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dc.contributor.authorCosta, Paula Naranjo da-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-11T13:41:24Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2199-
dc.description.abstractThe study aimed to understand how the knowledge concerning the themes of sexuality are evidenced and related, from Science Teaching, and its implications in the teacher / student training of the 5th year in a public school in Manaus. For this, we sought to identify how sexuality is treated in educational devices; to verify the teaching conceptions regarding sexuality and approaches in the educational practices and to analyze the implications of conceptions of sexuality for the formative process of the students of the 5th year of Elementary School. The theoretical basis was based on the works of Foucault (2011, 2015), Louro (2000, 2003), Furlani (2005, 2011), among others. As it is a methodological procedure, the research is offered in a qualitative approach, through a case study. In relation to the techniques and instruments of data collection, using a documental analysis of educational means, a semistructured interview with two teachers, a participatory observation and a notebook with the objective of performing three didactic sequences with the students and the students from the team. The analysis and interpretation of the data followed the steps of the qualitative case study, correlating the data with the basic theoretical contributions of the study. The results showed that the subjects related to sexuality are directly related to the discipline of Sciences, in a biological bias, even their discussion transversally incorporated in the analyzed educational documents. Teaching conceptions have exposed confluences between biological, moral and religious views, as well as children, making the sexuality aspect learned socially, reproduced in school, and in the articulations between girls and boys. The study stresses the need to insert the theme in the curricula of the initial training courses and continued of teachers and causes new investigations, enabling other approaches, as well as configuring as resistant to the growth of a reactionary wave that attempts to curtail discussions of sexuality in schools. Keywords: Sexuality. Science teaching. Sexual Education. Gender andSexualitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação Sexualpt_BR
dc.subjectGênero e Sexualidadept_BR
dc.titleO ensino de Ciências e sexualidade : um estudo das abordagens e práticas educativas no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T13:41:24Z-
dc.contributor.advisor1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Jucelem Guimarães Belchior-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4459142973301767pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165988356941168pt_BR
dc.description.resumoO estudo objetivou compreender de que maneira os conhecimentos referentes as temáticas de sexualidade, se evidenciam e relacionam, a partir do Ensino de Ciências, e suas implicações na formação docente/discente do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Manaus. Para isso, buscou-se identificar de que maneira a sexualidade é tratada nos dispositivos educacionais; verificar as concepções docentes referentes à sexualidade e abordagens nas práticas educativas e analisar as implicações das concepções de sexualidade para o processo formativo das/dos discentes da turma. A base teórica se sustentou nas obras de Foucault (2011, 2015), Louro (2000, 2003), Furlani (2005, 2011), entre outras. Como procedimento metodológico, a pesquisa se apoiou em uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Em relação às técnicas e instrumentos de coleta de dados, utilizou-se uma análise documental de dispositivos educacionais, entrevista semiestruturada com duas professoras, observação participante com registros no caderno de anotações e desenvolvimento de três sequências didáticas com dezoito crianças da turma. A análise e interpretação dos dados seguiram etapas do estudo de caso qualitativo, correlacionando os dados aos aportes teóricos basilares do estudo. Os resultados denotaram que assuntos vinculados à sexualidade se relacionam diretamente à disciplina de Ciências, em um viés biológico, mesmo incorporados de forma transversal nos documentos educacionais. As concepções docentes expuseram confluências entre visões biológicas, moralistas e religiosas, assim como as das crianças, indicando que aspectos em torno da sexualidade aprendidos no meio social são reproduzidos na escola, nas relações de gênero entre meninas e meninos. O estudo salienta a necessidade de inserir a temática nos currículos dos cursos de formação inicial e continuada de docentes e provoca novas investigações, além de configurar como resistente ao crescimento de uma onda reacionária que tenta cercear as discussões de sexualidade nas escolas. Palavras-chave: Sexualidade. Ensino de Ciências. Educação Sexual. Gênero e Sexualidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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