DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Geysykaryny Pinheiro de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-11T13:25:21Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2189-
dc.description.abstractThis research approaches giftedness indicators on Boi-Bumbá artists from Parintins, through their cientific practices visible on the art produced by them. By investigating subjects who present above average skills in any area of the knowledge, it’s possible to verify whether they are Highly Skilled subjects, thus these individuals remain invisible to society most of the times. Beyond that, these individuals enhanced skills might intertwine with science teaching, once they might be related to areas that integrate the resume, such as Mathematics, Physics, Chemistry, Biology, among other areas. The goal of this research was to analyze giftedness behaviors manifested by Boi-Bumbá artists from Parintins in their artistic expressions. The research is Qualitative and Phenomenological. Field research was adopted as technical procedure, with bibliographic support, interviews were performed, questionnaires, field journal and photographic records to collect data, which were analyzed afterwards through content analysis.The locus of the research was the city of Parintins, being 3 Boi-Bumbá top artists the subjects. By conducting this research it was possible to: Comprehend aspects related to giftedness, Criativity e Science; Identify Giftedness Characteristics on the artists who work at Boi-Bumbá in the city of Parintins and reflect on the artist practices and how they knowledge may impact the school. Keywords: High Abilities / Giftedness; Intelligence; Creativity; Science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAltas Habilidades/Superdotaçãopt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleO fazer científico dos sujeitos criativos : indicadores de altas habilidades/superdotação nos artosta do boi-bumbá de Parintinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T13:25:21Z-
dc.contributor.advisor1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1261581696808584pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Nara Joyce Wellausen-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447346437976428pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2292014330425818pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda indicadores de Altas Habilidades/Superdotação(AH/S) nos artistas do Boi-Bumbá de Parintins por meio do seu fazer científico visível na arte que produz. Investigar sujeitos que apresentam uma habilidade acima da média em alguma área do conhecimento, é dar a oportunidade de verificar se trata-se de sujeitos com AH/S, pois muitas vezes esses sujeitos ficam invisíveis para a sociedade. Além disso, as áreas de habilidade acima da média desses sujeitos podem fazer um entrelace com o Ensino das Ciências, uma vez que podem estar relacionados as áreas que compõe o currículo, como Matemática, Física, Química, Biologia, entre outras demais áreas. O objetivo desta pesquisa foi Analisar os comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação manifestados pelos artistas do Boi-Bumbá de Parintins em suas expressões artísticas. A pesquisa é do tipo qualitativa e de método Fenomenológico. Como procedimento técnico, foi adotada a pesquisa de campo, com suporte bibliográfico, foram utilizadas entrevistas, questionários, diário de campo e registro fotográfico para a coleta de dados, que posteriormente foram analisados por meio de análise de conteúdo. O lócus da pesquisa foi a cidade de Parintins, sendo sujeitos 3 artistas de ponta que atuam nos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso. Com este trabalho foi possível: Compreender os aspectos relativos a AH/S, Criatividade e Ciências; Identificar características de AH/S nos artistas do Boi-Bumbá de Parintins e Refletir sobre prática do artista do Boi-Bumbá de Parintins e a relação dos seus saberes com a escola. Palavras-Chaves: Altas Habilidades/Superdotação; Inteligência; Criatividade; Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, Eunice. M. L. S. Psicologia e educação do superdotado. São Paulo: EPU, 1986. ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação: Clarificando Conceitos, Desfazendo Ideias Errôneas. In: FLEITH, Denise de Souza. A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Atividades de Estimulação de Alunos. Brasília: MEC/SEESP, 2007. ______, Como desenvolver o potencial criador:um guia para a liberação da criatividade em sala de aula., 13ª ed.Petrópolis: Vozes, 2016 BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. São Paulo: Abril Cultural. 1978. p. 91-179. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002. BRASIL. Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <www.mec.gov.br/legis/defaut.html> Acesso em: 09/06/2016 ______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Resolução 04/2010, institui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial para a Educação Básica. Brasília: CNE/CEB, 2010. ______.Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Documento orientador: Execução da Ação. Brasília: MEC/SEESP, 2006. ______.Portaria Ministerial nº 13/2007, que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, o Ministério da Educação lançou o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. BOLGER, Niall. et al. Diary methods: capturing life as it is lived. Annual Review of Psychology, v. 54, p. 579-616, 2003. BORING, Edwin. G. Ielligence as the tests test it. New Kepublic,1923. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente, Trad. Álvaro Cabral, São Paulo: Cultrix, 2006. 75 CATTEL, Raymond. Abilities: Their structure, growth, and action. Boston: Houghton Mifflin, 1971. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003 CRESWELL, John. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008 DAVIS, Gary. A.; RIMM, Sylvia. B., SIEGLE, Del. Education of the gifted and talented. 3. ed. Needham Heights, MA: Allyn and Bacon, 1994. DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos – 4. ed.- São Paulo: Cortez, 2011. FEYERABEND, Paul. Science in a Free Society. London: NLB, 1978. FREITAS, Soraia Napoleão. A identificação e a inclusão de alunos com características de altas habilidades/superdotação: Discussões pertinentes. Revista Educação Especial, 32, 273-284, 2008. FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela Pérez B. Altas habilidades/ superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2010 GARDNER, Howard. Mentes que criam: Uma anatomia da criatividade observada através das vidas de Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandi. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996. ______. Mentes extraordinárias: Perfis de quatro pessoas excepcionais e um estudo sobre o extraordinário em cada um de nós. (G. B. Soares, Trad.). Rio deJaneiro: Rocco, 1999. ______. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução SILVA, Adalgisa Campos da, Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008. GUENTHER, Zenita Cunha. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. GUILFORD, Joy.Paul. The nature of human intelligence. New York: MacGrawHill, 1967. JACOBUCCI, Daniela. Franco. Carvalho. Contribuições dos espaços nãoformais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, p. 55-66, 2008. 76 KALHIL, Josefina. B., MENEZES, Ana. Paula (organizadores). Novas tendências pedagógicas: proposta alternativa no ensino de ciências. -1. ed.- Curitiba: Editora CRV, 2009. KUHN, Thomas. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2011. MERLEAU-PONTY, M. Phénomenologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945. MARQUEZINE, Maria Cristina. VII Encontro da Associação Brasileira de Educação Especial. O Atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/A T14-2013/AT14-020.pdf> Acesso em: 15 maio de 2017. MATURANA, Humberto, VARELA, Francisco. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana; tradução: Humberto Mariotti e Lia Dislin; ilustração: Carolina Vial, Eduardo Osório, Francisco Olivares e Marcelo Maturana Montañez – São Paulo: Palas Athenas, 2001. MERLEAU-PONTY, M. Phénomenologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945. MOSQUERA, Juan José, STOBAUS, Claus Dieter, FREITAS, Soraia Napoleão. Altas habilidades/superdotação: abordagem ao longo da vida. Periódicos <UFSM, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/viewFile/5371/pdf> Acesso em: 12 abril de 2017. NOVAES, Maria Helena Repensando a formação e o exercício profissional do psicólogo escolar na sociedade pós-moderna. In: ALMEIDA, S. F. C. (Org.), Psicologia escolar: ética e competências na formação e atuação profissional (pp. 127 a 134). Campinas, SP: Alínea, 2003. OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes de; GUIMARÃES, Tânia Gonza ga. Estratégias de Identificação do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (org.) A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. RENZULLI, Joseph. S. The three-ring conception of giftedness: A development model for creative productivity. In: R. J. Sternberg & J. E. Davidson (Orgs.), Conceptions of giftedness. Nova Iorque: Cambridge University Press, 1986. 77 RENZULLI, Joseph. Sally. ; REIS, S. M. The school widen rich ment model: How to guide for education al excellence(2a. ed.). Mansfield Center, CT: Creative Learning Press, 1997. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. SHAUGHNESSY, M.F., KANG, M.H., GREENE, M., MISUTOVA, M., SUOMALA, J, e SILTALA, R., Personality profile of gifted children: Preliminary report of an international study. North American Journal of Psychology, 2004. SPEARMAN, Charles. General intelligence, objectively determined and measured. American Journal of Psychology, 15, 201-293, 1904. STERNBERG, Robert. Beyond IQ: A triarchic theory of human intelligence. New York: Cambridge University Press, 1985. ______. Successful Intelligence: How practical and creative intelligence determine success in life. New York: Simon & Shuster, 1996. TORRANCE, Paul. Criatividade: medidas, testes e avaliações. São Paulo, SP: IBRASA, 1976. TRIVIÑOS, Augusto. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987. VALENTIN, A. Contrários – A celebração da rivalidade dos Bois-Bumbás de Parintins. Manaus: Editora Valer, 2005. VIRGOLIM, Angela. Altas Habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: MEC/SEESP, 2007. ______. A educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação em uma perspectiva inclusiva. In: STOLTZ, Tânia; MOREIRA, Laura Ceretta (orgs.) Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá Editora, 2010. STERNBERG, Robert. J. Success ful intelligence: How practical and creative intelligence determine success in life. Nova orque: Simon and Schuster, 1996. TORRANCE, Ellis.P. Criatividade: medidas, testes e avaliações. São Paulo: IBRASA, 1976. TRIVIÑOS, Augusto. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987. VALENTIN, A. Contrários – A celebração da rivalidade dos Bois-Bumbás de Parintins. Manaus: Editora Valer, 2005. 78 VALVERDE, Antônio José Romera. Pedagogia Libertária e Autodidatismo. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas – SP, 1996. VIRGOLIM, Angela. Altas Habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: MEC/SEESP, 2007. ______. A educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação em uma perspectiva inclusiva. In: STOLTZ, Tânia; MOREIRA, Laura Ceretta (orgs.) Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá Editora, 2012. ______. A educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação em uma perspectiva inclusiva. In: STOLTZ, Tânia; MOREIRA, Laura Ceretta (orgs.) Altas Habilidades/Superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá Editora, 2010. VYGOTSKY, Lev. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010. WECHSLER, David. The measurement of adult intelligence. 3th ed. Baltimore: The Williams & Wilkins Company, 1944. Wechsler, David. Manual for the Wechsler Adult Intelligence Scale. New York: The Psychological Corporation, 1950. WINNER, Ellen. Crianças Superdotadas: mitos e realidades. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O FAZER CIENTÍFICO DOS SUJEITOS CRIATIVOS.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons