DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Larissa Juliana Amazonas-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-02T23:28:41Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2512-
dc.description.abstractThe present research aims at the production of rereading inspired by the work of Kontaktho by Pina Bausch, which was of great importance for dramaturgy. Pina Bausch thus, like other contributing choreographers to the creative process, develop their own style of dance theater, known as Tanztheater, term coined by Kurt Jooss. One research in question portrays the work Kontakthof that goes back to a scene of man's relationship conflicts and the rereading that shows this relationship conflict, but with the interference of social networks.The main references were Marina Medeiros' dissertation (2012), DVD “Dreams in Motion”, complete work by Kontakthof on youtube, version (2002) Ladies and Gentlemen. As methodology we used Isis Macedo (2016), Paula Moreira (2010), Zygmunt Bauman (2004) and Kontakthof. Key word: Pina Bausch; Kontakthof; Rereading in dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPina Bauschpt_BR
dc.subjectKontakthofpt_BR
dc.subjectReleiturapt_BR
dc.titleDesencontros: Uma releitura da obra Kontakthof de Pina Baushpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-02T23:28:41Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara Costa dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Arce, Carmem Lúcia Meire-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245228942759605pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo a produção da releitura inspirada na obra de Kontakthof de Pina Bausch, a qual teve grande importância para dramaturgia. Pina Bausch assim, como outros coreógrafos contribuintes para o processo criativo, desenvolveu o seu próprio estilo de dança-teatro, conhecida como Tanztheater, termo conceituado por Kurt Jooss. A obra Kontakthof traz à cena os conflitos de relacionamento do homem e a releitura Desencontros mostra esses conflitos de relação, mas com a interferência das redes sociais. As principais referências foram a dissertação de Marina Medeiros (2012), DVD “Sonhos em Movimento”, obra completa de Kontakthof no youtube, versão (2002) Senhora e Senhores. Como metodologia utilizamos Isis Macedo (2016), Paula Moreira (2010), Zygmunt Bauman (2004) e Kontakthof. Palavra-chave: Pina Bausch; Kontakthof; Releitura em dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAUMAN, Zygmunt. Amor liquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed,2004. CABRAL, Jeferson. Dança-Teatro com Jovens: Uma proposta pedagógica inspirada em processos de Pina Bausch. Porto Alegre, 2017 CANTON, K. E. E o príncipe dançou. Editora: Atica S.A – São Paulo, 1994 DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Caderno de Pesquisa, n 115, p. 139-154, marco-2002. FERNANDES, C. O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 edição – São Paulo: Annablume, 2006. FERNANDES, C. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro:repetição e transformação.- São Paulo: Annablume, 2007. GIL, A. C. Métodos e técnica de pesquisas social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa-4 Ed.- São Paulo. Atlas, 2002. GIL, Jose. Movimento Total- O corpo e a Dança. São Paulo: Iluminuras, 2004. GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. Metodos de pesquisa-. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB-UFRGS e pelo curso de Graduacao Tecnologica- Planejamento e Gestao para o desenvolvimento Rural da SEAD-UFRGS- Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GOLDENBERG, M.A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. KATZENSTEIN, V.T. Entre danca e o cinema: considerações sobre Kontakthof de Pina Bausch. São Paulo, 2017. MEDEIROS, M. A. A utilização do gestual cotidiano em Kontakthof de Pina Bausch – dançando por três gerações – Campinas, SP:, 2012. 62 MARCONI, M E LAKATOS, E M. Tecnica de pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração,Atlas, 2008. MOREIRA, P. S. O Impacto da Internet nas Relações Humanas. Rio de Janeiro, 2010 PEREIRA, Sayonara Sousa. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ESBOCO: Espetaculo Cenico com alunos do Instituto de Artes da Unicamp. São Paulo: Anna Blume, 2010. PORTINARI, M. Historia da Dança-Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. PRODANOV, C C. e FREITAS, E C. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ED. Novo Hamburgo : Feevale 2013. RANGEL, B. V. Releitura não e copia: Refletindo uma das possibilidades do fazer artístico, 1999 SANCHEZ, L.M.M.A dramartugiade memória no Teatro-dança São. SãoPaulo: Perspectiva,2010. SPINDLER, P. Dançando com Pina Baucher: experimentações conteporaneas . Porto Alegre: Capes, 2007. TRAVI, M. T. F. A danca da mente: pina bausch e psicanálise – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. SITE https://www.youtube.com/watch?v=eTCcRutPxZE&t=5731s KONTAKTHOF, VERSAO SENHORAS E SENHORES, 2000 63 VIDEOGRAFIA Sonhos em Movimento: Nos passos de Pina Bausch, versão adolescentes, 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desencontros - uma releitura de obra kontakthof de pina baush.pdf22,75 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons