DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2521
Título: Iniciação do estudo em contrabaixo acústico : panoramas dos métodos Simandi, Nanny e Grigorova-Bojkova
Autor(es): Castro, Ediel Amancio Silva de
Orientador(es): Krastanova, Miroslava Traykova
Palavras-chave: Contrabaixo acústico;Iniciação em contrabaixo acústico;Métodos
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O contrabaixo acústico é um instrumento musical que a séculos faz parte do corpo orquestral. Nesse contexto está inclusa a iniciação da prática do estudo desse instrumento, processo no qual é gerado toda a base da prática instrumental. Dessa forma, surge a importância de haver uma base conceitual com uma didática que ajude o progresso do estudo, de forma que maximize resultados positivos e minimize excessos. Com intuito de abordar esse processo, o presente trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, reuniu conteúdos que englobam a iniciação do estudo em contrabaixo acústico.Para esse fim, este trabalho apresenta considerações iniciais a respeito do contrabaixo acústico e faz um panorama de três métodos de estudo: Simandi, Nanny e Grigorova-Bojkova. Isso resultou em uma compilação de informações para melhor compreensão do contexto do contrabaixo acústico e identificação das abordagens realizadas pelos autores em seus métodos. Assim, este trabalho visa contribuir para produção de conhecimentos relacionados ao contrabaixo acústico e colaborar com informações voltadas à iniciação do estudo neste instrumento.
Abstract: The acoustic double bass is a musical instrument that has been part of the orchestral body for centuries. In this context, the initiation of the practice of studying this instrument is included, a process in which the entire basis of instrumental practice is generated. Thus, there is the importance of having a conceptual basis with a didactic that helps the progress of the study, in order to maximize positive results and minimize excesses. In order to approach this process, the present work, through bibliographic research, gathered contents that include the initiation of the study in acoustic double bass. For this purpose, this work presents initial considerations about the acoustic double bass and provides an overview of three methods of study: Simandi, Nanny and Grigorova-Bojkova. This resulted in a compilation of information for a better understanding of the context of the acoustic double bass and identification of the approaches taken by the authors in their methods. Thus, this work aims to contribute to the production of knowledge related to acoustic double bass and to collaborate with information aimed at the initiation of the study in this instrument.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2521
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INICIAÇÃO DO ESTUDO EM CONTRABAIXO ACÚSTICO Panorama dos métodos.pdf8,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons