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dc.contributor.authorNegrão, Felipe da Costa-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T17:54:17Z-
dc.date.issued2018-05-11-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2173-
dc.description.abstractAn investigation based on skills and abilities requires prudence and daring, considering that these terms are almost "forbidden" in the educational sphere, even if they are present in most Brazilian legal documents. The challenge is widened when this study rests in the field of Mathematics Education. Thinking about skills and abilities requires certainty that there are no ready and finished subjects. Although the documents list an expected profile of a graduate, we know and recognize that professional identity is built, rebuilt and strengthened at all times. This research arises from personal concerns about the formative process of the mathematical educator, considering the negative experiences with mathematics in Basic Education. In order to do this, we invoke participant research through a qualitative-quantitative approach, where through questionnaires, interviews and direct observations, we seek to reflect on the profile of the mathematics teacher. Besides that, we developed a plan of action to clarify the study of skills and abilities, and this was developed with academics of the discipline of Supervised Curricular Internship I of the degree course in Mathematics of the Normal Higher School (ENS) of the State University of Amazonas (UEA). Therefore, the general objective of the research is to analyze how the supervised internship can contribute to the reflection about the competences and abilities of the Mathematical Educator. This research reinforces that the internship classes are excellent moments to discuss and broaden horizons regarding the formation of mathematics teachers, especially if they are anchored in the open dialogue with the class. Wherefore, the research contributes to the advancement of Mathematics Education in Higher Education, as well as strengthens the discussions about the Supervised Internship, besides prioritizing the reflexive exercise in future mathematics teachers about the skills and abilities inherent in the teaching of Basic Education. Keywords: Skills and Abilities. Mathematical Educator. Supervised internshippt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetências e Habilidadespt_BR
dc.subjectEducador Matemáticopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titleCompetências e habilidades do educador matemático : um diálogo a partir do estágio supervisionadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T17:54:17Z-
dc.contributor.advisor1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Aldeneia Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2859351350019658pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8567946572619249pt_BR
dc.description.resumoUma investigação pautada em competências e habilidades exige prudência e ousadia, tendo em vista que são termos quase “proibidos” no âmbito educacional, mesmo presentes em boa parte dos documentos legais brasileiros. O desafio amplia-se quando este estudo repousa no campo da Educação Matemática. Pensar em competências e habilidades requer a certeza da não existência de sujeitos prontos e acabados. Embora os documentos listem um perfil esperado de um graduado, sabemos e reconhecemos que a identidade profissional é construída, reconstruída e fortalecida a todo instante. Esta pesquisa surge a partir de inquietações pessoais quanto ao processo formativo do educador matemático, considerando-se as experiências negativas com a matemática na Educação Básica. Para tanto, evocamos a pesquisa participante por meio de uma abordagem quali-quantitativa, onde através de questionários, entrevistas e observações diretas, buscamos refletir sobre o perfil do professor de matemática. Além do mais, elaboramos um plano de ação, a fim de clarificar o estudo de competências e habilidades, que foi desenvolvido com acadêmicos da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de Licenciatura em Matemática da Escola Normal Superior (ENS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como o estágio supervisionado pode contribuir para a reflexão acerca das competências e habilidades do Educador Matemático. Esta pesquisa reforça que as aulas de estágio são excelentes momentos para discutir e ampliar horizontes quanto à formação de professores de matemática, principalmente, se estas forem ancoradas no diálogo aberto com a turma. Portanto, a pesquisa contribui para o avanço da Educação Matemática no Ensino Superior, bem como fortalece as discussões sobre o Estágio Supervisionado, priorizando o exercício reflexivo em futuros professores de matemática com relação às competências e habilidades inerentes à docência da Educação Básica. Palavras-chave: Competências e Habilidades. Educador Matemático. Estágio Supervisionadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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