DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Eliomara Ramos-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-11T13:39:52Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2198-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze learning processes at the Technological Vocational Center - Amazonian Social Technologies (CVT-TSA) of the Mamirauá Institute for Sustainable Development (IDSM), headquartered in Tefé, AM. In order to describe and analyze learning process, the situated learning theoretical approach was used (LAVE and WENGER, 1991), as well as the understanding of education of attention (INGOLD, 2010). Theories that allowed us to see the diversity and complexity of existing learning processes. The study approaches learning as a social practice, and not as an individual and psychological phenomenon, that is, the approach considers participation and learning as inseparable and closely related (LAVE, 1996). Research methodology include a qualitative approach, using ethnographic research. Data collection instruments used were participant observation, documentary research and semi-structured interviews. Thereby it was possible to unveil that learning in the context of the CVT/TSA was based on several pedagogical events in which students were able to act as protagonists of their learning. Participation in decision-making indicate that the first group of students (class 2014-2015), the CVT proposed to follow a course towards a differentiated education, this trajectory went through several moments of difficulties, revealing that any agent or institution that proposes to work with an education that truly promotes the autonomy of the subjects faces great challenges.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação diferenciadapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTecnologias Sociaispt_BR
dc.title“Nossa sala de aula será o Médio Solimões”: A aprendizagem no contexto do Centro Vocacional Tecnológico – Tecnologias Sociais da Amazôniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T13:39:52Z-
dc.contributor.advisor1Bezerra, Nelissa Peralta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939447320676136pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Nelissa Peralta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939447320676136pt_BR
dc.contributor.referee2Rabelo, Ana Maria Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9504461153751227pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Rita de Cássia Fraga-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882999172098781pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4574444280963736pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem no Centro Vocacional Tecnológico –Tecnologias Sociais da Amazônia (CVT-TSA) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), com sede no município de Tefé/AM. Para descrever/ analisar as aprendizagens foram utilizadas a abordagem da aprendizagem situada (LAVE e WENGER, 1991) assim como a entendimento da educação da atenção (INGOLD, 2010). Teorias que permitiram caminhar dentre as diversidades e complexidade das aprendizagens existentes. O estudo aborda o processo de aprendizagem como parte do coletivo e não como um fenômeno individual e psicológico, ou seja, participação e a aprendizagem são inseparáveis e estão intimamente relacionadas. (LAVE, 1996). A metodologia utilizada é desenvolvida a partir da abordagem qualitativa por meio da pesquisa etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observação participante, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Com isso foi possível revelar que as aprendizagens no contexto do CVT/TSA se deram a partir de vários eventos pedagógicos na qual permitiu com que os estudantes atuassem como protagonistas de suas aprendizagens, a participação nas tomadas de decisões apontam que durante o processo da primeira turma, o CVT se propôs seguir um percurso em direção a uma educação diferenciada, essa trajetória passou por diversos momentos de dificuldades, revelando que, qualquer agente ou instituição que se propõe trabalhar com uma educação que promova verdadeiramente a autonomia dos sujeitos é um grande desafiopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesBECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Zahar, 2008. BERGE, P. L.; LUCKMANN, Thomas. The social construction of reality. New York: Anchor, 1967. BATESON, Gregory. Mente e natureza: a unidade necessária. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986, p.36-44, 69-70, 52-56. BRANDÃO. Carlos Rodrigues. Algumas ideias de vocação freiriana e alguns princípios para pensar uma educação destinada a formar pessoas para a vida social ao invés de apenas instrumentalizar indivíduos para o mercado. In: Educação Popular em debate 1.ed. PACO: São Paulo, 2017.300p BRAIT, Lílian Ferreira Rodrigues et al. A relação Professor/Aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis, v. 6, n. 1, 2010. BRASIL. Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) Avaliação do programa de apoio à implantação e modernização de centros vocacionais tecnológicos (CVT). Série 2 – Brasília: MCTI/ Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010. CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo:olhar, ouvir, escrever. In: O trabalho do antropólogo. 2.ed. São Paulo: UNESP/Paralelo 2000. CASTRO, Paula. Almeida; MATTOS, Carmen. Lúcia Guimarães. de. Sentido de escola: fazeres, deveres e saberes. Revista Teias, v. 12, n. 25, p. 17-32, 2011. CLIFFORD, Geertz. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora, 1989. COSTA E SILVA, Ana Maria. Desafios contemporâneos para a formação de jovens e adultos. Educar em Revista, n. 29, 2007. ERICKSON, Frederick. QualitativeMethods in ResearchonTeaching. OccasionalPaper No. 81. 1985. EXPÓSITO VERDEJO, Miguel. Diagnóstico rural participativo: una guía práctica. 2003. FARIA, AA da C. Ferramentas de diálogo: qualificando o uso das técnicas de DRPDiagnóstico Rural Participativo. MMA: IEB, 2006. 99 FANCK, Clenir. Entre a enxada e o lápis: a prática educativa da Casa Familiar Rural de Francisco Beltrão/ Paraná Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007 FERNANDES, Rosa Maria Castilhos; MACIEL, Ana Lúcia Suárez (org). Tecnologias Sociais: experiências e contribuições para o desenvolvimento social e sustentável. Porto Alegre: Fundação Irmão José Otão, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: paz e terra, v. 2006, 1996. GATTI, Bernardete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de educação, v. 13, n. 37, 2008. GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. In: Manicômios, prisões e conventos. 2015. IDSM. Ata da XII Assembleia de Mamirauá.. Local Setor Mamirauá – Comunidade Vila Alencar. Março, 2005. IDSM. Projeto Político Pedagógico: Centro Vocacional Tecnológico – Tecnologias Sociais da Várzea Amazônica, Tefé AM: IDSM, 2013. IDSM. Relatório de Gestão 2013. Tefé AM: IDSM, 2013. IDSM. Relatório de Gestão 2015. Tefé AM: IDSM, 2015. INGOLD, Tim. Da Transmissão de representação à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010. LAVE, Jean, WENGER, Etienne. Prática, pessoa, mundo social. In: Harry Daniels (org). Uma introdução a Vigotsky, São Paulo, Brasil: Edições Loyola,2002. p.165-173. LAVE, Jean. Teaching, as Learning, in Practice.Mind, Culture, and Activity.Berkeley, v. 3. n. 3, p. 149-164. 1996. LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press, 1991. LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons