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Título: “Nossa sala de aula será o Médio Solimões”: A aprendizagem no contexto do Centro Vocacional Tecnológico – Tecnologias Sociais da Amazônia
Autor(es): Martins, Eliomara Ramos
Orientador(es): Bezerra, Nelissa Peralta
Palavras-chave: Educação diferenciada;Aprendizagem;Identidade;Tecnologias Sociais
Data do documento: 22-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem no Centro Vocacional Tecnológico –Tecnologias Sociais da Amazônia (CVT-TSA) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), com sede no município de Tefé/AM. Para descrever/ analisar as aprendizagens foram utilizadas a abordagem da aprendizagem situada (LAVE e WENGER, 1991) assim como a entendimento da educação da atenção (INGOLD, 2010). Teorias que permitiram caminhar dentre as diversidades e complexidade das aprendizagens existentes. O estudo aborda o processo de aprendizagem como parte do coletivo e não como um fenômeno individual e psicológico, ou seja, participação e a aprendizagem são inseparáveis e estão intimamente relacionadas. (LAVE, 1996). A metodologia utilizada é desenvolvida a partir da abordagem qualitativa por meio da pesquisa etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observação participante, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Com isso foi possível revelar que as aprendizagens no contexto do CVT/TSA se deram a partir de vários eventos pedagógicos na qual permitiu com que os estudantes atuassem como protagonistas de suas aprendizagens, a participação nas tomadas de decisões apontam que durante o processo da primeira turma, o CVT se propôs seguir um percurso em direção a uma educação diferenciada, essa trajetória passou por diversos momentos de dificuldades, revelando que, qualquer agente ou instituição que se propõe trabalhar com uma educação que promova verdadeiramente a autonomia dos sujeitos é um grande desafio
Abstract: This research aimed to analyze learning processes at the Technological Vocational Center - Amazonian Social Technologies (CVT-TSA) of the Mamirauá Institute for Sustainable Development (IDSM), headquartered in Tefé, AM. In order to describe and analyze learning process, the situated learning theoretical approach was used (LAVE and WENGER, 1991), as well as the understanding of education of attention (INGOLD, 2010). Theories that allowed us to see the diversity and complexity of existing learning processes. The study approaches learning as a social practice, and not as an individual and psychological phenomenon, that is, the approach considers participation and learning as inseparable and closely related (LAVE, 1996). Research methodology include a qualitative approach, using ethnographic research. Data collection instruments used were participant observation, documentary research and semi-structured interviews. Thereby it was possible to unveil that learning in the context of the CVT/TSA was based on several pedagogical events in which students were able to act as protagonists of their learning. Participation in decision-making indicate that the first group of students (class 2014-2015), the CVT proposed to follow a course towards a differentiated education, this trajectory went through several moments of difficulties, revealing that any agent or institution that proposes to work with an education that truly promotes the autonomy of the subjects faces great challenges.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2198
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



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