DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2514
Título: Entre a teoria e a prática do ensino da dança: o compromisso didático do professor de bale clássico diante da educação infantil
Autor(es): Soares, Mayara Pedroza
Orientador(es): Ramos, Érika da Silva
Palavras-chave: Ensino;Professores;Balé Clássico;Didática
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: presente dissertação é resultado de uma investigação qualitativa que teve como objeto de estudo investigar quatro professores formados no curso de licenciatura em dança pela Universidade do Estado do Amazonas que ministram aula no ensino formal e não-formal a fim de compreender o processo didático desses professores de balé clássico em espaço formal e não-formal ante ao público da educação infantil. A pesquisa é fruto da investigação realizada a partir de registros feitos durante as observações das aulas de quatro professores diferentes, sendo dois professores atuantes no ensino-formal e dois do ensino não-formal, a partir das observações foram feitas análises e considerações a respeitos do que se observou em sala. Quanto a metodologia desta pesquisa, se deu pela abordagem qualitativa, usando como coleta de dados a técnica da observação não participante e a entrevista semi-estruturada realizada com os referidos professores. Os resultados foram baseados nas relações e experiências ocorridas ocorridas entre os professores e alunos, sendo cientificamente fundamentados para a conclusão e análise da pesquisa. Palavras–chave: Ensino. Professores. Balé Clássico. Didática.
Abstract: The present dissertation is the result of a qualitative research that had as object of study to investigate four teachers graduated in the degree course in dance by the State University of Amazonas that teach class in formal and non-formal education in order to understand the didactic process of these teachers. of classical ballet in formal and non-formal space before the public of early childhood education. The research is the result of the investigation made from records made during the observations of the classes of four different teachers, being two teachers working in formal education and two of non-formal education, from the observations were made analyzes and considerations regarding the subject. that was observed in room. Regarding the methodology of this research, it was given the qualitative approach, using as data collection the technique of non-participant observation and the semi-structured interview conducted with these teachers. The results were based on the relationships and experiences that occurred between teachers and students, being scientifically based for the conclusion and analysis of the research. Keywords: Teaching. Teachers. Classical Ballet. Didactics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2514
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons