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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Érika da Silva-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-26T23:11:10Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.citationRAMOS, Érica da Silva. Educação e sexualidade: perspectivas teóricas, aspectos legais e produções científicas sobre esta prática no meio escolar. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2448-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the main legal references and some productions of teses and dissertation of the platform Oasis, between the years of 1996 to 2018, concerning the discussion of sexuality in the school environment and its implications for the practice. For this, in the methodology, the bibliographic review is as a procedural means from the sociohistorical approach as an epistemological follow-up, in which sexuality was resumed in the light of the foulcaultian theory. The main results show that the public policies on sexuality education, in different spheres, considered from the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), thus accentuating long periods of time to be legally approved, but which, regardless of the time, sought to consolidate, in the educational environment, a scenario of teaching and discussions about sexuality. With respect to theses and dissertations sensu, it has been made around how sexuality is experienced and / or discussed from the first grades of basic education to the preparation of higher education teachers and demonstrate that, even after twenty and two years after the implementation of LDB, delicate situations, in all Brazilian Regions, stand out during day-to-day sexuality education practices. Thus, it is noticed that even though there has been progress in the creation of legal references to support the interventions and work of education in sexuality, the attempts to construct the Brazilian educational curriculum are still irrigated by hygienic, demographic and religious visions, however, gradually movements against such visions have been highlighted in favor of the existence of the thematic "sexuality" with naturality in the school stimulating knowledge and the development of tolerance the diversities around the theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleEducação e sexualidade: perspectivas teóricas, aspectos legais e produções científicas sobre esta prática no meio escolarpt_BR
dc.title.alternativeEducation and sexuality: theoretical perspectives, legal aspects and scientific productions about this practice in the school environmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-26T23:11:10Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Jucelem Guimarães Belchior-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4459142973301767pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar o aporte dos principais marcos legais e algumas produções de teses e dissertação da plataforma Oasis, entre os anos de 1996 a 2018, relativas à discussão da sexualidade no meio escolar e suas implicações diante da prática. Para isto, na metodologia, a revisão bibliográfica está como meio procedimental a partir da abordagem sócio-histórica como seguimento epistemológico, em que a sexualidade foi retomada à luz da teoria foulcaultiana. Os principais resultados demonstram que as políticas públicas sobre educação em sexualidade, em diferentes esferas, consideradas a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), perpassaram resistências diversas mediante ao momento histórico em que ocorriam (tais como confrontos morais e religiosos), acentuando, assim, intervalos de tempo longos para serem legalmente homologadas, mas que, independente do tempo, buscaram consolidar, no meio educacional, um cenário de ensino e discussões acerca da sexualidade. No que tange as teses e dissertações, vê-se que tem sido feitas em torno de como a sexualidade é vivenciada e/ou discutida desde as primeiras séries da educação básica até o preparo de professores de ensino superior e demonstram que, mesmo após vinte e dois anos após a efetivação LDB, situações delicadas, em todas as Regiões brasileiras, sobressaem-se durante as práticas de educação em sexualidade no dia-a-dia. Assim, percebe-se que mesmo havendo avanço na criação de marco legislativo de suporte às intervenções e trabalhos da educação em sexualidade, as tentativas de construção do currículo educacional brasileiro, ainda são irrigadas por visões higienistas, demográficas e religiosas, contudo, paulatinamente, movimentos contrários a tais visões tem se destacado em prol da existência da temática “sexualidade” com naturalidade na escola estimulando conhecimento e o desenvolvimento de tolerância as diversidades em torno do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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