DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2527
Título: Memorização e qualidade de aprendizagem em dança: um estudo com alunos do Liceu de Artes e Oficios Claudio Santoro
Autor(es): Torres, Talita Rodrigues
Orientador(es): Costa, Raíssa Caroline Brito
Palavras-chave: Memorização;Aprendizagem;Jovens
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: No âmbito de formação em dança, o processo de memorização tende a influenciar na qualidade do aprendizado e desempenho do bailarino, isso pode ser evidenciado pelo aluno nas dificuldades de executar coreografias. O objetivo desse trabalho foi verificar como se dá o processo de memorização e a qualidade do aprendizado em dança. Trata-se de uma pesquisa de campo que envolveu alunos do curso de formação em dança dos níveis II e III do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; o grupo de discentes é formado por 11 alunos na fase da adolescência e adultos, com idade entre 14 e 27 anos. O instrumento de pesquisa foram questionário e entrevista, obtendo-se como resultado, que a memorização é um processo que deve ser estimulado; os alunos frente ao processo de ensino das coreografias sentem dificuldades de memorização das sequências, contudo se utilizam de várias estratégias de aprendizagem, sendo uma delas, a repetição. Os sujeitos da pesquisa apontam ainda que o professor deve se utilizar de estratégias diversificadas de modo a contribuir no seu aprendizado. Palavras-chave : Memorização; Aprendizagem; Jovens.
Abstract: In dance training, the process of memorization tends to influence the quality of learning and performance of the dancer, this can be evidenced by the student in the difficulties of performing the dance. The objective of this work was to verify how the memorization process takes place and the quality of dance learning.This is a field research that involved students of the dance training course of levels II and III of the Claudio Santoro High School; the group of students is made up of 11 students in adolescence and adults, aged between 14 and 27 years. The research instrument were questionnaire and interview, obtaining as a result, that memorization is a process that should be stimulated; students facing the process of teaching choreography experience difficulties in memorizing the sequences, however, they use various learning strategies, one of which is repetition. The research subjects also point out that the teacher should use diversified strategies in order to contribute to their learning. Keywords : Memorization; Learning; Young.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2527
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons