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dc.contributor.authorDutra, Renner Douglas Gonçalves-
dc.date.available2020-03-12-
dc.date.available2020-03-11T14:21:05Z-
dc.date.issued2014-04-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2214-
dc.description.abstractThe present work presents in its title “from the song of the drum with children to the scientific education an approach from the Boi Caprichoso art school”. It has as objective to identify how the children work the scientific concept in the workshop of percussion at Boi Caprichoso art school aking of realizing scientific education. It presents theorical support founded in the sociology of childhood and this way it gets evidencing the child like a social actor and constructor of culture in the relationship with their pairs and the difference with the adult people. It is also composed of itself feeling and it is able to resignify the context where the children live. The researching was realized at Boi Caprichoso art school in the Parintins city. It’s a qualitative approaching of ethnographical study. It has in its proceduring of method the participant observation and it is an instrument to the construction of the dates. It’s was used a small tape record, daily of searching and the camera. The children who participate of this searching are 15 students that make part the workshop of percussion and an art educator like central personalities. In this convivence was possible listen to the children’s voices in the non-formal space of the art school and was observed that the children have knowledges of scientific concepts and from them was observed that they are able to do scientific education. It was observed too that matched subjects with the percussion they show themselves on relevant and significant way for their lives. It’s evidencing possibility to do scientific education. Key-words: Childhood. Culture. Science. Sociology of childhood. Non-formal spacespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectSociologia da infânciapt_BR
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.titleDo rufar do tambor com crianças à educação científica : uma abordagem a partir da escola de arte do boi Caprichosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T14:21:05Z-
dc.contributor.advisor1Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289241193022321pt_BR
dc.contributor.referee1Noronha, Evelyn Lauria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1289241193022321pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Denize Piccolotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127068615637198pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Carolina Brandão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8487067754847351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837485979821513pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como Título “Do rufar do tambor com crianças à educação científica: uma abordagem a partir da Escola de Arte do Boi Caprichoso”. Tem como objetivo Identificar como as crianças trabalham os conceitos científicos na oficina de percussão na Escola de Arte do Boi Caprichoso a fim de realizar educação cientifica. Apresenta suporte teórico fundamentado na Sociologia da Infância buscando evidenciar a criança como ator social e construtora de cultura na relação com seus pares e na alteridade com os adultos. Sendo também, dotada de sentido próprio e com capacidade de (res)significar o contexto em que vive. A pesquisa foi realizada na Escola de Arte do Boi Caprichoso na Cidade de Parintins. É uma abordagem qualitativa de estudo do tipo etnográfico. Tem como procedimento a observação participante e como instrumentos para a construção dos dados usamos o gravador de voz, o diário de campo e a máquina fotográfica. Participam desta pesquisa 15 crianças integrantes da oficina de percussão e 1 arte-educador como sujeitos centrais. Nesta convivência foi possível escutar as vozes das crianças no espaço não formal da Escola de Arte e perceber que as crianças possuem conhecimentos de conceitos científicos e a partir deles são capazes de fazer Educação Científica. Notamos que os conteúdos relacionados com a percussão se mostram significativamente relevante para as suas vidas. Evidenciando a possibilidade de fazer Educação Científica. Palavras-chaves: Infância. Cultura. Ciências. Sociologia da Infância. Espaços não Formais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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