DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Thiago dos Santos-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-02T23:05:58Z-
dc.date.issued2019-06-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2505-
dc.description.abstractThe theme “study strategies” deals with knowing and understanding the steps and processes related to instrumental study, addressing issues such as the best study environment and time, stretching, warming up, divisions and strategies for learning, difficulties identification, mental study, memorization, among many other topics related to the musical practice. Study strategies brought by research in the area of musical cognition can help in overcoming problems related to our instrumental study practice. The proposed problem in this research is: how can instrument study strategies help to understand and have a better performance in the study practice? The general objective of this paper is to verify how instrument study strategies can help to understand and improve practice. The first specific objective is to extract orientations from the theoretical work on the area, in order to obtain a set of ideas and knowledge that allow the creation of a theoretical framework that can support the instrument study understanding, and the second specific objective is to assign solutions for problems related to the understanding of study practice. In order to reach such objectives, this paper proposes a literature review on the subject, ending with a epitome of the study strategies addressed. Keywords: Strategies studying. Studying musical instrument performance. Preparing for performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de estudopt_BR
dc.subjectEstudo do instrumentopt_BR
dc.subjectPreparação para performancept_BR
dc.titleEstratégias de estudo do instrumento: orientações práticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-02T23:05:58Z-
dc.contributor.advisor1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee1Souto, Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee2Caregnato, Caroline-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Márcio Pacheco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262778969340772pt_BR
dc.description.resumoO tema “estratégias de estudo” trata de conhecer e compreender as etapas e processos referentes ao estudo instrumental, abordando questões como melhor ambiente e horário para o estudo, alongamento, aquecimento, divisões e estratégias para a aprendizagem, identificação de dificuldades, estudo mental, memorização, entre muitos outros assuntos relacionados à prática musical. Estratégias de estudo trazidas pelas pesquisas da área da cognição musical podem auxiliar na superação dos problemas relacionados à nossa prática do estudo do instrumento. O problema proposto nesta pesquisa é: como as estratégias de estudo do instrumento podem ajudar a compreender e ter um melhor rendimento na prática de estudo? O objetivo geral deste trabalho é verificar como estratégias de estudo do instrumento podem ajudar a compreender e melhorar a prática de estudo. O primeiro objetivo específico é extrair orientações do referencial teórico da área, para se obter um conjunto de ideias e conhecimentos que propiciem a criação de um arcabouço teórico que possa fundamentar o entendimento a respeito do estudo do instrumento e o segundo objetivo específico é atribuir soluções aos problemas relacionados à compreensão da prática de estudo. Para se alcançarem tais objetivos, este trabalho propõe a realização de revisão de literatura sobre o tema, finalizando com um resumo das estratégias, de estudo abordadas. Palavras-chave: Estratégias de estudo. Estudo do instrumento. Preparação para performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Marcos Vinícius. Estratégias de estudo utilizadas por dois violonistas na preparação para execução musical da Elegy (1971) de Alan Rawsthorne. Porto Alegre: Dissertação de Mestrado em Música – Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2010. CAVALCANTI. Célia Regina Pires. Prática instrumental e autorregulação da aprendizagem: um estudo sobre crenças de autoeficácia de músicos instrumentistas. In: ARAÚJO, Roseana Cardoso de; RAMOS, Danilo (Orgs.). Estudos sobre motivação e emoção em cognição musical. Curitiba: Ed. UFPR, 2015, p. 189-207. CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. 3. ed. - Lajeado: Ed. da Univates, 2015. 315 p. PIRES, Leonardo Salgado. Estratégias de estudo para violão: levantamento primário no Portal de Periódicas da Capes de pesquisas de Pós-Graduação realizadas no Brasil de 1987 a 20121. Anais do Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, Curitiba, PR, 2012. QUITEIRO, Leandro; GLEODEN, Edelton. Estratégias para organização da prática individual do violonista. VIII Simpósio de Violão da EMBAP/UNESPAR. A: Unespar, 2015. V. 1. p. 211-220. SANTIAGO, Diana. Estratégias e técnicas para a otimização da prática musical. In: ILARI, Beatriz Senoi; ARAUJO, Roseane Cardoso de. Mentes em Música. Curitiba: Ed. UFPR, 2010, p. 131-151. 40 SANTIAGO, Patrícia. A integração da prática deliberada e da prática informal no aprendizado da música instrumental. Per Musi – Revista Acadêmica de Música, Belo Horizonte, n.13, 2006, p.52-62. SLOBODA, John A. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de BEATRIZ, Ilari; RODOLFO Ilari. Londrina: EDUEL, 2008. ZORZAL, Ricieri Carlini. Prática musical e planejamento da performance: contribuições teórico-conceituais para o desenvolvimento da autonomia do estudante de instrumento musical. Opus, 2015 p. 83-110.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DO INSTRUMENTO. Orientações práticas (TCC de Thiago dos Santos Souza 2019)_.pdf129,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons