DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2345
Título: A pesquisa na formação docente no curso de pedagogia no CESP/UEA: um processo em construção
Autor(es): Souza, Eliseu da Silva
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Formação docente;Pesquisa;Pedagogia;Currículo
Data do documento: 14-Mar-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa no curso de Pedagogia do CESP/UEA precisa ser assumida pelo coletivo como objeto de estudo, no sentido de projeto de formação docente. Além disso, ela deve se constituir em material pedagógico para o trabalho em sala de aula. Para tanto, é importante criar grupos de estudo para qualificar o processo, considerando o Projeto Curricular do curso que estabelece a pesquisa como o eixo do trabalho docente. Essa assertiva é fruto de uma investigação na formação docente no curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins/UEA, que analisou as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes, como exigência para a conclusão do curso. Para tanto, procurou-se responder ao questionamento de como ocorrem as pesquisas no curso de Pedagogia, ou seja, como são realizados os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs. O suporte teórico para a concretização dessa pesquisa foi embasado em André (2013), Pacheco (2005), Demo (1996, 2003, 2010, 2011), Meksenas (2002), Moreira e Tadeu (2011), Ghedin e Franco (2011), entre outros. Os procedimentos metodológicos foram pautados na abordagem qualitativa, a qual possibilita empregar diferentes estratégias de investigação e métodos para coleta dos dados. Os sujeitos foram tanto os egressos de 2012, no CESP/UEA – e que em 2014 já estavam atuando em sala de aula na educação infantil e no ensino fundamental em Parintins/AM –, quanto os professores formadores que atuaram no processo de orientação das referidas pesquisas. A coleta e análise dos dados foram organizadas em três categorias: 1) o processo da construção da pesquisa; 2) a preocupação de inserir a pesquisa na formação do professor pesquisador no cotidiano escolar; e 3) a contribuição (ou não) da pesquisa como disciplina no processo de formação do pedagogo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, e feitas observações da prática docente nas escolas das zonas urbana e rural onde estavam lotados os egressos. Para o desenvolvimento metodológico, o suporte teórico foi baseado em André (2013), Creswell (2007), Triviños (2008), Marconi e Lakatos (2011), Ghedin e Franco (2011). Observa-se, assim, que a pesquisa configura importante eixo no curso de pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas, mas que tal valor ainda não lhe foi atribuído na formação docente.
Abstract: The research in the course of Pedagogy/CESP UEA needs to be taken by the group as an object of study to teacher training project. In addition, it must be part of educational material for activities in the classroom. Therefore, it is important to create groups of study to qualify the process, considering the Curricular Project of the course which establishes the research as the axis of teaching. This assertion is the result of a research on the teacher education in the Faculty of Education at the Centro de Estudos Superiores de Parintins/UEA, which has analyzed the research developed by students as a requirement for graduation. Therefore, we sought to answer the question of how to place the research as a subject in the Faculty of Education, that is, how the Course Completion works are performed. The theoretical support for the realization of this research was based on André (2013), Pacheco (2005), Demo (1996, 2003, 2010, 2011), Meksenas (2002), Moreira and Thaddeus (2011) Ghedin and Franco (2011), among others. The methodological procedures were based on a qualitative approach, which allows the use of different research strategies and methods for data collection. The subjects of the study were both the graduating students in 2012, from CESP/UEA (the ones who, in 2014, were already working in the classroom in kindergarten and elementary school in Parintins/AM) and the trainers teachers who worked in the guidance process for those researches. The collection and analysis of data were organized into three categories: 1) the construction of the research process; 2) the concern of adding research in the formation of the teacher in the school routine; and 3) the contribution (or not) of the research as a discipline in the teacher training process. To reach such goal, semi-structured interviews were conducted, and observations have been made in class, during the teaching practice in schools, both in urban and rural areas, where graduates were working. For the methodological development, the theoretical support was based on André (2013), Creswell (2007), Triviños (2008), Marconi and Lakatos (2011), Ghedin and Franco (2011). It is observed, therefore, that the research sets an important axis in the course of pedagogy at the Amazonas State University, but such value has not been assigned in teacher education yet.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2345
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A pesquisa na formação docente no curso de pedagogia no CESP-UEA - um processo em construção.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons