Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2467
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Jordi Lacerda | - |
dc.date.available | 2020-04-01 | - |
dc.date.available | 2020-03-31T22:59:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2467 | - |
dc.description.abstract | Musical composition is a practice that requires knowledge from different studies in music, among them Harmony, Counterpoint, Musical Forms and Orchestration. This work aims to demonstrate the application of these skills on the composition process, such as the changes in the concept of harmony and tonality, the technical improvement of the establishment of the form, the challenges of writing for bow instruments, and the use of other artistic languages, namely the literature, as a source of inspiration for the musical work. The first part has a narrative description of the composition of the string quartet The Tell-Tale Heart, describing the increasing on the musical ideas from the composer's point of view, using the auto-ethnographic research method. In the second part, a structural analysis of the musical work, detailing and exemplifying, in the score, the procedures used, in addition to its relations with the homonymous tale of Edgar Allan Poe. This research seeks to achieve reflective considerations on the compositional process in addition to the structural analysis of a musical work still unpublished. Palavras-chave: Musical Composition; Structural Analysis; Harmony; Musical Structure. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Composição Musical | pt_BR |
dc.subject | Análise Estrutural | pt_BR |
dc.subject | Harmonia | pt_BR |
dc.subject | Estruturação Musical | pt_BR |
dc.title | Composição do quarteto de cordas The Tell-Tale-Heart : uma abordagem autoetnográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T22:59:17Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Riera, Gustavo Javier Medina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4829233813389894 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Riera , Gustavo Javier Medina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4829233813389894 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho , Márcio Pacheco de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9262778969340772 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Parpinelli , Duany Bruna Lima | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8577659799433846 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8229042227266202 | pt_BR |
dc.description.resumo | A composição musical é uma prática que necessita de conhecimentos de diferentes disciplinas da música, entre elas Harmonia, Contraponto, Estruturação e Orquestração. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o processo compositivo aplicando estas habilidades, tais como as mudanças na concepção de harmonia e tonalidade ocorridas no percurso, o aperfeiçoamento técnico no estabelecimento da forma, os desafios na escrita para instrumentos de corda friccionadas, além da utilização de outras linguagens artísticas, no caso a literatura, como fonte de inspiração para a música. A primeira parte conta com uma descrição narrativa da composição do quarteto de cordas The Tell-Tale Heart, relatando o desenvolvimento das ideias sob o ponto de vista do compositor, utilizando o método de pesquisa autoetnográfico. Na segunda parte, uma análise estrutural da obra, detalhando e exemplificando na partitura os procedimentos utilizados, além de suas relações com o texto homônimo de Edgar Allan Poe. Busca-se com essa pesquisa portanto, uma reflexão sobre o processo compositivo além da análise estrutural de uma obra musical ainda inédita. Palavras-chave: Composição Musical; Análise Estrutural; Harmonia; Estruturação Musical. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ADLER, Samuel. The study of orchestration. W.W Norton & Company. 1989 BIOGRAPHY.COM. Edgar Allan Poe Biography. http://www.biography.com/people/edgar-allan-poe- 9443160 (Acesso em 29 de março de 2016). BRADFORD, Robinson. Riff. Em: SADIE, Stanley: The New Grove dictionary of music. Oxford: Oxford Press, 2001. BRUHN, Siglind. Musical Ekphasis: Composers responding to poetry and painting. Pendragon Press. Hillsdale, MI. 2000. COSTA, Flávio Moreira da. Os Melhores Contos de Loucura: O Coração Delator. Trad. Celina Portocarrero. Ediouro. Rio de Janeiro. 2007 ELLIS, C. BOCHNER, A. P. Autoethnography, personal narrative, reflexivity: Researcher as a subject. Thousand Oaks, CA. 2000. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: O dicionário da língua portuguesa. Nova Fronteira. Rio de Janeiro 1999 HYER, Brian. Tonalidade. Em: SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Oxford Music Online. Tradução Prof. M.Sc Gustavo Medina. GLASER, B. G. STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Transaction Publishers. New Jersey. 2006. GORDON, Edwin E. Audiation, the Door to Musical Creativity. Pastoral Music 18, no.2. http://library.sc.edu/music/gordon/362.pdf (Acesso em 28 de outubro de 2017). GROUT, Donald J. PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Gradiva. Lisboa. 2007. PACE, Steven. Writing the self into research: Using grounded theory analytic strategies in autoethnography. Queensland, AU. 2012. 50 PERSICHETTI, Vincent. Harmonia do século XX. Via Lettera. São Paulo. 2013. POE, Edgar A. The Tell-Tale Heart. 1843. http://www.eapoe.org/works/reading/pt043r1.htm (Acesso em 20 de junho de 2015). PISTON, Walter. Harmony. Victor Gollancz. London. 1959.. PILGER, Hugo Vargas. Aspectos idiomáticos na fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa- Lobos. SIMPOM – Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Rio de Janeiro. 2010. SADIE, Stanley. (ed.) Dicionário Grove de música: edição concisa. Jorge Zahar. Rio de Janeiro. 1994. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Editora EDUSP. São Paulo. 2015. SCHOENBERG, Arnold. Funções Estruturais da Harmonia. Via Lettera. São Paulo. 2004. SCHOENGERG, Arnold. Harmonia. Editora UNESP. São Paulo. 2011. SILVA, R. M. S. Ekphrasis em música: os quadrados mágicos de Paul Klee… Per Musi. Belo Horizonte. 2009 STRAUS, Joseph N. Introdução a Teoria Pós-Tonal. Editora UNESP. São Paulo; EDUFBA. Salvador. 2013. ZAMACOIS, Joaquim. Curso de formas musicales. Editorial Labor. Barcelona. 1985. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COMPOSIÇÃO DO QUARTETO DE CORDAS THE TELL-TALE HEARt.pdf | 921,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons