DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNavegante, Polyana Milena Barros-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:17:55Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2476-
dc.description.abstractThis study is focused on a Neuroscience and Cognitive Processes, and aims to analyze how neuroscience contributions in relation to cognitive processes, que facilitate as pedagogical practices of teachers and learning in Science Teaching. It is known que teachers need to establish connections with OS brain CONTENT, Scientific and Technological Knowledge, searching YOUR Continuing Education initial UO, Understanding, acquisition and use of neuroscience Fundamentals que possible to develop skills, skills to motivate, teach with innovative strategies , reflective, able to facilitate the best possible way to optimize learning. We opted As a descriptive study of exploratory nature essentially qualitative. For Obtaining Data were held Bibliographical Research, participant observation, talk, Questionnaires and applicability of workshops with neuroscientific approaches. The sample consisted of 17 professors, 01 managers and 01 pedagogue of a municipal public school que submitted proposed AOS resources, allowed to answer the research objectives. Among OS Various Authors What underlie this study include: Relvas (2000, 2012), Resende (2008), Oliveira (2011), Cosenza (2011), Metring (2011) and Morin (2005) and War (2010), Vigotsky (2007) Piaget (2007), Ausubel (1978), Freire (2001). The results showed the need for paragraph Teachers use a Cognitive Neuroscience How paragraph contribution as strengthen their teaching practicespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleNeurociência e os processos cognitivos: práticas pedagógica e perspectivas da aprendizagem no ensino de ciências nos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:17:55Z-
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ierecê dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6412282707150667pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a Neurociência e os processos cognitivos, e objetivou analisar as contribuições da Neurociência em relação aos processos cognitivos, que facilitam as práticas pedagógicas dos professores e a aprendizagem em Ensino de Ciências. Sabemos que o professor precisa estabelecer conexões com os conteúdos cerebrais, conhecimento científico e tecnológico, buscando em sua formação inicial ou continuada, a compreensão, aquisição e utilização dos fundamentos da neurociência que possibilitam desenvolver competências, habilidades para motivar, ensinar com estratégias inovadoras, reflexivas, capazes de facilitar da melhor forma possível a otimização da aprendizagem. Optou-se por uma pesquisa descritiva de cunho exploratório, essencialmente, qualitativa. Para a obtenção dos dados realizaram-se pesquisa bibliográfica, observação participante, palestra, questionários e aplicabilidade de oficinas com abordagens neurocientíficas. A amostra constou de 17 professores, 01 gestor e 01 pedagogo de uma escola pública municipal que, submetidos aos recursos propostos, permitiu responder os objetivos da pesquisa. Dentre os vários autores que fundamentam este estudo destacam-se: Relvas (2000, 2012), Resende (2008), Oliveira (2011), Cosenza (2011), Metring (2011) e Morin (2005) e Guerra (2010), Vygotsky (2007) Piaget (2007), Ausubel( 1978), Freire( 2001). Os resultados apontaram para a necessidade dos professores utilizarem a Neurociência Cognitiva como aporte para fortalecer as suas práticas pedagógicas e pensar em cognição e aprendizagem de forma conjunta a fim de tornar a aprendizagem significativa e efetivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. & HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. ALVAREZ. A.; LEMOS, I. C. Os neurobiomecanismos do aprender: a aplicação de conceitos no dia-a-dia escolar e terapêutico. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 23, n. 71/2006. ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 2001. BARBOSA, Ierecê. Diário de Classe: terapia cognitiva comportamental a serviço dos educadores. Manaus: UEA Edições, 2007. BARTOSZECK, Amauri Betini. Percepção do professor sobre a Neurociência aplicada a Educação. EDUCERE, Revista da Educação Unruarama, v.9.n.1,32-37, Jan/2009. BEAR MF, CONNORS BW & PARADISO MA (2002). Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ed, Artmed Editora. BEHRENS, M. A. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005. BENARÓS, S. et al. Neurociência y educación: hacia la construcción de puentes interactivos. [S.l.: s.n.], 2010. 86–179 p. Disponível em: <http://www.neurologia.com/pdf/Web/5003/bd030179.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2016. BIANCHI. Lana Cristina; MIETTO. Vera Lúcia de Siqueira. “Neurociência: As novas rotas da educação”. Artigo em: http://www. Psiquiatria infantil. com.br/biblioteca_de_pais.asp?codigo=58. Acesso em: 26 jun. 2016. BOTTI, S.H de O. Processo ensino-aprendizagem na residência médica. Revista brasileira educação médica. Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, jan./mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022010000100016&script=sci_arttext>. Acesso em: 26 jun. 2016. BRANDÃO, C.R. Sobre teias e tramas de aprender e ensinar- anotações a respeito de uma antropologia da educação. Revista da Faculdade de Educação UFG, jul./dez. 2002. Disponívelem: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/viewFile/1552/1517>. Acesso em: 15 jun. 2016. BRANSFORD, John D. (Org); BROWN, Ann L.; COCKING, Rodney R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac, 2007 BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. CARVALHO, F. A. H. Neurociências e Educação: Uma Articulação necessária na formação docente. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 537-550, nov.2010/fev.2011. CAPANEMA, C. de F. Gênese das Mudanças nas políticas públicas e na gestão da educação básica. In: BITTAR, M; OLIVEIRA, J. Ferreira de (Org.) Gestão e políticas da educação. Rio de Janeiro: D&PA, 2004. COSENZA, Ramon e GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. CUNHA, Jurema Alcides. PSICODIAGNÓSTICO V. Porto Alegre: Artmed, 2000 25. Chedid KAK. Psicopedagogia, Educação e Neurociências. Rev Psicopedagogia. 2007; 24(75):298-300. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. CAPOVILLA, Fernando Cesar. DO VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro. Temas multidisciplinares de neuropsicologia e aprendizagem. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. São Paulo; Tecmedd, 2004. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. DAMÁSIO, A. O mistério da consciência. São Paulo Companhia das Letras, 1999 DEMO, PEDRO. Pesquisa: princípio científico e educativo, 10ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2003,. DIONNE, Hugues. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. DINIZ. Maria Ana. O educador precisa ter inteligência emocional. 2016 D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. ECOS DO BRASIL CENTRAL. In Revista da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT. Ano 1. Dez. 2000. FERNANDES, Alicia. Inteligência Aprisionada. Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Tradução de Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990 Why Mind, Brain, and Education? Why Now? Mind, Brain, and Education, 1 (1), 1-2. FISCHER, K.W.; Daniel, D.B.; Immordino-Yang, M.H.; Stern, E.; Battro, A.; Koizumi, H. (2007). W. Why Mind, Brain, and Education? Why Now? Mind, Brain, and Education, 1 (1), 1-2. FONSECA, A.P.A. Práticas educativas e processos comportamentais no âmbito da alfabetização científica: Análises metodológicas e experimentais. Relatório técnico submetido à Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP (Proc. 03/05669-4), 2004. FORGAS, J P(2001 a) Introdution: the role of affect in social cogntition. In: JP. Forgas (ed). Feeling na thinking: the role of affect in social cognition (pp. 128) New York: Cambridge University Press. NEIRES M. S. Paviani e Fontana. Niura M. Fontana. Oficinas Pedagogicas: Um relato de experiências. v. 14, n. 2, maio/ago. 2009. FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitivedevelopmental inquiry. American Psychologist, v. 34, p. 906-911, 1979. _______; MILLER, P. H.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia- saberes necessários as prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GALENO, C. Oeuvres anatomiques, physiologiques et médicales. Trad. de C. Daremberg. Paris, Baillière, 1854. __________. Galeno: Procedimenti Anatomici. 3 vols., Milão, Biblioteca Universale Rizzoli, 1991. GAZZANIGA, Michel S.; IVRY, Richard B.; MANGUN, George R. Neurociência Cognitiva. A Biologia da Mente. 2 ed. Trad. Angelica Rosat Consiglio et all. Porto Alegre: Artmed, 2006. GENTILE, P. Lembre-se: sem memória não há aprendizagem. Nova Escola, São Paulo, n.163, pp. 43-47, junho./julho.2003. Revista Diálogos N. 10 Novembro de 2013 196. GUERRA. Leonor Bezerra. Como as Neurociências contribuem para educação escolar? FGR, Revista, Ano 04. N˚5 outubro de 2010. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas 2006. GOSWAMI, U. 2006. Neuroscience and education: from research to practice? Nature Neuroscience Reviews, 7(5):406- 413. Disponível em http://www.nature. com/nrn/journal/v7/n5/full/nrn1907.html. Acesso em: 03 jul.2016. GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. Uma reflexão sobre a neurociência e os padrões de aprendizagem: A importância de perceber as diferenças. Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, 2014. HARRIS, D.N. e SASS, T.R. (2007). Techer Training, Quality and Student Achievement. Disponível em: <htttp://www.teacherqualityresearch.org/teacher_training.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2015. HENNEMANN, Ana L. Neuropsicopedagogia Clínica: Relatório de Estágio. Novo Hamburgo: CENSUPEG, 2012. HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004. ______. Conhecimento pode ser a chave para melhora no aprendizado, 2014. HIPÓCRATES. Hippocrate: Oeuvres complètes, vol. 4. Trad. E. Littré. Paris, Javal et Bourdeaux, 1932. __________. Hippocrates. Trad. W. H. S. Jones. Loeb Classical Library, 8 vols., Cambridge, Harvard University Press, 1968-1998. IZQUIERDO, Iván. Memória. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de Neurociência. Atheneu: São Paulo, 2002 e 2005. KANDEL,E.R. Princípio da Neurociência. Ed.Manoele. 2002. LENT, Roberto. Neurociência da Mente e do Comportamento. RJ: Guanabara Koogan, 2008. LEITE, Suely de Fátima Brito Calabri. Neurociência: Um novo olhar educacional, 2012. LIBANEO, João Batista. A arte de formar-se. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001 METRING, Roberte. Neuropsicologia e aprendizagem: fundamentos necessários para planejamento do ensino. Rio de Janeiro: Wak, 2011. MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 3.ª ed. Porto Alegre: Sulina 2005. MORIN, Edgar. O método III: o conhecimento do conhecimento. Lisboa: EuropaAmérica, 1987. __________. Ciência e consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. Alegre: Sulina 2005. MUNIZ. Marcelo. Implicações dos mecanismos de recompensa e cognição implícita na formação de expectativas e manutenção da funcional da música. São Paulo, 2016 (128f). Dissertacao de Mestrado em Neurociencia e Comportamento. Universidade de São Bento. NABAS, T. R. & XAVIER, G. F. Neurobiologia da atenção visual. In: ANDRADE, V. M.; SANTOS, F. H.; BUENO, O. F. A. (Orgs.) Neuropsicologia Hoje. São Paulo: Artes Médicas, 2004. p. 101-124. NORONHA, Fátima. Contribuições da Neurociência para a Formação de Professores. [S.l.: s.n.], 2012. Disponível em: <http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2012/09/contribuicoes da neurociência- para.html>. Acesso em: 05 de jun. 2016. OLIVEIRA. Gilberto Gonçalves. Um saber necessário na formação do professor. Dissertação (mestrado) – Universidade de Uberaba. Programa de Mestrado em Educação, 2011. ORTEGA, Francisco; VIDAL, Fernando. Approaching the neurocultural spectrum: an introduction. IN: Neurocultures: glimpses into an expanding universe. Frankfurt: Peter Lang, 2011. PACHECO, Cida. Neuroescola-Cerebro e Aprendizagem, 2016 PÂNTANO, T., ZORZI. J.L. Neurociências Aplicada à Aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009. PAIM, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos problemas de aprendizagem. Tradução de Ana Maria Netto Machado. 4ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 5. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2001. PERRENOUD, Philippe. THURLER, Monica Gather. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. PESSOA.L, Kartner S. e Ungerleider, L. G.2003. Neuroimagens studies of Atention: Fron modulation sensory processing to top down control.J. Neurosci 15(10) 3990 - 3998. PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. PIAGET, Jean.O juízo moral na criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1994. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983. PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In Pimenta & Ghedin (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Ed, 2002. (1ª edição: junho de 2002; 2ª edição: novembro de 2002). QUEIROZ, Florence Alves Pereira de. As Contribuições da Neurociência para a educação escolar. RATO, J.R.; CALDAS, A.C. 2010. Neurociências e educação: realidade ou ficção? In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, VII, Barbacarena, 2010. Actas. REVISTA NOVA ESCOLA. O professor do futuro é você. edição índice 236 de outubro de 2010. RIVKIN, S.G; HANUSHEK, E. A e KAIN, J.F ( 2005). Teacher, school, and academic achievement. Disponível em: <http://edpro.Stanford.edu/Hanusshek/admin/pages/files/uploads/teachers.econometica. pdf>. acesso em: 14 set. 2015. ROWAN, B. (2004). Teacher matter: Evidence from value-added assessment. Disponível em:<http//www.eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2ql/contente_storage_01/0000019b/ 80/1b/79.pdf>. Acesso em: 05 set. 2015. SOUSA DA. Como aprende el cérebro. Corwin Press; 2002. STERNBERG, R. J. & GRIGORENKO, E. L. Inteligência Plena : ensinando e incentivando a aprendizagem e a realização dos alunos. Porto Alegre: ARTMED, 2003. ROCHA, Barroso Claudia Sonia. FACHIN, AugustoTerán. O uso de espaços não formais como estratégias para o ensino de ciências. UEA. 2010 SQUIRE, L. R & KANDEL, E. R. Memória: da mente às moléculas. Porto Alegre: Artmed, 2003 Revista Diálogos N. 10 Novembro de 2013 197. STRAUSS, S. Teaching as a natural cognitive ability: implications for classroom practice and teacher education, New York: Cambridge. University Press, 2005. Disponívelem:<http://www.tau.ac.il/~sidst/Papers/Sid/shep%20conference%20chapter.P DF>.Acesso em: 06 jul. 2016. RELVAS, Marta Pires. Neurociência e Educação? Potencialidade dos gêneros humanos na sala de aula. Rio de Janeiro: Wark ed, 2009. ______Marta Pires. Neurociência e Transtornos de Aprendizagem. 3ª edição. Rio de Janeiro. 2009. ______ Marta Pires. Fundamentos Biológicos da Educação: Despertando inteligências e afetividade no processo de aprendizagem. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2010. REZENDE, Mara Regina Kossoski Felix. A Neurociência e o ensino-aprendizagem em ciências: um diálogo necessário. Tese de mestrado do Programa de PósGraduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Manaus: turma 2008. SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17ª Ed. rev. Campinas: Autores Associados. 2005. TABACOW, L.S. 2006. Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos. Campinas, SP. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. TARDIF,M Lessard, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2009. TIMM, Maria Isabel; et al. Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Ciências & Cognição, 2010, Vol 15 (1), p. 199-210. Disponível em:http://www.cienciasecognicao.org. Acessado em 14 jun.2016. TOKUHAMA-ESPINOSA, T. N. (2008). The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Capella University, Mineápolis, Minesota. VIDAL, F. 2009. Brainhood, anthropological fi gure of modernity. History of the Human Sciences, 22(1): 5-36. Disponível em: http://hhs.sagepub.com/cgi/content/ abstract/22/1/5. Acesso em: 10/06/2016. VYGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003. _________. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons