DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2474
Título: Reflexões sobre o ensino do piano em grupo no Brasil
Autor(es): Souza, Pedro Paulo da Silva
Orientador(es): Ventura, Fábio Silva
Palavras-chave: Ensino de música;Piano em grupo;Modelo CLASP
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre o Ensino de Piano em Grupo - EPG - e como este vem sendo realizado no Brasil. Este trabalho se faz necessário pelo fato de apontar as modificações do EPG ao longo do tempo e por tentar reconhecer de que forma ele vem sendo desenvolvido nas universidades brasileiras. Para realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico utilizando artigos, teses e dissertações referentes ao tema, dando preferência para autores brasileiros e atuais. Através da descrição do modelo para a educação musical proposto por Swanwick, foi realizada uma discussão buscando refletir sobre como o EPG vem sendo realizado em algumas universidades brasileiras a partir de suas ementas. Reconhecemos que as modificações que o EPG sofreu através do tempo transparecem um desenvolvimento importante na direção de um ensino de música que não fosse apenas direcionado para o âmbito da performance e que se aproximasse de uma educação musical mais atual e integrada. Palavras-chave: Ensino de música, piano em grupo, Modelo CLASP.
Abstract: The purpose of this research is to reflect on the Group Piano Teaching - EPG - and its implementation in Brazil. This work is necessary for pointing out the development of the EPG over time and for recognizing how it has been carried out in Brazilian universities. For the accomplishment of this work, a bibliographical review was conducted by means of articles, thesis and dissertations referring to the theme, giving preference to Brazilian and current authors. Through the description of the musical education model proposed by Swanwick, a discussion was made seeking to ponder on how the EPG has been realized in some Brazilian universities departing from its course syllabus. We acknowledge that the EPG's modifications over time reveal an important progress in the direction of a music education that does not prioritize on performance and leads to a current and more integrated musical education. Keywords: Music teaching, group piano, CLASP model.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2474
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO PIANO EM GRUPO NO BRASIL.pdf534,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons