DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2221
Título: Alfabetização científica : o ensino da leitura e escrita em uma escola estadual de tempo integral em Manaus/AM
Autor(es): Castro, Valdeni Liborio de
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Leitura e escrita;Prática pedagógica;Indicadores de alfabetização científica
Data do documento: 28-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A alfabetização científica emerge no contexto educacional com o desenvolvimento da ciência, baseada no pressuposto de dar condições para participação efetiva dos sujeitos na sua realidade. Os estudiosos do tema buscam mostrar a necessidade de sua construção a partir dos anos iniciais por meio de um ensino que possibilite a instrumentalização dos estudantes, desenvolvendo neles elementos para a leitura do mundo que os cercam. Neste contexto, esta dissertação de mestrado intitulada Alfabetização Científica: o ensino da leitura e escrita em uma escola estadual de tempo integral em Manaus/AM tem como objetivo geral analisar no ensino da leitura e escrita o processo de alfabetização científica, mediante os aportes teóricos de Soares (2010), Kleiman (1995), Tfouni (2010); Chassot (2003, 2011) Sasseron (2008), Lorenzetti Delizoicov (2001), Lemke (2006) dentre outros. O percurso metodológico parte de uma abordagem de pesquisa qualitativa, tem como característica o contato direto do pesquisador com os sujeitos pesquisados para analisar as inter-relações que são construídas em dada realidade. O local de pesquisa foi uma escola pública da cidade de Manaus, os sujeitos da pesquisa foram a pedagoga da escola, a professora e 29 estudantes de uma turma do 5º do Ensino Fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, a entrevista e a realização de três atividades com os educandos. Os resultados demonstraram uma concepção de ensino de leitura e escrita que vai ao encontro do conceito de letramento, a prática pedagógica da docente pesquisada é voltada para o trabalho com gêneros textuais, fundamentado numa perspectiva dialógica. Portanto, a pesquisa evidencia a existência de indicadores de alfabetização científica, desenvolvidos durante o processo de ensino da leitura e escrita que possibilitam assim afirmar que a alfabetização científica está em construção na turma pesquisada. Palavras-chave: Leitura e escrita; prática pedagógica; indicadores de alfabetização científica
Abstract: Scientific literacy emerges in the educational context with the development of science, based on the assumption provide conditions for effective participation of people in their reality. The theme scholars seek to show the need for the construction of this the early years through an education that allows the manipulation of students with elements for reading the world around him. In this context, this master thesis titled scientific literacy in the teaching of reading and writing in full-time State School of Santa Terezinha that has the general objective to analyze the teaching of reading and writing the scientific literacy process and seek through the theoretical contributions Soares ( 2010), Kleiman (1995), Tfouni (2010); Chassot (2003, 2011) Sasseron (2008), Lorenzetti Delizoicov (2001), Lemke (2006) among others, reflect the construction of scientific literacy for teaching reasoning processes and learning of reading and writing. To seek to achieve the goal pretedindo made a methodological approach is a qualitative research that is characterized by the direct contact of the researcher with suejitos surveyed to analyze the interrelations that are built in a given reality. The research took place at a public school in the city of Manaus with a 5th class of elementary school and the subjects were the teacher and the students in this class, and the school pedagogue. The data collection instruments were participant observation, interview and completion of three (3) activities with the students of the 5th year of the initial years. The results showed a reading of teaching design and writing that goes against the concept of literacy and the pedagogical practice of the researched teaching is geared to work with genres based on a dialogical perspective. In this context, we highlight the scientific literacy indicators developed for the teaching of reading and writing process that enables thus affirm the scientific literacy process is process in the research group. Keywords: reading design and writing; teaching practice; scientific literacy indicators.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2221
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons