DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2547
Título: O projeto observatório da educação - capes - UEA - fases da difusão do conhecimento
Autor(es): Branco, Anne Karynne Almeida Castelo
Orientador(es): Gonzaga, Amarildo Menezes
Palavras-chave: Comunicação Científica;Divulgação Científica;Difusão Científica;Mídias Sociais
Data do documento: 8-Abr-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Estudo resultante da Difusão dos conhecimentos científicos produzidos pelo Projeto Observatório da Educação – POE/CAPES/UEA, desenvolvido em uma escola pública de Manaus, por meio de vivências e experiências de pesquisadores a ele vinculados. Parte das reflexões dos conceitos de Divulgação Científica (DC), Comunicação Científica (CC) e Difusão Científica, visando à compreensão das especificidades de cada um e adequação a proposta da pesquisa. Esta perpassa pela fase de CC cujo objetivo é compreender como se deu a divulgação dos conhecimentos decorrentes da execução do POE tomando como referência os Eventos, Periódicos Científicos, Livros e as Mídias Sociais. A partir do mapeamento das produções do POE, nos três anos de atuação do Projeto (2011 – 2013), coletados através dos relatórios do POE, Currículo Lattes dos pesquisadores, sites dos eventos, anais e periódicos, foi possível identificar as publicações, os veículos utilizados para sua comunicação e a percepção dos pesquisadores na forma de se perceber transpondo o universo da pesquisa ao expor suas experiências para seus pares e para a sociedade, além de compreender as dificuldades em divulgar os conhecimentos gerados e as possibilidades vislumbradas através da divulgação de suas pesquisas. Notamos que possuem a compreensão da importância em levar o conhecimento para fora do grupo, o que caracteriza muito mais que a construção individual de seus currículos, passa pelo fortalecimento do próprio Projeto, do Programa de Pós-Graduação, da Universidade e o envolvimento de pessoas com temas como a interdisciplinaridade. E a fase da DC, que por meio de abordagem qualitativa considerou as observações dos momentos em que as atividades de divulgação dos processos e produtos caracterizadores do respectivo Processo de Divulgação Científica foram realizadas. Através da observação, de estratégias e intervenções desenvolvidas nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Blog) articuladas no espaço formal de sala de aula, a partir do proposto pelas comunidades investigativas (Língua Portuguesa, Matemática e Ciências), entrevistas e questionários, buscamos compreender o envolvimento dos sujeitos e seus impactos na Difusão da Ciência. Verificamos assim, que é preciso se pré dispor a caminhar no sentido da contracultura, ultrapassar os obstáculos do novo e do já instituído para o desenvolvimento de propostas inovadoras que aproximem a universidade e a escola
Abstract: Study resulting from the Dissemination of the scientific knowledge produced by the Center for Education Project - POE/CAPES/UEA, developed in a Manaus public school, through experiences from researchers linked to it. It comes from the reflections of the concepts of Scientific Divulgation (DC), Scientific Communication (CC) and Scientific Diffusion, aiming the comprehension of the specificities of each one and the suitability to the research proposal. The same pervades through the CC phase, which objective is to comprehend how did the dissemination of the knowledge, resulting from the execution of the POE, taking as reference the Events, Scientific Journals, Books and Social Media. From the mapping of the POE‟s productions, along the three years of operation of the Project (2011 – 2013), collected from the reports of POE, Curriculum Lattes of the researchers, sites of the events, proceedings and journals, it was possible to identify the publications, the vehicles used for their communication and the perception of the researchers in the way of perceiving transposing the research universe when exposing their experience for their pares and to the society, besides comprehending the difficulties to disclose the generated knowledge and the possibilities foreseen, through the dissemination of their researches. We note that they possess the comprehension of the importance to take the knowledge outside of the group, which characterizes much more than the individual construction of their curriculums, passes through the strengthening of the Project itself, of the Post-graduation Program, of the University and the people engagement with themes like the interdisciplinary nature. It is the DC phase, which through the qualitative approach considered the observation of the moments in which the publishing activities of the characterizing process and products of the Scientific Process Publishing were realized. Through the observation, strategies and interventions developed on the social media (Facebook, Twitter, Blog) articulated in the formal space of the classroom, from what is proposed by the investigative communities (Portuguese Language, Mathematics and Sciences), interviews and questionnaires, we aim to understand the engagement of the subjects and their impact on the Diffusion of Science. We verified that it is necessary to pre dispose to follow the path of the counterculture, to cross the obstacles of the new and of what is already instituted for the development of inovative proposals that will bring together the university and the school
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2547
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O projeto observatório da educação - capes - UEA - fases da difusão do conhecimento.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons