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Título: Waruá e o Morro da Boa Esperança no diálogo entre os Saberes das Ciências e o Conhecimento Tradicional Indígena Dâw
Título(s) alternativo(s): Waruá and Morro da Boa Esperança in the dialogue between the Knowledge of Science and the Traditional Indigenous Knowledge Dâw
Autor(es): Aguiar, Patrícia Lisboa de
Orientador(es): Costa, Mauro Gomes da
Palavras-chave: Criança Indígena;Indigenous Child;Educação Escolar Indígena;Indigenous child School;Espaço Não Formal;Non Formal Space;Ensino das Ciências;Science Teaching;Saberes Científicos;Scientific knowledge
Data do documento: 28-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AGUIAR, Patrícia Lisboa de. Waruá e o Morro da Boa Esperança no diálogo entre os Saberes das Ciências e o Conhecimento Tradicional Indígena Dâw. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.
Resumo: A presente dissertação consiste na apresentação dos resultados obtidos por meio das interações e descrições da realidade das crianças do povo Dâw. A pesquisa tem como Objetivo Geral Analisar a Cosmovisão da Criança Indígena Dâw, levando em consideração o Diálogo estabelecido entre o Morro da Boa Esperança e o Ensino das Ciências. Os campos empíricos tratam-se da Escola Indígena Municipal Waruá localizada na área rural e do Morro da Boa Esperança localizado no centro da cidade de São Gabriel da Cachoeira – AM. Os sujeitos são crianças indígenas bilíngues da etnia Dâw, de uma sala miltisseriada de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Diante da realidade encontrada, optei pelas pesquisas em Antropologia, delineando a Etnografia como método de investigação. Os procedimentos para as técnicas de dados foram a Pesquisa de Campo, Diário de Campo, Objetivação Participante, os Croquis Territoriais e a História Oral, com abordagens qualitativa e descritiva, porque essas vertentes metodológicas valorizaram o povo Dâw em sua singularidade, uma vez que minha presença em campo me colocou dentro do universo das crianças Dâw, mesmo sem falar sua língua, ampliando assim a minha compreensão, entendimento e respeito pela cultura indígena. Acredito que as interlocuções da cosmovisão das crianças Dâw e dos adultos indígenas enriqueceram a interpretação dos procedimentos necessários para a escrita do texto. Por isso, a escrita da pesquisa também faz parte da metodologia e é toda em primeira pessoa do singular, tornando-se um ponto central de todo o trabalho. Reforço aqui que a pesquisa não foi realizada somente por mim, reconheço a importância da presença do meu orientador em todo o processo de construção e finalização. Estou ciente de que ela não é realizada sozinha, mas em parcerias. O referido estudo faz parte de uma pesquisa no Curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – UEA. Os resultados obtidos contribuíram para ampliar a visão da relação dos saberes científicos com o saber tradicional indígena Dâw, construídos de forma simples, no do dia a dia dessas crianças e pelas interpretações da pesquisadora. Possibilitou a aproximação dos conhecimentos das ciências, do mundo cosmológico vivenciado pelas crianças Dâw e favoreceu o reconhecimento do espaço socioambiental (Morro da Boa Esperança) a ser trabalhado. Diante do exposto, concluí que a cosmovisão da criança Dâw ocorre a partir do imaginário, e a relação dos conhecimentos científicos e dos saberes tradicionais indígenas Dâw surgem a partir do lugar em que essas crianças vivem (Waruá), ou seja, através do fazer/aprender e de sua visão holística diária do Morro da Boa Esperança, é dessa maneira que elas fazem a leitura de mundo. Em suma, posso dizer que a pesquisa não dá conta suficientemente de todas as dimensões da interligação desses saberes, apenas destaca alguns cruzamentos de saberes a partir da cosmovisão dos pequenos Dâw.
Abstract: This dissertation is composed of the presentation of the results obtained through the interactions and descriptions of the reality of the Dâw children. The general objective of the research is to analyze the Dâw indigenous child worldview, considering the dialogue between Morro da Boa Esperança and the Teaching of Sciences. The empirical fields are the Waruá Municipal Indigenous School located in the rural area and Morro da Boa Esperança located in the city center of São Gabriel da Cachoeira - Amazon. The subjects are the bilingual indigenous children of the Dâw ethnicity, in a multigrade classroom from 1st to 5th grade of elementary school. Given the reality, I have chosen the research in Anthropology, outlining Ethnography as a research method. The procedures for data techniques were Field Research, Field Diary, Participating Objection, Territorial Sketches and Oral History, with qualitative and descriptive approaches, because these methodological aspects valued the Dâw people in their uniqueness, since my presence in the field has placed me within the universe of Dâw children, even without speaking their language, thus broadening my comprehension, understanding and respect for the indigenous culture. I believe that the interlocutions of the Dâw children and indigenous adults worldview enriched the interpretation of the needed procedures for this writing. Therefore, research writing is also part of the methodology and is all on first person singular, becoming a central spot of all work. I emphasize here that I have not made the research by myself, I see the importance of my advisor presence throughout the construction and finalization process. I am aware that it is not performed alone, but with other people. This study is part of a research in the Masters Course in Education and Science Teaching in Amazon - UEA. The results contributed to broaden the vision of the relationship of scientific knowledge with the traditional Dâw indigenous knowledge, constructed in a simple way, in the daily life of these children and by the interpretations of the researcher. It made possible, of the cosmological world experienced by the Dâw children and favored the recognition of the socio-environmental space (Morro da Boa Esperança) to be worked. Given the above, I concluded that the Dâw child worldview occurs from the imaginary, and the relationship of scientific knowledge and traditional Dâw indigenous knowledge emerges from the place where these children live (Waruá), which means, by doing / learning and their daily holistic view of Morro da Boa Esperança, this is how they read the world. In short, I can say that the research does not sufficiently account for all the dimensions of the interconnection of this knowledge, only highlights some crosses of knowledge from the worldview of the Dâw children.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2449
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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