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dc.contributor.authorSouza, Anna Giulia Cavalcante Campos de-
dc.date.available2020-04-04-
dc.date.available2020-04-06T19:58:45Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2530-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate how the Scenic Elements of Dance could be worked at school, taking into account the didactic-pedagogical issues of Art teaching linked to Literature, starting from the problematic that is limited to a teaching practice, whose paradigms are related to the traditional teaching method and the use of active methodologies developed in school, according to such questions. In this sense the research was developed at Colégio Dom Bosco, covering the curricular discipline of Literature within the 3rd year of High School, having as theoretical reference the Triangular Proposal of Ana Mae Barbosa, which captivates the triad Contextualization, Reading and Experimentation in Art. It was characterized as applied research, qualitative, exploratory-descriptive and field research, outlined as action research. Thus, through the information collected within the environment, it can be concluded that it was possible to reflect that the Contextualization, Reading and Art Appreciation mediated by the Scenic Elements can be improved and using as an interdisciplinarity between curricular disciplines enhancing the student's creative character. and enjoy their knowledge in various ways, not limited to theoretical content. Keywords: Triangular Proposal, Dance-Education, Scenic Elements, Languagept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProposta Triangularpt_BR
dc.subjectElementos Cênicospt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO uso dos elementos cênicos da dança como recurso pedagógico dentro do espaço escolar no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T19:58:45Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee3Paes, André Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744628322964787pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de investigar como os Elementos Cênicos da Dança poderiam ser trabalhados na escola, levando em consideração as questões didático-pedagógicas do ensino da Arte atrelada à Literatura, partindo da problemática que se delimita a uma prática de ensino, cujos paradigmas estão relacionados ao método tradicional de ensino e a utilização de metodologias ativas desenvolvidas na escola, de acordo com tais questões. Neste sentido a pesquisa foi desenvolvida no Colégio Dom Bosco, abrangendo a disciplina curricular de Literatura dentro do 3º ano do Ensino Médio, tendo como referencial teórico a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, onde cativa a tríade Contextualização, Leitura e Experimentação em Arte. Caracterizou-se como pesquisa aplicada, qualitativa, exploratório-descritiva e pesquisa de campo, delineada como pesquisa-ação. Assim, por meio das informações coletadas dentro do ambiente, pode-se concluir que foi possível refletir que a Contextualização, Leitura e Apreciação em Arte mediada pelos Elementos Cênicos podem ser aprimoradas e utilizando como uma interdisciplinaridade entre disciplinas curriculares potencializando ao aluno o seu caráter criativo e usufruir seu conhecimento de diversas formas, não se limitando a conteúdos teóricos. Palavras-chave: Proposta Triangular, Dança-Educação, Elementos Cênicos, Linguagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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