DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBranco, Anne Karynne Almeida Castelo-
dc.date.available2020-04-08-
dc.date.available2020-04-11T21:50:40Z-
dc.date.issued2014-04-08-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2547-
dc.description.abstractStudy resulting from the Dissemination of the scientific knowledge produced by the Center for Education Project - POE/CAPES/UEA, developed in a Manaus public school, through experiences from researchers linked to it. It comes from the reflections of the concepts of Scientific Divulgation (DC), Scientific Communication (CC) and Scientific Diffusion, aiming the comprehension of the specificities of each one and the suitability to the research proposal. The same pervades through the CC phase, which objective is to comprehend how did the dissemination of the knowledge, resulting from the execution of the POE, taking as reference the Events, Scientific Journals, Books and Social Media. From the mapping of the POE‟s productions, along the three years of operation of the Project (2011 – 2013), collected from the reports of POE, Curriculum Lattes of the researchers, sites of the events, proceedings and journals, it was possible to identify the publications, the vehicles used for their communication and the perception of the researchers in the way of perceiving transposing the research universe when exposing their experience for their pares and to the society, besides comprehending the difficulties to disclose the generated knowledge and the possibilities foreseen, through the dissemination of their researches. We note that they possess the comprehension of the importance to take the knowledge outside of the group, which characterizes much more than the individual construction of their curriculums, passes through the strengthening of the Project itself, of the Post-graduation Program, of the University and the people engagement with themes like the interdisciplinary nature. It is the DC phase, which through the qualitative approach considered the observation of the moments in which the publishing activities of the characterizing process and products of the Scientific Process Publishing were realized. Through the observation, strategies and interventions developed on the social media (Facebook, Twitter, Blog) articulated in the formal space of the classroom, from what is proposed by the investigative communities (Portuguese Language, Mathematics and Sciences), interviews and questionnaires, we aim to understand the engagement of the subjects and their impact on the Diffusion of Science. We verified that it is necessary to pre dispose to follow the path of the counterculture, to cross the obstacles of the new and of what is already instituted for the development of inovative proposals that will bring together the university and the schoolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação Científicapt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectDifusão Científicapt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.titleO projeto observatório da educação - capes - UEA - fases da difusão do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-11T21:50:40Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Ferreira, Ricardo Alexino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5067045754100217pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2315701124605500pt_BR
dc.description.resumoEstudo resultante da Difusão dos conhecimentos científicos produzidos pelo Projeto Observatório da Educação – POE/CAPES/UEA, desenvolvido em uma escola pública de Manaus, por meio de vivências e experiências de pesquisadores a ele vinculados. Parte das reflexões dos conceitos de Divulgação Científica (DC), Comunicação Científica (CC) e Difusão Científica, visando à compreensão das especificidades de cada um e adequação a proposta da pesquisa. Esta perpassa pela fase de CC cujo objetivo é compreender como se deu a divulgação dos conhecimentos decorrentes da execução do POE tomando como referência os Eventos, Periódicos Científicos, Livros e as Mídias Sociais. A partir do mapeamento das produções do POE, nos três anos de atuação do Projeto (2011 – 2013), coletados através dos relatórios do POE, Currículo Lattes dos pesquisadores, sites dos eventos, anais e periódicos, foi possível identificar as publicações, os veículos utilizados para sua comunicação e a percepção dos pesquisadores na forma de se perceber transpondo o universo da pesquisa ao expor suas experiências para seus pares e para a sociedade, além de compreender as dificuldades em divulgar os conhecimentos gerados e as possibilidades vislumbradas através da divulgação de suas pesquisas. Notamos que possuem a compreensão da importância em levar o conhecimento para fora do grupo, o que caracteriza muito mais que a construção individual de seus currículos, passa pelo fortalecimento do próprio Projeto, do Programa de Pós-Graduação, da Universidade e o envolvimento de pessoas com temas como a interdisciplinaridade. E a fase da DC, que por meio de abordagem qualitativa considerou as observações dos momentos em que as atividades de divulgação dos processos e produtos caracterizadores do respectivo Processo de Divulgação Científica foram realizadas. Através da observação, de estratégias e intervenções desenvolvidas nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Blog) articuladas no espaço formal de sala de aula, a partir do proposto pelas comunidades investigativas (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências), entrevistas e questionários, buscamos compreender o envolvimento dos sujeitos e seus impactos na Difusão da Ciência. Verificamos assim, que é preciso se pré dispor a caminhar no sentido da contracultura, ultrapassar os obstáculos do novo e do já instituído para o desenvolvimento de propostas inovadoras que aproximem a universidade e a escolapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, V. O impacto das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM, 3, 2010, Pernambuco. Anais eletrônicos. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2010. p. 1-13. Disponível em: <http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto2010/Veronica-Danieli-Araujo.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2013. BARRO, M. R. Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2009. BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. BRANDÃO, H. N. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, discurso político, divulgação científica. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001. BRASIL, Ministério da Educação. Prova Brasil. Brasília: Ministério da Educação, 2012 a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=324&id=210&option=com_content& view=article >. Acesso em: 27 out. 2012. BRASIL, Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação. 2012b Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/index.htm>. Acesso em 27 out. 2012. BUENO, W. da C. B. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. V. 15, no especial. Londrina: 2010. ___________________. Jornalismo científico no Brasil: aspectos teóricos e práticos. São Paulo: CJE / USP, 1988. ___________________. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. ___________________. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. In: Girardi, I. M.T. Girardi; Schwaab, R. T. (Org.). Jornalismo ambiental: desafios e reflexões. Porto Alegre: Dom Quixote, 2008, v., p. 105-118. CALDAS, G. Divulgação Científica e relações de poder. Inf. Inf., Londrina, v.15, n. esp, p.31-42, 2010. Disponível em <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5583>. Acesso em: 07 nov. 2013. CASTRO, I.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, Luiza; CASTRO, Ildeu; BRITO, Fátima (orgs). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. p. 43-64. CHASSOT, A.; SEGURA, E. A. das C. As inovações na Educação em Ciências e seus impactos no currículo. SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, 2, SEMINÁRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA, 7, 2012, Manaus. Anais eletrônicos. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2012. p. 1-10. Disponível em: < http://secamuea.webnode.com/products/secam-2012/>. Acesso em: 30 jan. 2014. ___________. Educação Consciência. 2 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. COUTO, O. F. do. Sociedade do Tagarelar: as vozes (mudas) da divulgação científica no Twitter. 2012. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultura). Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratórios de Estudos Avançados em Jornalismo, da Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://www.labjor.unicamp.br/cursos/dissertacoes/2010/olivia_couto.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2013. FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5 ed [rev.]. São Paulo: Saraiva, 2006. FERREIRA, R. A. Divulgação Científica midiática: produção dos meios e capacitação. FORO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2009. Disponível em: <http://www.oei.es/forocampinas/pdf_actas/comunicaciones/grupo1/006.pdf> Acesso em: 13 dez. 2013. __________, R. A. Divulgação científica e etnia: gêneros, formatos e discurso da imprensa na gêne se do jornalismo científico no Brasil do século 19 e o seu clímax no discurso geneticista do século 21. In: INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM COMUNICAÇÃO. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30, 2007. Santos,SP. Anais eletrônicos. São Paulo, UNISANTA, 2009, p. 1-9. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0695-1.pdf> Acesso em: 28 fev. 2014. FREITAS, F. G. M. Redes Sociais: Facebook – uma nova plataforma de comunicação institucional. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: <http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13054>. Acesso em: 21 dez. 2013. GONZAGA, A. M. Contribuições para produção científicas. Manaus: BK, 2007. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. 2011. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?i d_pesquisa=40> Acesso em: 12 dez. 2013. INFO EXAME. Facebook anuncia mudanças na hierarquização do feed de notícias. 2013. Disponível em: <http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/08/facebook-anuncia-mudancasna-hierarquizacao-do-feed-de-noticias.shtml>. Acesso em: 15 dez. 2013. JULIANI, D. et al. Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma Instituição de Ensino Superior. CINTED, UFRGS, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/36434/23529>. Acesso em: 30 jan. 2014. KAPLÚN, M. Una Pedagogía de La Comunicación. Madrid, Ediciones de La torre. 1998. Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/6881539/Mario-KaplunUna-Pedagogia-de-la-comunicacion> Acesso em: 27 fev. 2014. LÉVY, P. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, Loyola. 2000. ________. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A. V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, 3 (2), 2005. MAIA, F; MENDONÇA, L; STRUCHINER, M. Blogs e Ensino de Ciências: um estudo exploratório. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6. 2007, Florianópolis. Anais. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí. São Paulo: Futura, 2002. MARTINS, E. A.A.; GOMES, I.O. SANTOS, L. C. M.; O Twitter como ferramenta no Ensino e atuação de profissionais de publicidade e propaganda. In: INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM COMUNICAÇÃO. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32, 2009. Curitiba, PR. Anais eletrônicos. Curitiba, Universidade Positivo, 2009, p. 1-15. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-3861-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2014. MASSARANI, L. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. Rio de Janeiro, 1998.177 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil. Disponível em: <http://www.cciencia.ufrj.br/publicacoes/dissertacoes/Massarani_tese.PDF>. Acesso em: 27 outubro. 2013. ____________.; MOREIRA, I. A divulgação científica no Brasil e suas origens históricas. Tempo Brasileiro, v. 188, p. 5-26, jan-mar. 2012. Disponível em: <http://coc.fiocruz.br/boletimbibliografico/images/2012/Junho/Divulgacao_Cienti fica_Brasil_Origens_Historicas.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2014. MATTAR, J. Metodologia Científica na Era da Informática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. MEIO E MENSAGEM. A retrospectiva 2013 do Facebook. 2013. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2013/12/09/Aretrospectiva-2013-doFacebook?utm_campaign=fb&utm_source=facebook&utm_medium=facebook>. Acesso em: 10 dez. 2013. MELO, José Marques de. Impasses do Jornalismo Científico. Comunicação e Sociedade, n. 7, 1982. MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista divulgador José Reis (1948-1958). 2006. Tese (doutorado). Curso de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2006. MÍGLIO, M. A. Protótipo para Avaliação Diagnóstica Escolar como referencial para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2012. MIT TECHNOLOGY REVIEW. Os profissionais de marketing tentam dominar o feed do Facebook. 2012. Disponível em: <http://www.technologyreview.com.br/read_article.aspx?id=40647>. Acesso em: 15 dez. 2013. MORAES, M. C. Paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 2007. MOREIRA, Ildeu de Castro. A divulgação da ciência e da tecnologia. Diversa – Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, ano 7, n 13, fev 2008, Minas Gerais. OGDEN, J. R.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. OLIVEIRA, S.L. de. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. PASQUALI, A. Compreender La comunicación. Caracas, Venezuela: Monte Ávila Editora, 1979. PATRICIO R.; GONÇALVES, S. Facebook: Rede Social educativa? In: ENCONTRO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 1, [2010], Lisboa. Anais eletrônicos. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, [2010]. p. 593 – 598. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/3584>. Acesso em: 30 jan. 2014. RAUPP, D.; EICHLER, M. L. A rede social Facebook e suas aplicações no ensino de Química. Novas tecnologias na educação. V.10, nº 01, julho, 2012. CINTED-UFRGS. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/30860/19216> Acesso em: 10 dezembro. 2013. SAFKO, L.; BRAKE, D. K. A Bíblia da mídia social: táticas, ferramentas e estratégias para construir e transformar negócios. Tradução James Gama. São Paulo: Blucher, 2010. SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus: ABP, 1999. SANCHÉZ MORA, A. M. A divulgação da ciência com literatura. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003. SCHIFFMAN, L. G; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor; tradução Dalton Conde de Alencar; revisão técnica Carlos Alberto Vargas Rossi. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. SILVA, A. L. da, et al. Metodologia do Desenvolvimento da Pesquisa. Manaus: UEA Edições. 2006. SEGURA. E. A. das C. A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto do programa do observatório da educação/CAPES no Amazonas. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2012. SETTON, M. da G. Mídia e Educação. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2011. SOARES, I. de O. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação e Educação. V. 19, set-dez, 2000. USP. São Paulo. Disponível em: < http://revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934>. Acesso em: 27 fev. 2014. TAMANAHA, P. Planejamento de mídia: teoria e experiência. 2 ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011. VALERIO, P. M. Comunicação Científica e Divulgação Científica: o público na perspectiva da internet. In. Múltiplas Facetas e Transformações da Comunicação e Divulgação Científica em Cinco Séculos. Org. PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro e OLIVEIRA, Eloisa de Conceição Príncipe. IBICT. (2012). Recuperado de: <http://www.ibict.br/sala-deimprensa/noticias/multiplasfacetasparainternet.pdf>. Acesso em: 27 de jun. 2013. VARELA, A.; BARREIRA, M. I. de J. S.; BARBOSA, M. M. A. Rumos da Comunicação Científica diante do Acesso Aberto à Informação. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Disponível em: <http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/download/639/384> Acesso em: 27 out. 2013. VERONEZZI, J. C. Mídia de A a Z: conceitos, critérios e fórmulas dos 60 principais termos de mídia. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. VIANA, F. Comunicação empresarial de A a Z: temas úteis para o cotidiano e o planejamento estratégico. São Paulo: CLA, 2004. VOGT, C. (org.). Cultura Científica: Desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2006.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O projeto observatório da educação - capes - UEA - fases da difusão do conhecimento.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons