DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Argicely Leda de-
dc.date.available2020-03-28-
dc.date.available2020-03-31T22:34:06Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2459-
dc.description.abstractThe Science Comunication (DC) is fulfilled by publishing textbooks, comics books, science magazines, science classes in schools, documentaries, television programs, radio and the scientific newspaper. This work aimed at analysis how the production of the school newspaper contributes to the comunication of science among elementary school pupils. It was based on a qualitative approach, the type of participant research, in a private school of Manaus, with students from the 8th and 9th of the Year of Middle school, with the collaboration of the science teacher. For the collection and analysis of the data, it was used as techniques and instruments to observe the end observation, the Inter-structured interview, the field notebook, photographic machine, audio and video recorder. The results showed that, for The Scientific Comunication (DC), the school newspaper is a resource contributing to the autonomy and development of people, questioning, informed and comunication of science. Postures these observed in the students involved in the study after performing the stages of production of the school newspaper that allowed to comunication science through a simple and easy-to-understand languagept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectJornal escolarpt_BR
dc.titleDivulgação científica no ensino fundamental: contribuição do jornal escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T22:34:06Z-
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee3Salgado, Andre Wilson Archer Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0197746640735395pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245997490411484pt_BR
dc.description.resumoA Divulgação Científica (DC) cumpre-se mediante a publicação de livros didáticos, histórias em quadrinhos, revistas de Ciências, aulas de Ciências nas escolas, documentários, programas de televisão, rádio e o jornal científico. O presente trabalho teve por objetivo analisar de que maneira a produção do jornal escolar contribui para a divulgação da ciência entre os alunos do Ensino Fundamental. Baseou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, em uma escola particular de Manaus, com estudantes do turno vespertino do 8° e 9° do ano do Ensino Fundamental, com a colaboração do professor de Ciências. Para coleta e análise dos dados, utilizou-se como técnicas e instrumentos a observação participante, a entrevista semiestruturada, o caderno de campo, máquina fotográfica, gravador de áudio e vídeo. Os resultados demostraram que, para a DC, o jornal escolar é um recurso que contribui para autonomia e desenvolvimento de pessoas, questionadoras, informadas e divulgadoras da ciência. Posturas estas observadas nos estudantes envolvidos no estudo após realização das etapas de produção do jornal escolar que possibilitou divulgar a ciência através de uma linguagem simples e de fácil entendimentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesABESS, F. O Turismo como pauta dos jornais impressos: A crítica e Diário do Amazonas na cidade de Manaus no mês de outubro de 2007. Universidade do Estado do Amazonas, 2008. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-mono-abess2.pdf> Acesso em: 15 de fev. 2016. ALMEIDA, D. B.; BASTOS, M. H. C. Culturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil: “JB – O Jornal do Becker” (Colégio Estadual D. João Becker – 1985/1986). Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 57, p. 239-259, jul. /set. 2015. ALMEIDA, S. A. Cenas de leitura da ciência hoje das crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd, Florianópolis, UFSC, 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wpcontent/uploads/2015/02/Trabalho-GT10-3988.pdf> Acesso em: 15 de fev. 2016. ANHUSSI, Elaine Cristina. O uso do jornal em sala de aula: sua importância e concepções de professores. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, 2009. ASSUMPÇÃO, Z. A. de. O Jornal Impresso como Recurso Pedagógico e Fonte de Pesquisa na Sala de Aula: Um Estudo Comparativo do ‘Vamos Ler’ no Jornal da Manhã e Tribuna do Norte. XIV Seminário Internacional de Educação no Mercosul. 2012. AZEVEDO, L. E.; CORREIA, G. S.; MENDONÇA, R. N. Imprensa amazonense no início do século XX: aportes para um estudo das interseções entre literatura e periodismo. In: Anais do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, Boa Vista - RR, 2011. Disponível em: <http://intercom.org.br/papers/regionais/norte2011/resumos/R26-0027-1.pdf> Acesso em: 15 de fev. 2016. BASTOS, M. H. C.; ERMEL, T. F. O jornal A Voz da Escola: escritas dos alunos do colégio elementar Souza Lobo (Porto Alegre/RS, 1934-1940). Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 17, n. 40, p. 143-173, maio/ago. 2013. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametro s-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195&Itemid=164> Acesso em: 29 de agosto de 2015. BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, p.1-12, 2010. CALDAS, G. Mídia e Políticas Públicas para a Comunicação da Ciência. In: PORTO, C. M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S.T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas, Salvador: EDUFBA, 2011. __________.Mídia, meio ambiente e mobilização social. In: CALDAS, Graça; BORTOLIERO, Simone, VICTOR, Cilene (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, ABJC: Fapeming, 2009. CASCAIS, M. G. A. Indicadores de Alfabetização Científica. Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais. Manaus: UEA, 2016. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5 ed., Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. CHAGAS, V. H. C. S. EXTRA! EXTRA! Os jornaleiros e as bancas de jornais como espaço de disputas pelo controle da distribuição da imprensa e da economia política dos meios. Tese (Doutorado). Fundação Getúlio Vargas (FGV). Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC). Rio de Janeiro, 2013. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DUSO, L. Contribuições de projetos integrados na área das ciências da natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio. 2009. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. ESTEBAN, SANDIN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Trad. Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010. FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. 11 ed. São Paulo: Contexto, 2011. FARIA, M. A. O jornal na sala de aula. 13. Ed., 1ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2007. FREINET, C. O jornal escolar. Tradução Filomena Quadros Branco. Editora Estampa, Ltda, 1974. GOUVÊA, G.; PIMENTA, M.; CASARI, I. S. Jornal Papel: documentos e dispositivo pedagógico. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 92, p. 17-33, jan.-abr. 2014. GRIMALDI, Lucas Costa; JACQUES, Alice Rigoni. O jornal das band da deutsche hilfsvereinsschule e as escritas escolares sobre imigração alemã (Colégio Farroupilha/RS, 1929-1938). Hist. Educ, Porto Alegre, v. 17, n. 40, p. 99-199, mai./ago, 2013. GRUBLER, L. C. A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas. Trabalho de Conclusão de curso de Especialização. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. HAMZE, A. O uso do jornal na sala de aula. Brasil escola. s.d. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/jornal-sala-aula.htm>. Acesso em: 13 jan. 2017. JORNAL ESCOLAR. Quem somos. 2017. Disponível em: <http://www.jornalescolar.org.br/quem-somos-contato/>. Acesso em: 13 jan. 2017. LAYRARGUES, P. P; LIMA, G. F. D. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, n. 1, v. XVII, p, 23-40, jan./mar, 2014. LORDÊLO, F. S.; PORTO, C. M. Divulgação Científica e Cultura Científica: conceito e aplicabilidade. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.18, 2012. MANZINI, E. J. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional Sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2004, Bauru. Anais. Bauru: USC, 2004. v. 1. p. 1-10. MARTÍN, B. J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014. MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958). Tese (Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz). Rio de Janeiro, Fio Cruz, 2006. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/media/MartaAbdalaMendesTese.pdf> Acesso em: 09 ago. de 2015. MOREIRA, M. A. Metodologia de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. NASCIMENTO, T. G. Divulgação científica por jornalistas, cientistas e educadores em ciências. 2008. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/media/TatianaNascimentoTese> Acesso em: 09 ago. de 2015. NETTO, M. R.. Comunicação e sindicalismo: os dilemas da linguagem sindical na (des) mobilização dos trabalhadores. S. d. Disponivel em: <file:///C:/Users/Argic/OneDrive/Documentos/DISSERTAÇÃO%20REVISÃO/DEFESA/3% 20REVISÃO/TEXTOS%20P%20ULTIMA%20REVISAO/artigo_semana_academica_lingua gem_sindical.pdf >Acesso em: 20 de jan. NOGUEIRA, F. M. Divulgação científica: produção de vídeos pelas crianças para a aprendizagem de ciência no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus: UEA, 2014. PAVIANI, C.; JUNQUER, A.; CORTEZ, E. Jornal: uma abertura para a educação. Campinas, SP: Papirus, 2007. PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO. Associação Nacional de Jornais (ANJ). 2008-2015. Disponível em: < http://www.anj.org.br/pje/contexto> Acesso em: 20 de jan 2016. RABELO, G. O jornal escolar O Estudante Orleanense: não podemos tornar as crianças felizes, mas podemos fazê-las felizes tornando-as boas. Hist. Educ., Santa Catarina, v. 17, n. 40, 2013. REGO, F. G. T. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986. SANTOS, V. F. O futuro do jornal impresso: ênfase no jornalismo Local. Ijuí, 2013. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2262/O%20FUTU RO%20DO%20JORNAL%20IMPRESSO_%20%C3%8ANFASE%20NO%20JORNALISM O%20LOCAL.pdf?sequence=1> Acesso em: 20 de jan de 2016. SCHWARTZMAN, S.; CHRISTOPHE, M. A educação em ciências no Brasil. Instituto do Estudo do Trabalho e Sociedade – IETS, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <https://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-210.pdf >. Acesso em: 10 out. 2016. SCIELO. Scientific Electronic Library Online. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acessado em: 16 nov. 2016. SOARES, J. M. As contribuições do jornal no trabalho com a leitura. Amapá, 2010. Disponível em: <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1846> <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/gramatica/ARTIGO%20JIANE %20JORNAL%20ITAPEMA.pdf>. Acesso em: 29 de agosto de 2015. SOUZA. L. J. B. Cultura impressa no Amazonas e a trajetória de um jornal centenário. TEMPOS HISTÓRICOS. volume 14, p. 106-133, 2º semestre, 2010. TEIVE, G. M. G; DALLABRIDA, N. O jornal a escola e a construção da escola moderna e republicana (Laguna, década de 1910). Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 17, n. 40, p. 55-68, maio/ago. 2013. THOMPSON, J. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. VOGT, C. A espiral da cultura científica. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 45, jul, 2003. VOSGERAU, D. S. R; PINHEIRO, R. B. O uso do jornal impresso na educação básica: resultados de uma década de pesquisas no Brasil. In: Revista Iberoamericana de Educación. n. 59, p. 259-276, OEI/CAEU, 2012. ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas, SP: Autores Associados, 2001pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divulgação científica no ensino fundamental - contribuição do jornal escolar.pdf6,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons