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Título: O circuito da Ciência : possibilidades de alfabetização científica aos alunos do ensino fundamental
Autor(es): Lopes, Karoline Duarte
Orientador(es): Silva, Cirlande Cabral da
Palavras-chave: Espaços Não Formais;Circuito da Ciência;Bosque da Ciência;Alfabetização Científica;Análise Textual Discursiva
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Os espaços não formais de ciências auxiliam na conquista do desenvolvimento progressivo de fatos e conhecimentos científicos essenciais aos alunos. Diante disso, esta pesquisa objetivou desenvolver reflexões sobre as experiências educativas oportunizadas no Circuito da Ciência para a promoção de Alfabetização Científica entre os alunos do ensino fundamental. Também foi intenção deste estudo relatar as manifestações dos sujeitos diante das situações vivenciadas durante a visita ao Circuito da Ciência; investigar as experiências educativas que o Circuito da Ciência proporciona para os alunos do ensino fundamental; e analisar, a partir de indicadores específicos, as possíveis contribuições do Projeto Circuito da Ciência na Alfabetização Científica de alunos. Assim, foi feito o acompanhamento em cinco edições nesse projeto do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Os dados desta pesquisa foram coletados a partir de três fontes: por meio da observação das edições do projeto (registradas nos diários de campo), questionário aplicado ao coordenador do Bosque da Ciência e entrevista com 20 (vinte) alunos de diferentes escolas estaduais de Manaus participantes do evento. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva que se trata de uma metodologia de cunho qualitativo com o propósito de elaborar novas compreensões acerca dos fenômenos, discursos e corresponde a uma interpretação de caráter hermenêutico. Essa metodologia é composta por três importantes etapas: 1) unitarização que é a leitura minuciosa dos dados separando-os em unidades de significado; 2) categorização que é o processo de agrupar elementos semelhantes; e, 3) metatextos que são o surgimento de novas compreensões. Os elementos constituintes do fenômeno desta pesquisa e as relações que existem entre eles foram descritos com base nas análises não só da compreensão pessoal da pesquisadora, mas também das expressões dos sujeitos participantes da pesquisa. A análise dos dados foi precedida pela fase da comparação de padrões, articulando os fundamentos empíricos com os padrões teóricos previstos, inclusive com outras pesquisas correlacionadas a fim de ultrapassar a simples descrição. Quanto a presença dos Indicadores de Alfabetização Científica e seus atributos foram percebidos em diversos momentos durante as edições do Circuito da Ciência. Os resultados a que chegamos com a análise dos dados obtidos mostram que o Circuito da Ciência contribui não só para a ampliação de conhecimentos científicos, mas como aumentam as formas de ensinar e de aprender e cria situações que favorecem o desenvolvimento cognitivo do aluno visando a Alfabetização Científica. PALAVRAS-CHAVE: Espaços Não Formais. Circuito da Ciência. Bosque da Ciência. Alfabetização Científica. Análise Textual Discursiva.
Abstract: Non-formal spaces of science help in achieving the progressive development of facts and scientific knowledge essential to students. In view of this, this research aimed to develop reflections on the educational experiences offered in the Science Circuit for the promotion of Scientific Literacy among Primary School students. It was also the intention of this study to report the manifestations of the subjects before the situations experienced during the visit to the Circuit of Science; to investigate the educational experiences that the Science Circuit provides for elementary school students; and to analyze, from specific indicators, the possible contributions of the Circuit Science Project in the Scientific Literacy of students. Thus, it was followed up in five editions in this INPA - National Institute of Amazon Research project. The data of this research were collected from three sources: through the observation of the project editions (recorded in the field diaries), a questionnaire applied to the Forest of Science coordinator and an interview with 20 (twenty) students from different state schools in Manaus participants of the event. The data obtained were analyzed according to the Discursive Textual Analysis which is a qualitative methodology with the purpose of elaborating new understandings about the phenomena, discourses and corresponds to an interpretation of hermeneutical character. This methodology is composed of three important steps: 1) unitarization, which is the thorough reading of the data, separating them into units of meaning; 2) categorization which is the process of grouping similar elements; and, 3) metatexts that are the emergence of new understandings. The constituent elements of the phenomenon of this research and the relationships that exist between them were described based on the analyzes not only of the personal understanding of the researcher but also of the expressions of the subjects participating in the research. The analysis of the data was preceded by the pattern comparison phase, articulating the empirical foundations with the predicted theoretical standards, including with other correlated research in order to go beyond simple description. The presence of the Scientific Literacy Indicators and their attributes were perceived at various times during the editions of the Science Circuit. The results of the analysis of the data show that the Science Circuit contributes not only to the expansion of scientific knowledge, but also to increase the ways of teaching and learning and creates situations that favor the student's cognitive development aiming at Literacy Scientific. KEYWORDS: Non-formal spaces. Circuit of Science. Forest of Science. Scientific Literacy. Discursive Textual Analysis.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2196
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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