DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Sandra Oliveira de-
dc.date.available2020-03-14-
dc.date.available2020-03-17T18:47:48Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2344-
dc.description.abstractThe Scientific Divulgation conveyed through magazine CHC (Ciência Hoje das Crianças), with emphasis on Science Education, emerges as source of scientific knowledge for a young audience, in formation and layman. This can act as a support tool for students as well for teachers. However, believing that not everything can be presented in a scientific magazine, it was sought to analyze, through Bardin (1977), the themes more submitted, the little mentioned and those that are topics not presented. It was saw also the criticality, the interdisciplinarity that this periodic exposes, in order to direct the student to reflect as participatory individual of actual society, a man imbued with reading and research and prepared for new types of conduct. It was treated a qualitative research, with bibliographical survey of 61 magazines since 2010 to the first half of 2015. The research, with subsequent content analysis, led to the finding of facts related to the themes, authors, narratives and other information also scientific not mentioned in periodic. It was used guiding principles those were cited in the PCN of natural sciences, revealing, thus, relations of power in the Scientific Divulgation. The CHC has fulfilled parts of its function about disseminate science; meanwhile, conversely, it has proven to be like an obstacle to contemporary Science by not submitting of multiple angles of reality, reproducing the informations, through which it make it simplistic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência hoje das criançaspt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleRevista ciência hoje das crianças: ferramenta educativa para o ensino de ciências e incentivo á pesquisapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T18:47:48Z-
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ricardo Alexino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5067045754100217pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee4Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee5Aguiar, Ana Paulina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707735418044407pt_BR
dc.description.resumoA Divulgação Científica veiculada pelo periódico Ciência Hoje das Crianças (CHC) com ênfase no Ensino de Ciências surge como fonte de saberes científicos a um público jovem, em formação e leigo. Essa ação pode funcionar como uma ferramenta de auxílio aos alunos, bem como aos professores. Contudo, por acreditar que nem tudo pode ser apresentado em uma revista científica, buscou-se analisar, por meio de Bardin (1977), as temáticas mais apresentadas, as pouco mencionadas e as que não são ditas. Observou-se, também, a criticidade, a interdisciplinaridade que este periódico expõe, de modo a encaminhar o estudante à reflexão como indivíduo participativo da sociedade atual, um ser imbuído de leituras e pesquisas, e preparado a novos tipos de conduta. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico de 61 periódicos de 2010 ao primeiro semestre de 2015. O levantamento, com posterior análise de conteúdo, propiciou a constatação de fatos relacionados às temáticas, autores, narrativas e demais informações também científicas não mencionadas na revista. Utilizaram-se eixos norteadores citados no PCN de ciências naturais, revelando, assim, relações de poder na Divulgação Científica. A CHC tem cumprido partes de sua função sobre divulgar ciência; entretanto, por outro lado, tem se mostrado como um obstáculo à Ciência contemporânea pela não apresentação de múltiplos ângulos da realidade, reproduzindo informações que a tornam simplista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesAIRES, J. A. et al. Divulgação científica na sala de aula: um estudo sobre a contribuição da revista Ciência Hoje das Crianças. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas... Bauru, SP, 25-29 de nov., 2003. ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo. Editora livraria da Física, 2010. ALMEIDA, Miguel Osório de. A vulgarização do saber. In: Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil de Luísa Massarani, Ildeu de Castro Moreira e Fátima Brito (Orgs.). Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002, p. 65-72. ALMEIDA, Sheila Alves de. A revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula: A dialogia do texto de divulgação científica. Campus da Praia Vermelha. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói. RJ, 2012. ANTUNES, Celso. Educação infantil: prioridade imprescindível. 9ª.ed. Petrópolis. RJ.Vozes, 2012. ASTOLFI, Jean-Pierre, PETERFALVI, Brigitte, VÉRIN, Anne. Como as crianças aprendem as ciências. Lisboa. Instituto Piaget, 1998. ASSIS, Katiane Maria Sales de. Agrotóxicos: A agressão à saúde humana e ao meio. Arte e Ciência. Publicado em 31 de outubro de 2008. AULER, Décio. Alfabetização científico–tecnológica: Um novo paradigma?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol 5, nº.1, Marzo, 2003, p.1-16. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma análise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. _______. A epistemologia. São Paulo: Martins Fontes, 1971. _______. O materialismo racional. Tradução de João Gama. Edições 70, 1953. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3ª. ed. Editora Hucitec. São Paulo, 1986. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977 BECKER, Howards S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. Tradução: Marco Estevão, Renato Aguiar. 3ª ed. Editora Hucitec, São Paulo, 1997. BENCOSTA, Memória e Cultura Escolar: a imagem fotográfica no estudo da escola primária de Curitiba. História (São Paulo) v.30, nº 1, p. 397-411, jan/jun 2011. ISSN 1980-4369 BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Trad. Pedro Elói Duarte. Edições 70, Lisboa, Portugal, 2004. _______. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. Trad. Denice Barbara Catani, São Paulo - Ed. UNESP, 2004. BUENO, Wilson. A divulgação da produção científica no Brasil: A visibilidade das pesquisas nos portais das Universidades Brasileiras. Ação midiática: Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. Universidade Federal do Paraná-Programa de Pós-graduação em Comunicação. N 07. Ano 2014. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/site/> Acesso em: 01 de Outubro 2015. CALDAS, Graça. Divulgações Científicas e Relações de Poder. Inf., Londrina, v. 15, nº. Esp., p. 31-42, 2010. CALIL, Patrícia. O professor-pesquisador no ensino de ciências. Curitiba: editora Ipbex, 2009. CARTA MAIOR. A agroecologia condena o nosso modelo econômico de tratar a terra. Disponível em: <http://cartamaior.com.br/>. Acesso em: 10 de Outubro 2015. _______. Dossiê Abrasco: o grito contra o silêncio opressivo do agronegócio. Disponível em: <http://cartamaior.com.br/> Acesso em: 13 de Maio de 2015 CHASSOT, Attico. Educação conSciência. 2ª ed. - Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2007. _______. Alfabetização Científica: questão e desafios para a educação. 5ª ed., Rev. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011. CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal?. Tradução: Raul Fiker. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. COSTA, Cristina. Educação, imagens e mídias. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. CUNHA, Márcia Borin da, GIORDAN, Marcelo. A divulgação científica como um gênero do discurso: implicações na sala de aula. In: VII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009. DELIZOICOV, D et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. DEMO, Pedro. ABC: Iniciação à competência reconstrutiva do professor básico. Campinas, 4ª ed. SP: Papirus, 2009. _______. Educar pela pesquisa. 7ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. _______. Educação e Alfabetização científica. Campinas, SP: Papirus, 2010. _______. Saber pensar. 7ª. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2011. _______. Habilidades e competências no século XXI. 3ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. _______. Metodologia da investigação em educação. Editora intersaberes. Curitiba 2013. ELIAS, Vanda Maria. Ensino da Língua Portuguesa: Oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011 FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013. FERNANDES, Joana Lobo de Mesquita Simões Pires. A responsabilidade Social na Comunicação da Ciência nos laboratórios de Estados Portugueses. Dissertação de Doutoramento em Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, 2007. _______. Perspectivas sobre os Discursos da Divulgação da Ciência. Exedra - número especial - p. 93-106, 2011. . FERREIRA, Gil Baptista. Qual o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas? Jornalismo público e deliberação política. Revista Exdra. Número especial 2011. FEYERABEND, Paul. Como defender a sociedade contra a Ciência? Tradução por Paulo Luiz Durigan; Curitiba, Novembro de 2009 FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida. 5ª ed. Loyola, São Paulo, 1996. FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à Filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Unesp, 1995. GERHARD, Ana Cristina; ROCHA FILHO, João Bernardes da. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências – v.17, nº 1, p. 125- 145, 2012. GOMES, Isaltina Maria de Azevedo Mello, A divulgação Científica em Ciência Hoje: Características discursivo-textuais. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, 2000. INDICADOR DE ANALFABETISMO FUNCIONAL (Brasil). Principais resultados. São Paulo, 2011. 18 p. Disponível em http://www.ipm.org.br/download/inf resultados_inaf2011_ver final diagramado_2.pdf Acesso em: 05 de Setembro 2014. ISAAC, Epstein. Comunicação da Ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. ORGANICOM. Ano 9. Ed. Especial, n. 16-17, 2012. IVIC, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky. Edgar Pereira Coelho (org.). Tradução: José Eustáquio Romão. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2010, p.140. (Coleção Educadores). LORENZETTI, L. e DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais, Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, nº 1, 37-50, 2001. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. MAGALHÃES, Cíntia Emanuelly Ramos; SILVA, Evanilda Figueiredo Gonçalves da; GONÇALVES, Carolina Brandão. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Artigo 14, Rev. Areté. Vol. 5, Manaus, p.14-28, ago-dez, 2012. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MASSARANI, L. Reflexões sobre a divulgação científica para crianças. In Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, 1999/BRA. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/paper/xxii-ci/gt11/11c04.PDF>. Acesso em: 13/02/2014. MASSARANI, L.; MOREIRA, C.; BRITO, F. (Orgs). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002 MERTON R.K., The Matthew Effect in Science, II – Cumulative Advantage and the Symbolism of Intellectual Property (1988). ISIS 79: 606-623 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humana. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/>. Acesso em 28/out. 2015. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a forma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 20ª ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2012. MARQUES, Mário Osório. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Daniele Saheb (org.) e tradução. Recife. Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2010, p.156. (Coleção Educadores). NASCIMENTO, Tatiana Galieta; REZENDE JÚNIOR, Mikael Frank. A produção sobre Divulgação Científica na área de Educação em Ciências: Referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências – v 15 (1), p. 97-120, 2010. OLIVEIRA, Caroline Barroncas; GONZAGA, Amarildo Menezes. Professor pesquisador – educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. 1ª ed. Curitiba, PR. Editora CRV, 2013. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ciências naturais/ Secretaria de Educação Fundamental. 2ª ed.- Rio de Janeiro: 2000. PEDROSO, Regina Célia. Pensar o mundo a partir da reflexão crítica. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009 PENICK, Jonh, E. Ensinado alfabetização científica. Educar, Curitiba, nº14, p.91- 113. Editora da UFPR, 1998. PIAGET, Jean. A epistemologia genética/Sabedoria e ilusões da filosofia; Problemas de psicologia genética. Traduções de Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujamra Daeir, Celia E. A. Di Piero. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. PINHEIRO, Adilson; MORAES, João S. C.; SILVA, Marcos R. Pesticidas no perfil de solos em áreas de plantação de cebolas em Ituporanga, SC. Eng. Agríc. Ambiental, v.15, nº 5, p. 533–538, 2011. PRAIA, João Félix. O ensino das Ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. Antônio Francisco Cachapuz, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Daniel Gil-Pérez (Orgs.). São Paulo: Cortez, 2012. REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 209, Jan/Fev 2010 Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 210, Março. 2010. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 211, Abril 2010. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 212, Maio. 2010. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 213, Junho. 2010. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 214, Julho. 2010. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 215, Agosto 2010. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 216, Setembro. 2010. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 217, Outubro. 2010. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 218, Novembro. 2010. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 219, Dezembro. 2010. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 220, Jan/Fev. 2011. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 221, Março. 2011. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 222, Abril. 2011. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 223, Maio, 2011. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 224, Junho, 2011. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 225, Julho, 2011. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 226, Agosto 2011. Mensal. ISSN 0103-2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 227, Setembro, 2011. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 228, Outubro. 2011. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 229, Novembro. 2011. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 230, Dezembro. 2011. Mensal. ISSN 0103- 2054 _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 231, Jan/Fev. 2012. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 232, Março. 2012. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 233, Abril. 2012. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 234, Maio. 2012. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 235, Junho. 2012. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 236, Julho. 2012. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 237, Agosto. 2012. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 238, Setembro. 2012. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______.Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 239, Outubro. 2012. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 240, Novembro. 2012. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 241, Dezembro. 2012. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 242, Jan/Fev. 2013. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 243, Março. 2013. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 244, Abril. 2013. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 245, Maio. 2013. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 246, Junho. 2013. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 247, Julho. 2013. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 248, Agosto. 2013. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 249, Setembro. 2013. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 250, Outubro. 2013. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 251, Novembro. 2013. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 252, Dezembro. 2013. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 253, Jan/Fev. 2014. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 254, Março. 2014. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 255, Abril. 2014. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 256, Maio. 2014. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 257, Junho. 2014. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 258, Julho. 2014. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 259, Agosto. 2014. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 260, Setembro. 2014. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 261, Outubro. 2014. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 262, Novembro. 2014. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 263, Dezembro. 2014. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 264, Jan/Fev. 2015. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 265, Março. 2015. Mensal. ISSN 0103- 2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 266, Abril. 2015. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 267, Maio. 2015. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 268, Junho. 2015. Mensal. ISSN 0103-2054. _______. Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 269, Julho. 2015. Mensal. ISSN 0103-2054. ROCHA, Marcelo Borges. O potencial didático dos textos de divulgação segundo professores de ciências. R. B. E. C. T., Vol 5, nº 2, Mai-Ago. 2012. ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da Divulgação Científica – A apropriação dos gêneros do discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, nº3, p. 581-612, set./dez. 2008. SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências V13(3), p. 333-352, 2008. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. In: Investigações em ensino de ciências, v. 16, nº 1, 59-77, 2011. SILVA, Leandro Londero da; e TERRAZZAN, Eduardo. As analogias na Divulgação Científica: O caso da Ciência Hoje das Crianças. In: IV Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. SILVA, H. S. C.; MEGID NETO, J. A divulgação científica no contexto social e escolar. Olhares e Trilhas, V. 5, p. 11-22, 2004. SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A leitura e seus poderes – um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leitura. Educar em Revista. Editora: UFPR. p. 103. Curitiba, Brasil, nº especial 2, p. 103-120, 2010. SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. Trad. João Carlos Todorov, Rodolfo Azzi. 11ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2003. SOUZA, Alexandre; MARQUES, Antônio Luiz Fernandes. A Divulgação Científica aplicada ao ensino Médio. Instituto de Ciências, Universidade Federal de Itajubá – Vitória, ES. 2009. TOROK, Simon. Falar de Ciências para crianças: algumas dicas. In: Massarani, Luisa (ed.). Ciência e criança. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2008. p.50-55. TRINDADE, Diamantino Fernandes; FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013. TRIVELATO, Sílvia Frateschi; SILVA, Rosana Louro Ferreira. Ensino de Ciências. São Paulo. Coleção ideias em ação. 2013 VYGOTSKY, Lev. A formação Social da Mente. São Paulo. Editora Livraria Martins Fontes Ltda., 4ª ed. brasileira, 1999. ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e Subjetividade no Discurso da Divulgação Científica. Campinas. Tese (Doutorado). IEL/Unicamp. 1997.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revista ciência hoje das crianças - ferramenta educativa para o ensino de ciências e incentivo á pesquisa.pdf30,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons