAES, Roque. Análises qualitativas: Análise de conteúdos? Análise de discurso? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Lisboa: Europa-América, 1987. __________. Ciência e consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. ONUCHIC, Lourdes de La Rosa.; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexes sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Orgs). Educação Matemática: pesquisa em Movimento. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009. __________. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema. UNESP – IGCE – v. 25, n. 41, p. 73-98. Rio Claro, SP: Unesp, 2011. PEÑA, María de los Dolores. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2011. PIRES, Célia Maria Carolina; MANSUTTI, Maria Amábile. Ideias Matemáticas. In: CENPEC (Org.). Oficinas de matemática e de leitura e escrita: escola comprometida com a qualidade. 3 ed. São Paulo: Summus, 2002. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. POZO, Juan Ignácio. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. REDLING, Julyette Priscila. A metodologia da resolução de problemas: concepções e práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino fundamental. 2011. 166p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011. SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SEGURA, Eduardo Alberto das Chagas. A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto do Programa do Observatório da Educação/ Capes no Amazonas. Curitiba, PR: CRV, 2012. SEGURADO, Irene; PONTE, João Pedro. Concepções sobre a matemática e trabalho investigativo. Quadrante, v. 7, n. 2, p. 5-40, 1998. SERRANO, Gloria Pérez. Investigación cualitativa retos e interrogantes: métodos. Madri: Editorial la Muralha S. A., 1994. __________. Investigación cualitativa retos e interrogantes: técnicas y análisis de datos. Madri: Editorial la Muralha S. A., 1998. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. SCHOENFELD, Alan. Mathematical Problem Solving. New York: Academic Press, 1985. __________. Porquê toda esta agitação acerca da resolução de problemas? In: ABRANTES, Paulo; LEAL, Leonor Cunha; PONTE, João Pedro. (Orgs.) Investigar para aprender matemática. Portugal: APM, 1998. SKOVSMOSE, Ole. Desafio da reflexão em educação matemática crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008. SOUSA, Célia Maria Soares Gome; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo. A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da Física Geral. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física, Jabuticatubas, 2004. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10450/000573494.pdf?sequence=1> Acesso em: 01 mar. 2014. SOUZA, Ricardo Luís. Conversando sobre interdisciplinaridade no ensino da Matemática. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). A academia vai à escola. Campinas, SP: Papirus, 1995. TAVARES, Dirce Encarnacion. A interdisciplinaridade na contemporaneidade – qual o sentido. In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. THIOLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007. TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Siva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012. VAN DE WALLE, Jonh A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009. WARDLAW, Gordon M.; SMITH, Anne M. Nutrição contemporânea. 8 ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013. ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons