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dc.contributor.authorShimada, Marly Satimi-
dc.date.available2020-04-02-
dc.date.available2020-04-01T23:16:29Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2494-
dc.description.abstractThe learning of science in educational becomes positive when students can make associations with their experienced reality, for better understanding and clarity in the formative aspect of science content. This research sought to use the Theory of Meaningful Learning and educational spaces having as theme dengue disease. It was emphasized mosquito Aedes aegypti characteristics, life cycle, breeding ground, as well as the symptoms, transmission, diagnosis, treatment and prevention of disease. The aim of this study was to analyze the possibility of meaningful learning in educational environments using dengue in the learning process. The students visited the institutionalized non-formal educational spaces, Laboratory of Malaria and Dengue and the Forest Science belonging to the National Institute for Research in the Amazon - INPA. This is a qualitative research, and the techniques used were observation, questionnaires and interviews. The study subjects were 33 students in a class of seventh year of morning shift of elementary school of a school of public network of Manaus. It was concluded that it was possible application of the Theory of Meaningful Learning in educational spaces, inside and outside the school environment sharpening the prior knowledge of the students who had the opportunity to learn beyond the classroom, expanding to different places and making new discoveries, expanding on practice the content presented. Given this, we can say that the students learned significantly in educational spaces using the dengue issue in the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEspaços educativospt_BR
dc.subjectDenguept_BR
dc.titleAprendizagem significativa sobre a dengue em espaços educativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-01T23:16:29Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.referee3Serpa Filho, Arlindo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6584420243553504pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491621972684367pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem científica nos espaços educativos se torna positivo quando os estudantes conseguem fazer associações com a sua realidade vivenciada, obtendo maior entendimento e clareza no aspecto formativo do conteúdo de ciências. Essa pesquisa buscou utilizar a Teoria da Aprendizagem Significativa e os espaços educativos, utilizando como temática a enfermidade do tipo dengue. Foram enfatizadas as características do mosquito Aedes aegypti, ciclo biológico, local de reprodução, assim como também os sintomas, transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença ocasionada pelo vírus. O objetivo desta pesquisa foi analisar a possibilidade de aprendizagem significativa em espaços educativos usando a dengue no processo de aprendizagem. Neste projeto, os estudantes visitaram os espaços educativos não formais institucionalizados, como o Laboratório de Malária e Dengue e o Bosque da Ciência, pertencentes ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA. Nessa investigação, foi aplicada uma pesquisa qualitativa, e as técnicas utilizadas foram observação, questionários e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram 31 estudantes de uma turma do sétimo ano do turno matutino do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Manaus-AM. Conclui-se que foi possível aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa nos espaços educativos, dentro e fora do ambiente escolar aguçando os conhecimentos prévios dos estudantes que tiveram oportunidade de aprender além da sala de aula, expandindo para locais diferentes e fazendo novas descobertas sobre o tema, ampliando na prática o conteúdo apresentado. Diante disto, podemos afirmar que os estudantes aprenderam de forma significativa nos espaços educativos usando a temática da dengue no processo de aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, D.P.; FACHÍN-TÉRAN, A. Aprendizagem significativa e o uso de espaços não formais. Simpósio Internacional de Educação em Ciências na Amazônia, 1., 2011., Manaus. Anais digitais [CD-ROM]. Manaus: PPGEECA/UEA. ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008 e 2011) e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM/2009). Submetido a. Revista Ciência e Educação, 2011. ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. Materiais informativos/educativos impressos sobre dengue: análise e percepções atribuídas por profissionais de saúde e educação. Submetido a Revista Brasileira de Educação em Ciências, em janeiro de 2012. ASSIS, S.S.; PIMENTA, D.N.; SCHALL, V.T.A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Cienc. Educ. Bauru, v.19,n.3,p 633-656, 2013. 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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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