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Título: Desenvolvimento de Tecnologia Educacional sobre cuidados em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde
Autor(es): Boaventura, Lilian César Salgado
Orientador(es): Honorato, Eduardo Jorge Sant’Ana
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde;Saúde mental;Tecnologia Educacional;Brasil
Data do documento: 13-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Os transtornos mentais afetam cada vez mais pessoas, impondo custos substanciais aos indivíduos, famílias, comunidades e sistemas de saúde. E, apesar do amplo movimento da Reforma Psiquiátrica, pouco ainda foi feito para o estabelecimento de novas práticas de cuidado em saúde mental pautadas na comunidade, na qual a Atenção Primária à Saúde (APS) deveria figurar como coadjuvante principal. Assim, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar os principais entraves para o cuidado da pessoa em sofrimento psíquico na Atenção Primária. Foram selecionados 17 artigos por meio das bases de dados virtuais em saúde que evidenciaram como principais dificuldades: a manutenção do modelo psiquiátrico tradicional, a falta de capacitação em saúde mental, falta de articulação em rede entre APS e RAPS, a ausência de ações de promoção à saúde mental, o uso incipiente dos recursos disponíveis na APS, as concepções estigmatizadas da pessoa em sofrimento mental pela equipe de saúde e o não reconhecimento da APS como lugar de cuidado em saúde mental. A partir dessas evidências, em uma segunda etapa, foi elaborado um protótipo de tecnologia educacional para o agir educativo-cuidativo dos profissionais da APS, buscando a conscientização e sensibilização acerca dessa temática, na tentativa de uma mudança desse quadro tão desfavorável à pessoa com transtorno mental. Logo, o investimento nas equipes de atenção primária é fundamental como estratégia para a melhoria da qualidade da assistência em saúde mental da população brasileira.
Abstract: Mental disorders affect more and more people, imposing substantial costs on individuals, families, communities and health systems. And, despite the broad movement of the Psychiatric Reform, little has been done to establish new community-based mental health care practices in which Primary Health Care (PHC) should be a major co-adjuvant. Thus, an integrative review of the literature was carried out in order to identify the main obstacles that make it difficult to care for the person suffering from mental illness in primary care. Seventeen articles were selected through the virtual health databases that showed as main obstacles: maintenance of the traditional psychiatric model, lack of mental health training, lack of network articulation between APS and RAPS, absence of promotion actions mental health, the incipient use of resources available in PHC, stigmatized conceptions of the person in mental distress by the health team, and non-recognition of PHC as a place of care in mental health. Based on these evidences, in a second stage, a prototype of educational technology was elaborated for the educational-caring action of PHC professionals, seeking to raise awareness and awareness about this issue, in an attempt to change this situation so unfavorable to the person with the disorder mental. Therefore, it is fundamental to invest in primary care teams as a strategy to improve the quality of mental health care in the Brazilian population.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2339
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PGSS - Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família

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