DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2515
Título: Entre sala de aula e palco: percepções dos estudantes e profissionais de dança sobre corpo
Autor(es): Silva, Elton Samuel Moreira de Oliveira da
Orientador(es): Ramos, Érika da Silva
Palavras-chave: Corpo;Fenomenologia;Merleau-ponty
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Com o passar dos anos o corpo vem sendo dialogado e pesquisado sob diversos ângulos, por variadas áreas do conhecimento. Ao adotar um viés fenomenológico merleau-pontyano, está pesquisa busca compreender as narrativas sobre o conceito corpo dentro e/ou fora da universidade de dança. Em vista disso, as questões norteadoras desta pesquisa é investigar quais as principais percepções de acadêmicos e profissionais de dança acerca da temática corpo, associando a relevância da mesma à atuação e/ou qualidade do profissional das artes, que em decorrência, vem averiguar como está conceituado o Corpo relacionando ao contexto artístico/dança; estudar os sujeitos de estudo de como identificam seu processo de aquisição de conhecimento acerca da temática Corpo durante a formação acadêmica; pesquisar se há uma busca teórico-prática dos sujeitos da pesquisa para aprimorarem seu conhecimento na temática citada; descrever as relevâncias e percepções dos acadêmicos e profissionais de dança sobre a temática Corpo. Devido a isso, será discutido em respaldo, a visão do que é corpo nas observações do filósofo Maurice Merleau-Ponty; o surgimento do termo híbrido na dança na pesquisa anglosaxã; e os diálogos do Corpo nas áreas da Licenciatura, Bacharelado e profissionais de/em Dança. Como percurso metodológico adotou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, orientada pela fenomenologia de Merleau-Ponty para estudar as narrativas sobre o corpo entre os acadêmicos do curso de dança Universidade do Estado do Amazonas e profissionais de dança. Aplicação de uma entrevista semiestruturada, para o acolhimento de dados, que donde utilizar-se a análise de discurso, no qual foi observado que há uma falta de diálogo do conceito corpo tanto no ensino básico quanto no superior, pois é visto lacunas nas matrizes curriculares do curso de dança, porém há pesquisadores que buscam saber esse Corpo que movimenta e dança, mesmo não sendo em viés filosófico. Palavra Chave: Corpo, Fenomenologia, Dança, Merleau-ponty.
Abstract: Over the years the body has been dialogued and researched from various angles, by various areas of knowledge. By adopting a merleau-pontyano phenomenological bias, this research seeks to understand the narratives about the concept body within and/or outside the University of Dance. Therefore, the guiding questions of this research is to investigate which are the main perceptions of academics and dance professionals about the body theme, associating its relevance to the performance and/or quality of the arts professional, which, as a result, ascertains how it is conceptualized the Body relating to the artistic context/dance; Studying the study subjects of how they identify their process of acquiring knowledge about the Body theme during academic education; research if there is a theoretical-practical search of the research subjects to improve their knowledge in the aforementioned theme; describe the relevance and perceptions of academics and dance professionals about the theme Body. Because of this, it will be discussed in support, the view of what is body in the observations of the philosopher Maurice Merleau-Ponty; the emergence of the term hybrid in dance in Anglo-Saxon research; and the Body's dialogues in the areas of Degree, Baccalaureate and Dance professionals. As a methodological approach, a qualitative and exploratory approach was adopted, guided by Merleau-Ponty's phenomenology to study the narratives about the body among academics of the dance course of the State University of Amazonas and dance professionals. Application of a semi-structured interview, for the reception of data, from which to use discourse analysis, in which it was observed that there is a lack of dialogue of the body concept in both primary and higher education, as there are gaps in the curricular matrices. Of the dance course, but there are researchers who seek to know this body that moves and dances, even if not in philosophical bias. Keyword: Body, Phenomenology, Dance, Merleau-Ponty.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2515
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre Sala de Aula e Palco.pdf13,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons