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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2342
Título: Concepções alternativas da disciplina física no primeiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Manaus
Autor(es): Leão, Núbia Maria de Menezes
Orientador(es): Kalhil, Josefina Barrera
Palavras-chave: Concepções Alternativas;Conceitos Científicos;Ensino de Física
Data do documento: 9-Set-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A pesquisa que se apresenta tem como objetivo fundamental identificar quais são as concepções alternativas presentes na disciplina Física do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Manaus. O fundamento teórico e metodológico deste trabalho se baseia em Pietrocola (1995), Mortimer (1995), Bachelard (1996), Lev Vygotsky (2005), Chassot (2003), Moreira (2006), e Mavanga (2007). Na pesquisa participou um (1) professor de Física e trinta e nove (39) estudantes, foi utilizado na coleta de dados instrumentos e técnicas como entrevista, questionário e observação, e a análise de conteúdo de Bardin. Os principais resultados mostram que as concepções alternativas são trabalhadas só como senso comum e o conhecimento científico, muitas vezes, não é abordado de maneira correta. Traça também um paralelo entre o ensino de ciências e as concepções alternativas e de que forma podem contribuir com o ensino aprendizagem. Apresentamos também algumas concepções prévias dos discentes e como elas devem ser atendidas pelos docentes.
Abstract: The research presented here is as important to identify what are the alternative conceptions present in the Physics course of the first year of high school in a public school in Manaus. The theoretical and methodological basis of this work is based on Pietrocola (1995), Mortimer (1995), Bachelard (1996), Lev Vygotsky (2005), Chassot (2003), Moreira (2006), and Mavanga (2007). In the survey participated in one (1) physics teachers and thirty-nine (39) students, it was used to collect tools and technical data such as interview, questionnaire and observation, and the Bardin content analysis. The main results show that the alternative conceptions are only worked as common sense and scientific knowledge often is not addressed properly. It also draws a parallel between the teaching of science and alternative concepts and how they can contribute to the teaching and learning. We also present some preconceptions of students and how they should be met by teachers
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2342
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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