DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Calebe Alves-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T22:57:48Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2466-
dc.description.abstractThis work proposes a reflection on the interpretation of an emblematic work from the cellist's repertoire: Concerto nº 1 in Do Maior for cello and Hob orchestra. VIIB. 1, attributed to the Austrian composer J.F.Haydn (1732-1809) and written between 1761-1765. Such reflection begins with a historical picture of the cello's origin and its organological transformations to the present day, with the help of iconography and other primary sources. We then perform a historical contextualization of the work under examination, through a brief biography of composer until the time of composing the concert and a description of how his score came to this day. Finally, our work points, with Harnoncourt and other authors, to two different interpretative approaches of the works of the past in general and of the Concerto in C major in particular: the contemporary and authentic interpretation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVioloncelopt_BR
dc.subjectInterpretação históricapt_BR
dc.subjectAnálise organológicapt_BR
dc.subjectJ. Haydnpt_BR
dc.titleAnálise temporal organológica do violoncelo e suas implicações interpretativas no concerto para violoncelo em C maior Hob. VIIB:1 de F. J. Haydnpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T22:57:48Z-
dc.contributor.advisor1Sbaffi, Edoardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3967135637576424pt_BR
dc.contributor.referee1Sbaffi , Edoardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3967135637576424pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Gabriel de Souza-
dc.contributor.referee3Riera, Gustavo Javier Medina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4829233813389894pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0564144866240507pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre a interpretação de uma obra emblemática do repertório do violoncelista: o Concerto nº1 em Do Maior para violoncelo e orquestra Hob. VIIB. 1, atribuída ao compositor austríaco J.F. Haydn (1732-1809) e escrita entre 1761-1765. Tal reflexão inicia com um quadro histórico sobre a origem do violoncelo e as suas transformações organológicas até os dias atuais, com auxílio de iconografia e outras fontes primárias.Realizamos, em seguida, uma contextualização histórica da obra em exame, através de uma breve biografia do compositor até a época de composição do concerto e uma descrição de como a sua partitura chegou até os nossos dias. Finalmente o nosso trabalho aponta, com Harnoncourt e outros autores, para duas diferentes abordagens interpretativas das obras do passado em geral e do Concerto em Dó Maior em particular: a interpretação contemporânea e autêntica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANALISE TEMPORAL ORGANOLOGICA DO VIOLONCELO E SUAS IMPLICAÇÕES INTERPRETATIVAS NO CONCERTO DO VIOLONCELO.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons