DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2518
Título: Iniciação a dança aérea na escola: contribuições para o desenvolvimento da consciência corporal de alunos na terceira infância
Autor(es): Frithz, Ediane Fernandes
Orientador(es): Costa, Raíssa Caroline Brito
Palavras-chave: Consciência Corporal;Dança-educação;Tecido Circense
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O tecido circense é uma atividade lúdica que trabalha aspectos físicos e cognitivos, como percepção corporal, tonificação dos músculos, resistência, e expressão de sentimentos como toda arte. Essa atividade exige força, flexibilidade e muita percepção corporal, e esses aspectos são desenvolvidos ao longo de várias aulas. Além dos benefícios para os fatores físicos e afetivos esta atividade proporciona as relações interpessoais. Com todos esses benefícios buscou-se uma instituição da periferia frequentada por crianças com pouca vivência artística, tendo em vista que nesse ambiente de ensino não havia intervenção de outros projetos. Partindo dessa demanda o objetivo desta pesquisa foi proporcionar a essas crianças experimentar esta arte apropriando-se desses benefícios que ativamente a atividade aérea estimula a ser desenvolvido pelo indivíduo, com um foco de observação maior na consciência corporal. O grupo participante constituiu-se com alunas de 10 anos, e o contexto principal do presente estudo enfatiza a importância do desenvolvimento da consciência corporal com intervenção e colaboração da dança aérea (Tecido acrobático). Palavras-chave: Consciência corporal, Dança-Educação, Tecido Circense.
Abstract: Circus tissue is a playful activity that works on physical and cognitive aspects such as body perception, muscle toning, endurance, and expression of feelings like all art. This activity requires strength, endurance and a lot of body awareness, and these aspects are developed over several classes. In addition to the benefits for physical and affective factors this activity provides interpersonal relationships. With all these benefits, we observed an institution from the outskirts frequented by children with little artistic experience, considering that in this teaching environment without intervention of other projects. Based on this demand, the objective of this research was to provide these children with the opportunity to experience this art by appropriating these benefits that actively stimulates air activity to be developed by the individual. The participating group consisted of 10-year-old students, the main context of the present study emphasizes the importance of the development of body awareness with intervention and collaboration of aerial dance (acrobatic tissue). Keywords: Corporal Conscience; Dance Education; Acrobatic Tissue.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2518
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons