DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vênus Maély Garcia de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T17:50:30Z-
dc.date.issued2019-09-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2172-
dc.description.abstractWritten in first person, this work parts from a research-action to investigate the relation between the teaching and learning of foreign languages and theater in accordance to the theatrical games proposed by Viola Spolin, that, according to whom, enable experiencing, being fully involved and allows the learners of foreign languages (FL) to learn in a participative way, since of one the biggest difficulties that have been noticed in terms of learning is the lack of applicability of the contents in a real context. It is also sought to think the theatrical art in a conscious way as a methodology that comes from my pedagogic practices, conveying its effectiveness, assuming the junction of theater and LE. The research counts on the interdisciplinarity due to the search and partnership with professionals from the Arts field, that have been giving me a much needed orientation about aspects that have been unknown to me, for having only being graduated in Languages, thus providing the exchange of ideas to fulfill the expectations about artistic, pedagogic and aesthetic comprehension. In doing that, this work proposes thinking about teaching-learning as of reflections that instigate the different forms of teaching and, mainly, of learning, especially when there are theories that approach the multiple intelligences defended by Howard Gardner, also discussed in this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.titleAprendendo língua estrangeira a partir das contribuições dos jogos teatraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T17:50:30Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Evany-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee3Santiago, Nereide de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381059579094841pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7050425882402645pt_BR
dc.description.resumoComposto em primeira pessoa, este trabalho parte de uma pesquisa-ação para investigar as relações entre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e o teatro consoante os jogos teatrais propostos por Viola Spolin, que, segundo a autora, permitem experienciar e envolver-se por completo, possibilitando aos aprendentes de línguas estrangeiras (LE) o aprendizado de forma participativa, diante de dificuldades que se tem percebido quanto à aprendizagem, como a falta de aplicabilidade dos conteúdos em um real contexto. Busca-se também pensar a arte teatral de forma consciente enquanto metodologia, por meio de minhas práticas pedagógicas, mostrando sua eficácia e assumindo a junção de teatro e LE. A pesquisa conta com a interdisciplinaridade mediante a busca e a parceria com profissionais da área de Artes que muito têm me orientado sobre os aspectos que antes desconhecia por ter formação apenas em Letras, proporcionado assim a troca de ideias para atender as expectativas sobre a compreensão estética, pedagógica e artística. Dessa forma, esse trabalho propõe pensar ensino-aprendizagem a partir de reflexões que instigam as diferentes formas de ensinar e, principalmente, de aprender, sobretudo considerando teorias que abordam as múltiplas inteligências defendidas por Howard Gardner, também discutidas nesse trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, C. Inteligências múltiplas. São Paulo: Salesiana, 2001. ARMSTRONG, T. Inteligências múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. ARTAUD, A. Teatro Oriental e Teatro Ocidental. IN: Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM Editores,1986. ANCELIN -SCHUTZENBERGER, A. Le jeu de rôle. 4º ed. Paris: E.S.F,1992. BARBOSA, A. M. A arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1994. ________. A imagem no ensino da arte. 6.ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. BARBOSA, A. M.; CUNHA, F. P. A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. BRASIL.MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Documento introdutório. Brasília: MEC/SEF, 1997. CAILLOIS, apud Negrine, Airton. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil: Simbolismo e Jogos. Porto Alegre: Prodil, 1994. CARTAXO, C. O ensino das artes cênicas na escola fundamental e média. João Pessoa: Editora da UFPB, 2001. CONSEIL DE L’EUROPE. Les langues vivantes: Appendre, enseigner, évaluer. Un Cadre Comun de Référence. Strasbourg. Consèil de la coopération culturelle Comité de l'éducation. 1998. ________. Cadre européen commun de référence pour les langues : apprendre, enseigner, évaluer. Guide pour les utilisateurs. Strasbourg : Division des Politiques Linguistiques, 2002. ________. Cadre européen commun de référence pour les langues: apprendre, enseigner, évaluation. Évaluation de compétences en langues et conception de tests. Strasbourg : Division des Politiques Linguistiques, 2002. ________. Cadre européen commun de référence pour les langues: apprendre, enseigner, évaluation. Relier les examens de langues au Cadre européen commun de référence pour les langues : Apprendre, enseigner, évaluer. Strasbourg : Division des Politiques Linguistiques, 2002. ________. Niveau B2 pour le français – Un référentiel. Paris : Ed. Didier, 2004. 114 _________. Niveau B2 pour le français – Textes et références. Paris : Ed. Didier, 2004. _________. Cadre européen commun de référence pour les langues: apprendre, enseigner, évaluer. Paris : Ed. Didier, 2005. _________. Niveau A2 pour le français – Un référentiel. Paris: Ed. Didier, 2008. CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Trad. ROSÁRIO, Maria Joana Pimentel; SOARES, Nuno Vedial. 2ª ed. Lisboa: Asa, 2006. CURRIE, K. L. Algumas diretrizes para o ensino-aprendizagem de línguas: Música e a Teoria das Múltiplas Inteligências na sala de aula. Vitória: Edufes, 2014. DESGRANGES, F. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003. FEITOSA, C. Explicando filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. 1994. _________. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre, RS Artes Médicas. 1995. _________. As artes e o Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997. GERMAIN, Claude. Évolution de L'enseignement des Langues : 5000 ANS D'histoire. Paris: CLE International, 1993. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. HOCHMAN, G. A ciência entre a comunidade e o mercado: leituras de Kuhn, Bourdieu, Latour e Knorr-Cetina. In: PORTOCARRERO, Vera (Org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento de cultura. 2. ed. Perspectiva: São Paulo, 1990. KOUDELA, I.D. Versão brasileira de SPOLIN, V. Improvisação Para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005. LARAIA, R. de B. Cultura um conceito antropológico. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006. LOPES, M. C. Ludicidade humana: contributos para a busca dos sentidos do humano. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004. 115 OLIVEIRA, J. A. P. Módulo pedagogia do teatro 2. Brasília: Editora Articor, 2011. PAVIS, P. 1947 - Dicionário de teatro: tradução para língua portuguesa sob a direção de J.Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. Perspectiva: São Paulo, 2005. PUPO, M. L. de S.B. No reino da desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva, 1991. REVERBEL, O. Oficina de Teatro. Porto Alegre: Kuarup, 2002. ROBERT, J.P. Dictionnaire pratique de didactique du FLE. 2. ed. Revue et augmentée. Paris: Éditions Ophrys, 2008. SILVA, E. D. da. Atuação teatral e ensino de Língua Estrangeira: Jundiaí: Paco Editorial, 2017. SPOLIN, V. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. Tradução Ingrid Dormien Koudela, São Paulo: 3. ed. Perspectiva, 2005. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988. VIEIRA, J. de A. Teoria do conhecimento e arte in: Formas de complexidade. Expressão Gráfica e Editora, 2006. ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Tradução: José Carlos Paes de Almeida Filho. Campinas: Pontes Editores, 1991. Produções Acadêmicas SANTOS, E. A. Do Lúdico ao Pedagógico: Vivências Teatrais na Formação Pessoal e Profissional dos Docentes em Serviço. Tese (Doutorado)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. SANTOS, G.F. A teoria das inteligências múltiplas e o ensino de língua francesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) UFPB. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6467/1/arquivototal.pdf> Acesso em: 17 de set. 2018. TRAJANO, A. O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2008. 116 Sítios Periódicos e Outros BARBOSA, A. M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. av. São Paulo, v. 3, n.7, set./dez,1989. ________. Arte, Educação e Cultura. Out. 2012. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co ...>. Acesso em: 09 de out. 2017. CAMARGO, M.H. Arte: Uma questão epistemológica. Revista Travessia Ed. XVI. ISSN 1982-5935. Disponível em: <https://www.academia.edu/3365984/ARTE_UMA_QUESTÃO_EPISTEMOLÓ GICA>. Acesso em: 10 de jun. 2018. CASTRO, A; SANCHES, G; ORTEGA, R. Arte e cultura na educação: uma parceria imprescindível para aprendizagem. Revista Diálogos Interdisciplinares -GEPIF, Aquidauana, v.1, n. 1, p. 231-235, out. 2014. Disponível em: <http://seer.ufms.br/ojs/index.php/deaint/article/view/581>. Acesso em: 05 de jun. 2018. FARIA, G; SOARES, E. Atividade reflexiva, investigação e pesquisa: um estudo com professores pós-graduandos do curso lato-sensu de Didática e Metodologia do Ensino Superior. Revista ponto de vista - Vol.7. Disponível em: <www.coluni.ufv.br/revista/wpcontent/uploads/v7.2011_4AtividadeReflexiva.pdf> Acesso em: 05 de jun. 2018. FERREIRA, F. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.1, p. 261-280, jan./abr. 2010 Disponível em: < www.scielo.br/pdf/ep/v36n1/a05v36n1.pdf > Acesso em: 15 de jun. 2018. JAPIASSU. R.O.V. Ensino do teatro e políticas educacionais. Cad. Educ. FAE/UFP el, Pelotas (12):129 - 161, jan./jul. 1999. PERES, J.R.P. Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular. Revista Departamento de desenhos e artes visuais. Disponível em: <www.cp2.g12.br/ojs/index.php/revistaddav/article/view/1163> Acesso em: 15 de abr. 2018 PILLOTTO, S. S. D. Educação pelo sensível. Education through a sensible meaning. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação ISSN 1981 - 9943 Blumenau, v. 1, n. 2, p. 113 - 127, mai./ago. 2007. Disponível em: <https://docplayer.com.br/26664340-Educacao-pelo-sensivel-silvia-sell-duartepillotto....> Acesso em: 05 de mai. 2018. 117 SANTOS, Boaventura de Souza; Hissa, Cássio E. Viana. In: Hissa, Cássio E, Viana (Org.) Conversações: de artes e ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.17-34. 2011. TROJAN, R. M. A arte e a humanização do homem. Afinal de contas, para que serve a artes? Revista Educar, Curitiba. n.12, p.87-96.1996. Editora da UFRP. Disponível em: <https://www.researchgate.net/.../307677054_A_arte_e_a_humanizacao_do_h omem_afin..> Acesso em: 07 de jul. 2018. ________. Metodologia, complexidade e arte. Revista do Lume. Núcleo interdisciplinar em pesquisas Teatrais - (UNICAMP) n.4, dezembro 2013. Disponível em: < https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/279> Acesso em; 10 de abr. 2018. WERNER, M. Abordagem cultural na sala de aula de língua estrangeira. Revista de Letras, Curitiba, n. 14, 2011. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/download/2339/1475> Acesso em: 08 de jun. 2018pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aprendendo a língua estrangeira a partir das contribuições dos jogos teatrais.pdf617,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons