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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmo, Wanilce do Socorro Pimentel do-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:37:24Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2485-
dc.description.abstractThis dissertation brings proposes the interdisciplinary relationship between physics and philosophy in a public high school in the city of Manaus. In our research we have the participation of three teachers and two Degree in Physics and a professor degree in Philosophy and also two classes of third year, anchored as a theoretical renowned authors as Japiassu (1976) Finance (2012) Luck (2010 ), among others. The methodology approach is mixed research with qualitative approach using as technique of data collection of: half structured interview, observation and questionnaire analyzed by Likert scale. For data analysis was used the content analysis technique. The results signaled that interdisciplinary happens superficially, since the teachers bring to their speech in class, mediating content of dealing with both the philosophy which is the basis of all sciences and physics, understanding that Philosophy is the basis of all sciences, however it is clear that the teaching plan interdisciplinary is not included, although the NCP is present. Aiming to consolidate student and teacher, teaching, learning at the heart of reflection, the criticality involving them in the applicability of pedagogical practicept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelação Física e Filosofiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleA relação interdisciplinar entre física e filosofia no terceiro ano do ensino médio em uma escola pública na cidade de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:37:24Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Barrera-
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Barrera-
dc.contributor.referee2Scott, Alejandro Baldomero Duffus-
dc.contributor.referee3Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010950396210349pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação traz como proposta a relação Interdisciplinar entre a Física e Filosofia em uma escola de ensino médio da rede pública da cidade de Manaus. Em nossa investigação contamos com a participação de três professores sendo dois de Licenciatura em Física e uma professora de licenciatura em Filosofia e também duas turmas do terceiro ano, Ancoramos como referencial teórico autores renomados como Japiassu( 1976), Fazenda (2012) Luck (2010). A abordagem metodológica é pesquisa mista com enfoque qualitativo, utilizando como técnica de coleta de dados: entrevista semiestrutura, observação e questionário analisado pela escala Likert. Para análise dos dados foi utilizada da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos sinalizaram que a interdisciplinaridade acontece de maneira superficial, uma vez que os professores trazem para seu discurso em sala de aula, mediando conteúdos que contemplem tanto a Filosofia que é à base de todas as ciências e a Física, por entender que a Filosofia é à base de todas as ciências, no entanto fica evidente que no plano de ensino não é contemplada a interdisciplinaridade, embora nos PCN esteja presente. Objetivando ao aluno e professor consolidar o ensino aprendizagem no cerne da reflexão, da criticidade envolvendo-os na aplicabilidade da prática pedagógica. Como resultado desta pesquisa fica ainda uma preocupação maior relacionada com o trabalho Interdisciplinar sem dúvida estas duas disciplinas constituem um desafio para os professores e também para os alunos. Diante dessa preocupação nos perguntamos. Como se dará então a relação entre as disciplinas do ensino de ciências principalmente Física, Química e Biologia. Pretendemos dar continuidade no trabalho, por meio de um projeto que estamos desenvolvendo no grupo de pesquisa, onde aprofundaremos tais inquietações que surgiram em nosso estudo. Respondendo assim, o problema cientificopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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