DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2189
Título: O fazer científico dos sujeitos criativos : indicadores de altas habilidades/superdotação nos artosta do boi-bumbá de Parintins
Autor(es): Oliveira, Geysykaryny Pinheiro de
Orientador(es): Souza, José Camilo Ramos de
Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação;Inteligência;Criatividade;Ensino de Ciências
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa aborda indicadores de Altas Habilidades/Superdotação(AH/S) nos artistas do Boi-Bumbá de Parintins por meio do seu fazer científico visível na arte que produz. Investigar sujeitos que apresentam uma habilidade acima da média em alguma área do conhecimento, é dar a oportunidade de verificar se trata-se de sujeitos com AH/S, pois muitas vezes esses sujeitos ficam invisíveis para a sociedade. Além disso, as áreas de habilidade acima da média desses sujeitos podem fazer um entrelace com o Ensino das Ciências, uma vez que podem estar relacionados as áreas que compõe o currículo, como Matemática, Física, Química, Biologia, entre outras demais áreas. O objetivo desta pesquisa foi Analisar os comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação manifestados pelos artistas do Boi-Bumbá de Parintins em suas expressões artísticas. A pesquisa é do tipo qualitativa e de método Fenomenológico. Como procedimento técnico, foi adotada a pesquisa de campo, com suporte bibliográfico, foram utilizadas entrevistas, questionários, diário de campo e registro fotográfico para a coleta de dados, que posteriormente foram analisados por meio de análise de conteúdo. O lócus da pesquisa foi a cidade de Parintins, sendo sujeitos 3 artistas de ponta que atuam nos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso. Com este trabalho foi possível: Compreender os aspectos relativos a AH/S, Criatividade e Ciências; Identificar características de AH/S nos artistas do Boi-Bumbá de Parintins e Refletir sobre prática do artista do Boi-Bumbá de Parintins e a relação dos seus saberes com a escola. Palavras-Chaves: Altas Habilidades/Superdotação; Inteligência; Criatividade; Ensino de Ciências.
Abstract: This research approaches giftedness indicators on Boi-Bumbá artists from Parintins, through their cientific practices visible on the art produced by them. By investigating subjects who present above average skills in any area of the knowledge, it’s possible to verify whether they are Highly Skilled subjects, thus these individuals remain invisible to society most of the times. Beyond that, these individuals enhanced skills might intertwine with science teaching, once they might be related to areas that integrate the resume, such as Mathematics, Physics, Chemistry, Biology, among other areas. The goal of this research was to analyze giftedness behaviors manifested by Boi-Bumbá artists from Parintins in their artistic expressions. The research is Qualitative and Phenomenological. Field research was adopted as technical procedure, with bibliographic support, interviews were performed, questionnaires, field journal and photographic records to collect data, which were analyzed afterwards through content analysis.The locus of the research was the city of Parintins, being 3 Boi-Bumbá top artists the subjects. By conducting this research it was possible to: Comprehend aspects related to giftedness, Criativity e Science; Identify Giftedness Characteristics on the artists who work at Boi-Bumbá in the city of Parintins and reflect on the artist practices and how they knowledge may impact the school. Keywords: High Abilities / Giftedness; Intelligence; Creativity; Science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2189
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O FAZER CIENTÍFICO DOS SUJEITOS CRIATIVOS.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons