DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2531
Título: Possibilidades interdisciplinares entre a dança e a língua portuguesa no ensino médio
Autor(es): Pinheiro, Jamylle Henrique
Orientador(es): Pinto, Amanda da Silva
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Ensino;Linguagens;Aprendizagem
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho foi elaborado com o intuíto de pesquisar quais são as relações interdisciplinares entre a Dança e a Língua Portuguesa direcionada ao Ensino Médio. O trabalho investiga o método interdisciplinar e suas contribuições para o ensino e aprendizagem, no qual está focado nos professores e sua metodologia, trazendo para o professor novas possibilidades de ensino. O referencial teórico e o embasamento da análise foram realizados baseado nos autores, Marques (2010), Morin (2002), Caldas, Rozi, Popi (2017), Pinto (2015), Rengel (2015), Fazenda (2010) e BNCC e PCN do Ensino Médio. Para a coleta e análise dos dados, foi utilizado o método de pesquisa Qualitativa e técnica Participativa. Com os instrumentos de investigação, diário de campo das aulas acompanhadas e entrevista Semi-estruturada. A partir das análises realizadas, foi indicado que muitos dos professores não planejam as atividades interdisciplinares em seus planos de ensino, porém elas acontecem de forma paralela aos planos, acontecendo apenas na prática em alguns momentos. Seria importante que os professores pensassem e utilizassem novos métodos de ensino e os planejassem, tais possibilidades interdisciplinares apresentadas foram significativas para o ensino e aprendizagem dos Componentes Curriculares analisados e para o educando. PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinaridade; Ensino; Linguagens; Aprendizagem.
Abstract: The present work was elaborated with research intuition what are the interdisciplinary relations between the Dance and the Portuguese Language directed to the High School. The work investigates mainly the interdisciplinary method and its contributions to teaching and learning, in which it is focused on teachers and its methodology, bringing to the teacher new teaching possibilities. The theoretical framework and the basis of the analysis were based on the authors, Marques (2010), Morin (2002), Caldas, Rozi and Popi (2017), Pinto (2015), Rengel (2015), Fazenda (2010) and BNCC and PCN the High School. For the analysis we used the Qualitative research method and participatory research, with the instruments of daily field investigation and semi-structured interview. From the analyzes performed, it was indicated that many teachers do not plan interdisciplinary activities in their teaching plans, but the happen parallel to the plans, happening only in practice in some moments. It would be important for teachers to think about new teaching methods and to plan them, such possibilities interdisciplinary presented were significant for the teaching and learning of the curricular components analyzed. KEY WORDS: Interdisciplinary; Teaching; Languages; Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2531
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Possibilidades interdisciplinares entre a dança e a lingua portuguesa no ensino medio.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons