DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2223
Título: A alfabetização científica no ensino de Ciências no 5º ano do ensino fundamental em uma escola de tempo integral no município de Manaus/AM.
Autor(es): Melo, Rafael de Azevedo
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Alfabetização Científica;Ensino de Ciências;Prática Pedagógica;Aprendizagem
Data do documento: 7-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta dissertação com a temática A Alfabetização Científica no Ensino de Ciências no 5o ano do Ensino Fundamental em uma Escola de Tempo Integral no município de Manaus/AM, atrelada ao Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pela Universidade do Estado do Amazonas, direciona-se pela seguinte indagação científica: O Ensino de Ciências desenvolvido em uma turma em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental em uma Escola de Tempo Integral na cidade de Manaus proporciona a Alfabetização Científica? Para isso traçamos o objetivo geral: compreender como se desenvolve o processo da Alfabetização Científica no Ensino de Ciências em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental em uma Escola de Tempo Integral na Cidade de Manaus. Para que pudéssemos alcançar esse objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: Identificar os fundamentos teórico-práticos da alfabetização científica e do Ensino de Ciências; Conhecer as concepções de alfabetização científica e ensino de ciências expressas na proposta pedagógica da Escola de Tempo Integral e dos sujeitos pesquisados; Analisar a prática pedagógica do professor, o uso dos espaços e/ou recursos utilizados nas aulas de Ciências que podem favorecer a Alfabetização Científica. Nosso percurso metodológico baseou-se na abordagem qualitativa, onde utilizamos entrevistas, observação e pesquisa documental, sendo a análise de conteúdo que norteou os procedimentos de análise. Os resultados e discussões indicaram que a prática pedagógica, bem desenvolvida e intencional, no Ensino de Ciências, alicerçada em conexões com os fenômenos naturais, sócio-culturais e na formação de estudantes para o exercício pleno da cidadania, com vista ao seu bem estar social, proporcionou possibilidades no processo da Alfabetização Científica, desenvolvendo habilidades científicas dos estudantes, tais como, observar e elaborar hipóteses, através de pensamentos sistematizados. Constatamos os indicadores de Alfabetização Científica, apontados no trabalho de Sasseron. Palavras-chaves: Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Prática Pedagógica. Aprendizagem
Abstract: This dissertation with the theme The Scientific Literacy in the Teaching of Sciences in the 5th year of Elementary School in a School of Integral Time in the city of Manaus / AM, linked to the Postgraduate Program in Education and Teaching of Sciences in the Amazon, by the State University of Amazonas, is guided by the following scientific problem: how is the process of Scientific Literacy in Science Teaching developed in a class of the 5th year of Elementary School in a School of Integral Time in the City of Manaus? For this purpose, we have outlined the general objective: to understand how the process of Scientific Literacy in Science Teaching is developed in a group of the 5th year of Elementary School in a School of Integral Time in the City of Manaus. In order for us to achieve this goal, we draw the following specific objectives: Identify the theoretical-practical foundations of scientific literacy and science teaching; To know the conceptions of scientific literacy and science teaching expressed in the pedagogical proposal of the School of Integral Time and of the subjects researched; To analyze the pedagogical practice of the teacher, the use of the spaces and / or resources used in the science classes that can favor the Scientific Literacy. Our methodological approach was based on the qualitative approach, where we used interviews, observation and documentary research, and content analysis guided the analysis procedures. In the results and discussions indicated that the pedagogical practice, well developed and intentional, in Science Teaching, based on connections with natural phenomena, sociocultural and the training of students for the full exercise of citizenship, with a view to their social well-being, provided possibilities in the process of Scientific Literacy, developing students' scientific skills, such as observing and elaborating hypotheses through systematized thoughts. We verified the indicators of Scientific Literacy, pointed out in the work of Sasseron and discussed in our research. Keywords: Scientific Literacy. Science teaching. Pedagogical Practice. Learning
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2223
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons