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Título: Vozes da Descolonização: narrativas de ex-alunos do centro de estudos superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST-UEA).
Autor(es): Lima, Felipe Ramos de
Orientador(es): Figueiredo, Guilherme de Gitahy de
Palavras-chave: Conhecimento;Descolonização;Centro de Estudos Superiores de Tefé
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho tem como principal proposta analisar o diálogo entre o saber ocidental declarado oficialmente pela universidade e os saberes historicamente construídos a partir das narrativas de egressos do CEST/UEA. A análise ancorou-se a partir da tradição do pensamento pós-colonial. A pesquisa adotou uma estratégia metodológica que combinou a história oral e etnografia. Enquanto história oral, nós privilegiamos a adoção de narrativas de histórias de vidas de ex-alunos do CEST/UEA e no aspecto etnográfico nós treinamos nosso olhar para o “estranhamento do familiar” (VELHO, 1979). Neste sentido, as análises das narrativas nos permitem enxergar produções que estão sendo desenvolvidas pelos sujeitos desta pesquisa que tem possibilitado a participação, a interação e a produção de um saber onde diferentes atores participam. Nós temos observado ainda como essa produção de conhecimento tem emergido de diferentes espaços não tradicionais do saber e também das problemáticas dos contextos onde estão situados. Essas reflexões acerca do conhecimento bem como da universidade em Tefé têm se mostrado fundamentais para a construção e a contribuição de um conhecimento autônomo e descolonizado.
Abstract: This work has as main proposal to analyze the dialogue between the Western knowledge declared officially by the University and the knowledge historically constructed from the narratives of alumnus of the CEST / UEA. The analysis was anchored from the tradition of postcolonial thought. The research adopted a methodological strategy that combined oral history and ethnography. As oral history, we favored the adoption of narratives from the life histories of CEST / UEA alumni, and in the ethnographic aspect we trained our eyes towards the "estrangement of the family" (VELHO, 1979). In this sense, the analysis of the narratives allow us to see productions that are being developed by the subjects of this research that has enabled the participation, the interaction and the production of a knowledge where different actors participate. We have also observed how this production of knowledge has emerged from different non-traditional spaces of knowledge and also from the problematic of the contexts in which they are situated. These reflections about knowledge as well as on the University in Tefé have been fundamental for the construction and contribution of an autonomous and decolonized knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2194
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



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