DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2472
Título: Pedagogia do trompete : abordagens no ato de ensinar
Autor(es): Bendaham, Jaymison Aragão
Orientador(es): Locatelli , Nikola Cunha
Palavras-chave: Ensino;Trompete;Técnica;Respiração;Articulação;Flexibilidade
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O trompetista, assim como qualquer outro instrumentista deve ter o domínio do conhecimento técnico, teórico, musical e cultural sobre o seu instrumento. O presente trabalho explorou os conceitos técnicos e as diferentes formas de concepção dos professores que escreveram sobre o ensino do trompete. Os elementos escolhidos para serem pesquisados foram respiração, articulação e flexibilidade. Foram extraídas informações contidas nas fontes bibliográficas, bem como nos artigos publicados, em revistas especializadas e na internet. Foram apresentadas as possíveis problemáticas e as alternativas propostas pelos autores pesquisados. Assim, as diversas maneiras de ensinar proporcionam ferramentas e recomendações de soluções para os problemas técnicos. Palavras Chaves: Ensino, Trompete, Técnica, Respiração, Articulação, Flexibilidade
Abstract: The trumpet player, as any other instrumentalist must have complete control of the technical, theoretical, musical and cultural knowledge of its instruments. The present work explored the concepts for technical elements and the different conceptions of the teachers who wrote about teaching the trumpet. The elements chosen for this research were breathing, articulation and flexibility. All the information has been extracted from bibliographic sources, as well as published articles, magazines and internet. The possible problems were presented and the alternatives proposed by the researched authors. Therefore, the different ways of teaching provided tools and recommendations to solve technical problems. Keywords: Teaching, Trumpet, Technique, Breathing, Articulation, Flexibility.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2472
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDAGOGIA DO TROMPETE Abordagens No Ato de Ensinar.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons