DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Eduardo Klinsmann de Souza-
dc.date.available2020-03-24-
dc.date.available2020-03-25T21:25:53Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2428-
dc.description.abstractIn this work, I use the Chicago Musical as an analysis of the choreographic structure and staging by Bob Fosse. At the first part, I present the history of the Musical Theater in its origin and arrival in Brazil, besides making a relationship with the musical works in the movies; I conclude this chapter with Bob Fosse's presentation and his main works: Cabaret, Chicago and All That Jazz. Then, elucidated how the research was structured methodologically in its data collection for analysis of the work based on the documentary of Fosse with excerpts in his first run, of the film released in 2002 and the revival to the Theater in Brazil in 2004. Finally, I consider and present specific choreographic and dramaturgical issues of the work, from its social relationship inserted at the time, to the relationships of the characters with the present moment. Keywords: Musical. Chicago. Bob Fosse. Jazz. Theater. Dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMusicalpt_BR
dc.subjectChicagopt_BR
dc.subjectBob Fossept_BR
dc.subjectJazzpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleA dança e o musical a partir das movimentações de Bob Fosse: análise da obra Chicagopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T21:25:53Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, utilizo a obra Musical Chicago como análise da estrutura coreográfica e encenação de Bob Fosse. Na primeira parte, apresento a história do Teatro Musical em sua origem e chegada no Brasil, além de fazer uma relação com as obras Musicais no Cinema; finalizo esse capítulo com a apresentação de Bob Fosse e suas principais obras: Cabaret, Chicago e All That Jazz. Em seguida, elucido como a pesquisa se estruturou de forma metodológica em sua coleta de dados para análise da obra tendo como base o documentário de Fosse com trechos em sua estreia, do filme lançado em 2002 e da remontagem para o Teatro no Brasil em 2004. Por fim, considero e apresento questões específicas coreográficas e dramaturgicas da obra, desde a sua relação social inserida na época, até às relações das personagens com o presente momento. Palavras-chave: Musical. Chicago. Bob Fosse. Jazz. Teatro. Dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBENVEGNUI, Marcela. Reflexões sobre jazz dance: identidade e (trans) formação – 11. ed. Volume 11, 2011. BERGAMO, Gabriella Nunes. O Teatro Musical Nos Palcos Do Brasil: Questões do processo histórico do gênero musical. Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132712>. Acesso em 10 jul. 2019. BITARELLI, Rogério. Coluna O Show Deve Continuar, Caderno B, p.5, RJ, 15 de agosto de 1980. CARDOSO, A. B.; FERNANDES, A. J.; CARDOSO-FILHO, C. Breve história do Teatro Musical no Brasil, e compilação de seus títulos. Revista Música Hodie, Goiânia, V.16 - n.1, 2016, p. 29-44 CARVALHO, Tânia. Charles Moeller; Claudio Botellho: Os Reis dos Musicais. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009. ESTEVES, Gerson da Silva. A BROADWAY NÃO É AQUI: Teatro musical no Brasil e do Brasil: Uma diferença a se estudar, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2014. GIL, Antônio Carlos, 1946 – Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. – 4.ed. – São Paulo: Atlas, 2002. GLOBO, Teatro. Rio e São Paulo recebem musicais com superproduções - Espetáculos nacionais e internacionais ditam o ritmo nos palcos. Publicado dez, 2012. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globoteatro/reportagens/noticia/2013/09/rio-e-sao paulo-recebem-musicais-com-superproducoes.html> Acesso em: 14 out. 2019. JESUS, de Karoline Kummer; DANTAS, Mônica Fagundes, Propostas Coreográficas da Dança Jazz na Cidade de Porto Alegre, Arquivos em Movimento, Revista Eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos – UFRJ, Volume 8, Número 2, Julho/Dezembro de 2012. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2003. MACARA, Ana. Dança jazz - de arte popular a técnica de dança. v. 9, nº. 4, jul./set. 67 1985. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade, 18 ed, Petrópolis: Vozes, 2001. NETO, José Maria e SCHURSTER, Karl. Cabaret (1972) e o Som das Botas Nazistas, Boletim do Tempo Presente, nº 05, p. 1 – 8, agosto de 2013. NUNES, Ana Paula. Cinema e dança – uma constante negociação entre duas linguagens. Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense – UFF. OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Disponível em <https://www.unioeste.br/prppg/metrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/educação/pdfs/UM%20APANHADOS%20TE%D3RICO-CONCITUAL.pdf> Acessado em 15 set 2019. PERONI, Rodrigo Oliva. Agência e performatividade de gênero em chicago: a ascensão moral de roxie, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. PORTUGUÊS, Musical em bom. Disponível em: <https://sites.google.com/site/musicalembomportuguesintro2/material-teorico/sinopses-de-musicais/cabaret>. Acesso em 30 maio 2019. PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RUBIM, Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional em Revista Poiésis Virtual. Publicação do Programa de Pós-Graduação em 70 Ciência da Arte da Universidade Federal Fluminense Niterói: PPGCA/PROPP, 2010. n. 16. Pp 40-51. SCHILD, Suzana. Coluna O Show Deve Continuar, Caderno B, p.5, RJ, 15 de agosto de 1980. SILVA, Kelly Keity. E Tudo é Jazz: Uma análise das versões musicais de Chicago adaptadas para o teatro brasileiro – Trabalho de Conclusão de Curso, Campinas, 2012. Monografia da Unicamp apresentada ao IEL. VENEZIANO, Neyde. Melodrama e Tecnologia no Musical Brasileiro. Anais do Congresso da ABRACE. Belo Horizonte, MG, Brasil, 2008. 68 VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: Dramaturgia e Convenções. Campinas: Pontes, Editora da UNICAMP. 1991 VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo. Revista Poiésis, n 16, p. 09-11, Dez. de 2010. YAZBECK, Ivanir. Coluna O Show Deve Continuar, Caderno B, p.5, RJ, 15 de agosto de 1980.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A dança e o musical a partir das movimentações de bob fosse - análise da obra Chicago.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons