DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Karla Giesi Barbosa e-
dc.date.available2020-04-07-
dc.date.available2020-04-08T00:07:23Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2543-
dc.description.abstractConsidering that the "Rosas Dança de Salão" project promotes quality of life, learning and artistic experience, research on the influence of the Rosas project in the insertion of new dance professionals in the city of Manaus, in order to catalog former project participants who they are currently dance professionaly. The research was guided by the following specific objectives: to investigate how many students have participated in the Rosas project since its creation; To apply a questionnaire with the former Rosas project participants who started their work with ballroom dancing; Present an overview of ballroom dancing professionals who are active in the job market. Then, a bibliographic search is performed, exploratory , with field study, and quantitative analysis. Given this, it's observed in the panorama a small number of graduates in Dance, in relation to the influence of the project, only one reported that they weren't motivated through the project, which requires the realization that the Rosas project contributes in a motivating way to the insertion of new professionals in ballroom dancing in Manaus. Keywords: Ballroom dancing; Professionals; Rosas project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança de Salãopt_BR
dc.subjectProfissionaispt_BR
dc.subjectProjeto Rosaspt_BR
dc.titleProjeto Rosas Dança de Salão e a influência na inserção de novos profissionais da dança na cidade de Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T00:07:23Z-
dc.contributor.advisor1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee3Picanço, Simone Claudia-
dc.description.resumoTendo em vista que o projeto Rosas Dança de Salão promove qualidade de vida, aprendizado e vivência artística, pesquisa-se sobre a influência do projeto Rosas na inserção de novos profissionais de dança na cidade de Manaus, a fim de catalogar ex-participantes do projeto que atualmente são profissionais da Dança. A pesquisa foi norteada pelos seguintes objetivos específicos: Investigar quantos alunos participaram do projeto Rosas desde sua criação; aplicar questionário com os ex-participantes do projeto Rosas que iniciaram seus trabalhos com dança de salão; apresentar um panorama dos profissionais de dança de salão atuantes no mercado de trabalho. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, exploratória, com estudo de campo, análise quantitativa. Diante disso, verifica-se no panorama um número pequeno de profissionais graduados em Dança, em relação a influência do projeto apenas um relatou que não se motivou através do projeto, o que impõe a constatação de que o projeto Rosas contribui de forma motivadora na inserção de novos profissionais na dança de salão em Manaus. Palavras-Chave: Dança de salão; profissionais; Projeto Rosas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. Lei dos Artistas e Técnicos de Espetáculos. Disponível em : www.planalto.gov.br ,acesso : 25 de abril de 2019. BRASIL. Ministério do Trabalho. Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: www.mtecbo.gov.br , acesso em 14/05/2019. DINIZ, Thays Naig. HISTÓRIA DA DANÇA – SEMPRE. Educação Física Licenciatura - GEPEF/LAPEF – UEL. FARO, Antonio José. Pequena História da Dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986. FONSECA;VECCHI;GAMA. A influência da dança de salão na percepção corporal. Motriz, Rio Claro, v.18, n.1, p.200-207, jan./mar. 2012. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetas de pesquisa. -4. ed.-SãoPaulo: Atlas,2002]. GOMES, Jussara Vieira. História da dança de salão no Brasil. Artigo disponivle em http://www.danceadois.com.br/blog/a-historia-da-danca-de-salao-no-brasil/ , acesso em 05 de abril de 2019 GRANJEIRO, Marcelo. História da Dança. Cardas-EAD (Curso de Aperfeiçoamento e Reciclagem para professores de Dança de Salão. São Paulo, 2017. JUNIOR, Ildegardo Chagas de Oliveira. Dança de Salão: um estudo sobre o corpo e a qualidade de vida no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Dança) – Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2012. KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. LIMA, Ishad Jordan Pegado Freire de. DOIS CORPOS QUE DANÇAM: Aspectos históricos, vivenciais e reflexivos da dança de salão. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Dança) Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, 2018. Disponível em: https://monografias.ufrn.br , acesso em 09 de abril de 2019. MARINHO, T. P. “Dançando a vida”: um método de ensino para a terceira idade. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes. Pelotas,13 de agosto de 2013. NAVAS, Cássia. Centros de Formação: o que há para além das academias? In: Algumas perguntas sobre dança e educação / Organizadores: Airton Tomazzoni, Cristiane Wosniak, Nirvana Marinho – Joinville: Nova Letra, 2010. 228 p. Vários autores. PAULA, Daniel Augusto Meira de. Dança de Salão: História e evolução. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura- Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro,2008. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/120432, acesso em: 05/04/2019 38 PRODANOV, Cleber Cristiano, FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. PRUDENTE, Sandra Valéria Nogueira da Silva. Projeto Rosas: Transformações sociais e benefícios na prática da dança de salão. Artigo, Pós-graduação em Dança Educação- Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018. TERRA, Ana. Onde se produz o artista da dança? In: Algumas perguntas sobre dança e educação / Organizadores: Airton Tomazzoni, Cristiane Wosniak, Nirvana Marinho – Joinville: Nova Letra, 2010. 228 p. Vários autores. TOURINHO;GALVÃO. A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação. In: Art Research Juornal, Revista de Pesquisa em Arte | Brasil | V. 3, n. 2 | p. 178 - 193 | jul. / dez. 2016. TOURINHO;SILVA. Estudo do movimento e a preparação técnica e artística do intérprete da dança contemporânea.in: Artefilosofia, Ouro Preto, n.1, p.125-133, jul. 2006. ZAMONER, M. Conceitos e definição de Dança de Salão. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 17, nº 172, disponível em http:/www.efdesportes.com, acesso: 11 de abril de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons