DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Érika da Costa-
dc.date.available2020-03-12-
dc.date.available2020-03-11T14:43:55Z-
dc.date.issued2018-09-19-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2225-
dc.description.abstractThe present study deals with Neuroeducation and Science Teaching and the cognitive contributions to Elementary Education I. The Neuroscience applied to Education can be a great allied in the practices of the teachers, because it allows to know the organization and functions of the brain, the cognitive processes, the attention, memory and relationships with emotion, motivation and performance in order to contribute to the student's learning process. The general objective of this research was to analyze the teaching and learning process of Science Teaching, in the fundamental I, in the sense of the study and applicability of the cognitive contributions from the knowledge of Neuroeducation. The research is of the qualitative type based on the phenomenological method. As a methodological procedure, the field research was adopted, the bibliographic support was fundamental to decipher the object being researched and to contribute to the data analysis, after the organization was performed. Notes were used in the field notebook, observations in the classroom and intervals for students' behavior to be perceived, both in the games and in the dialogues about learning; other procedures were the photographic record important methodological support because it instantly recorded the moment of the activity, and holding of workshops for data collection, which were subsequently analyzed through content analysis. The locus of the research was a Public School of the state network of Manaus, being 22 subjects and 3 teachers of the 5th grade of Elementary School I. With this work it was possible: To verify the contributions of Neuroeducation, specifically regarding the understanding of the learning process in the Science Teaching; To verify the perception of the students of the 5th grade of Elementary School of a school of the state public network of Manaus concerning the Teaching of Sciences, based on the contributions of Neuroscience to the educational processes; To evaluate the results obtained using the necessary knowledge regarding Neuroeducation that can subsidize and contribute to the educational process of learning in Science Teaching. Keywords: Neuroeducation; Neuroscience; Education; Science Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino das Ciênciaspt_BR
dc.titleNeuroeducação e ensino das Ciências : contribuições cognitivas para o ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T14:43:55Z-
dc.contributor.advisor1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804202757127868pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda a Neuroeducação e Ensino das Ciências e as contribuições cognitivas para o Ensino Fundamental I. A Neurociência aplicada a Educação pode ser uma grande aliada nas práticas dos professores, pois possibilita conhecer a organização e funções do cérebro, os processos cognitivos, a atenção, memória e as relações com emoção, motivação e desempenho a fim de contribuir para o processo de aprendizagem do estudante. O objetivo geral desta pesquisa foi Analisar o processo de ensino e aprendizagem do Ensino das Ciências, no fundamental I, no sentido do estudo e aplicabilidade das contribuições cognitivas a partir dos conhecimentos da Neuroeducação. A pesquisa é do tipo qualitativa alicerçada ao método fenomenológico. Como procedimento metodológico, foi adotada a pesquisa de campo, o suporte bibliográfico foi fundamental para decifrar o objeto pesquisado e contribuir para a análise dos dados, após ser realizada a organização. Foram utilizadas anotações no caderno de campo, observações na sala de aula e nos intervalos para que fosse percebido o comportamento dos alunos, tanto nas brincadeiras como nos diálogos sobre aprendizagem; outros procedimentos foram o registro fotográfico importante suporte metodológico porque instantaneamente registrava o momento da atividade, e realização de oficinas para a coleta de dados, que posteriormente foram analisados por meio de análise de conteúdo. O lócus da pesquisa foi uma Escola Pública da rede estadual de Manaus, sendo sujeitos 22 estudantes e 3 professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I. Com este trabalho foi possível: Verificar as contribuições da Neuroeducação, especificamente quanto à compreensão do processo de aprendizagem no Ensino das Ciências; Constatar a percepção dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de Manaus concernente ao Ensino das Ciências, tendo como base as contribuições da Neurociência para os processos educativos; Avaliar resultados obtidos ao utilizar conhecimentos necessários, em relação à Neuroeducação que possam subsidiar e contribuir no processo educativo de aprendizagem no Ensino das Ciências. Palavras-Chaves: Neuroeducação; Neurociência; Educação; Ensino das Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesBEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michel A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2008. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003. CORRÊA, Guilherme et al. Pedagogia Libertária: Experiências Hoje. Editora Imaginário, 2000. COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. CURY, Vera Cristina Sgambato. Relações entre a neurociência e o ensino e aprendizagem das artes plásticas. 236f. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-23072009-204411/ptbr.php> Acesso em: 09 set. de 2017. MORA, Francisco. Continuum: como funciona o cérebro? Trad. de Maria Regina Borges Osório. Revisão de Ivan A. Izquierdo. 1ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. GUERRA, Leonor B. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v.4, nº.4, publicação semestral, junho/2011. ___________, Leonor B. Aprendizagem: 10 dicas da neurociência para a sala de aula. Revista Mundo Escolar, Ano 1 - Nº 3, outubro 2017. IZQUIERDO, Iván. Memória. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010. _____________. Neurociência da Mente e do Comportamento. RJ: Guanabara Koogan, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia críticosocial dos conteúdos. 21ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. _____________. Didática. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1994. MACHADO, Angelo. Neuroanatomia Funcional. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2006. 81 MARTIN, J.H. Neuroanatomy: Text and Atlas . 2ª ed. Editora Appleton & Lange . New York. 574p, 1998. MARTINS, Vera. O emocional inteligente: como usar a razão para equilibrar a emoção. Editora Alta Books, Rio de Janeiro, 2015. MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício – Energia, nutrição e desempenho humano, Rio de Janeiro, RJ, : Editora Guanabara Koogan, 2003. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. MORAES, Alberto Parayba Quartim de. O livro do cérebro: Funções e anatomia. São Paulo: Duetto, 2009. MUSZKAT, Mauro et al. Música e Neurociências. In: Revista de Neurociências, nº 8, 2000. OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves de. Neurociência e os processos educativos: Um saber necessário na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba. Uberaba, 2011. PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Rio de Janeiro: Vozes, 1971. _____________. Seis estudos de Psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. PICCINI, Leandro. Como seu cérebro aprende? Atualização 11 de julho de 2015. Disponível em: estudareaprender.com/como-seu-cerebro-aprende/. Acesso em: 20/07/2017. PILLAR, Analice Dutra . A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana M. (Org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2004. RANDALL, David J.; BURGGREN, Warren W; FRENCH, Kathleen; ECKERT, Roger; FERNALD, Russel (Colab.).; Eckert fisiologia animal: mecanismos e adaptações.; 4. ed.; Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. RELVAS, Marta Pires. Fundamentos biológicos da educação – Despertando inteligências e afetividade no processo de aprendizagem. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009. _____________. Neuropedagogia e a complexidade cerebral na sala de aula. Revista Pisiquê Ciência & Vida, ano IV – edição 64 – Abril 2011. _____________. Neurociência na pratica pedagógica. Rio de Janeiro. Wak. Editora, 2012. 82 SAVIANI, Demerval. Tendências e correntes da educação brasileira. In: MENOES, D. T. (coord.). Filosofia da Educação Brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 1985. ____________. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo, Cortez, Autores Associados. 1991. SCHOLZ, Jan; KLEIN, Miriam. Em busca de novas conexões. Revista Mente Cérebro: o desafio de aprender. Nº 26, 2016. SINGI, G. 1996. Fisiologia Dinâmica. Editora Atheneu, São Paulo, p.194-198. STENBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Tradução de LUCHE, A M D e GALMAN, R. 5ª. ed. Norte Americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010. TABACOW, Luiz Samuel. Contribuições da Neurociência Cognitiva para a Formação de Professores e Pedagogos. 266p. Dissertação (Mestrado). Curso de Pós-Graduação em Educação. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, 2006. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?cod Arquivo=46> Acesso em: 09 set. de 2017. TOKUHAMA-ESPINOSA, Tracey Noel. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (mind, brain, and education science). Tese de Doutorado. Minneapolis, EUA. Capella University, 2008. Disponível em: http:// media.proquest.com/media/pq/classic/doc/1555896291/fmt/ai/rep/NPDF?_s=DNFDs QWI7PoylA3ngJfb4zVgy68%3D. Acesso em 11/04/2017. VIEIRA, Elaine, VALQUIND, Lea. “Oficinas de Ensino: O quê? Por quê? Como?”. 4º ed. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2002. VIGOSTKY. S. Lev. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ___________. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEUROEDUCAÇÃO E ENSINO DAS CIÊNCIAS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons