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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Débora de-
dc.date.available2020-04-10-
dc.date.available2020-04-11T21:54:32Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2549-
dc.description.abstractThis dissertation entitled: "The relationship of children with the Botanical Garden: a place for Science" had as its central objective to analyze the relationship that children have with science through the experiences lived in the Adolpho Ducke Botanical Garden. For this, we use theoretical assumptions that subsidize the conception of science that we have adopted in the context of research. We also emphasize the relationship between children and science, making a dialogue with the sociology of childhood and their interactions with nonformal space. It is a qualitative research of accompanied visits selected 03 groups, totaling twenty-six (26) children of both sexes between six to eleven (6-11) years old, with the participation of three (03 ) monitors that have made monitoring during visits. The names of these groups were inspired by the Amazon fish names on display on site, as follows: Group 1: Tambaqui, Group 2 and Group 3 Pirarucu: Jaraqui. Because it is research with children, we seek theoretical contributions that enhance children's participation in the construction of our methodological approach, so we conducted participant observation, conversation wheel, field records and photographs. It was found that space provides a meaningful experience of the child with the natural environment. And, through their voices, their expressions, their gestures and laughter, become able to build their knowledge and reframe the experiences in the Botanical Garden. The research shows, however, how vital is to create opportunities for children's participation in the knowledge construction process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectJardim Botânicopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleA relação das crianças com jardim botânico: um espaço para ciênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-11T21:54:32Z-
dc.contributor.advisor1Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee1Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee2Murabac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.referee3Freire, Eliane Fazolo-
dc.description.resumoEsta Dissertação, intitulada: “A relação das crianças com o Jardim Botânico: um espaço para Ciência”, teve como objetivo central analisar a relação que as crianças estabelecem com a Ciência por meio das experiências vivenciadas no Jardim Botânico Adolpho Ducke. Para isto, utilizamos pressupostos teóricos que subsidiassem a concepção de ciência que adotamos no âmbito da pesquisa. Enfatizamos também a relação existente entre as crianças e a ciência, fazendo um diálogo com a sociologia da infância e suas interações com o espaço não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, das visitas acompanhadas selecionamos 03 grupos, totalizando vinte e seis (26) crianças, de ambos os sexos, entre seis a onze (6 a 11) anos de idade, contando com a participação de três (03) monitores que fizeram o acompanhamento durante as visitas. Os nomes destes grupos foram inspirados em nomes de peixes da região amazônica em exposição no local, sendo eles: Grupo 1: Tambaqui, Grupo 2: Pirarucu e Grupo 3: Jaraqui. Por se tratar de pesquisa com crianças, buscamos aportes teóricos que valorizem a participação das crianças na construção de nosso percurso metodológico, sendo assim, realizamos observações participantes, roda de conversa, registros de campo e fotografias. Constatou-se que o espaço propicia uma experiência significativa da criança com o meio natural. E, por intermédio de suas vozes, suas manifestações, seus gestos e risos, tornam-se capazes de construir seus conhecimentos e ressignificar as experiências vivenciadas no Jardim Botânico. A pesquisa aponta, portanto, quão imprescindível é oportunizar a participação infantil no processo de construção do conhecimentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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