DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Débora Regina Soares de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T17:47:31Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2171-
dc.description.abstractThe present dissertation is part of the Research Line Education in science, cognition and curriculum of the Post-Graduate Program in Education and Teaching of Sciences in the Amazon - UEA. The research had as a research problem the following question: How does the formation of Scientific Concepts in the teaching-learning process occur in Natural Science classes in the 8th year of Elementary School? And as a general objective to analyze the relationship between the teaching and learning process of the contents of Natural Sciences and the formation of scientific concepts in the 8th year of elementary school. One (1) science teacher and thirty-nine (39) students from the 8th grade of elementary school, from a public school in Manaus (AM) participated in the study. As data collection techniques we used: semi-structured interview with the teacher, observation of the teaching-learning process and focus group with the students. The data were analyzed from the Historical-Cultural matrix proposed by Vygotsky, using the following categories of analysis: a) Scientific concepts in science teaching; b) Spontaneous concepts and contextualization in the process of forming scientific concepts; c) Difficulties pointed out by the teacher in the teaching-learning process of scientific concepts; d) Problems observed that hinder the formation of scientific concepts in science teaching; e) Indicators of the process of formation of scientific concepts. We analyze the contexts of the study, as well as the teaching activity in the classroom, in the interactive processes of the construction of scientific concepts. As a result it was possible to perceive that the students as well as the Teacher did not abandon their more primitive forms of thought, the thought by Complexes. We perceive that the teaching-learning process in the classroom presents with extreme complexity and difficulty, since many of the necessary aspects involved in the construction of the scientific concepts are not approached correctly in the classroom or even known by the teacher. Keywords: Formation of Scientific Concepts. Teaching-Learning. Science teaching. Historical-Cultural Theory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Conceitos Científicospt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleO ensino de Ciências e a formação de conceitos científicos no 8º ano de uma escola pública de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T17:47:31Z-
dc.contributor.advisor1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Diosdada Barrera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee3Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079934040108331pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação faz parte da Linha de pesquisa Educação em ciências, cognição e currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – UEA. A pesquisa teve como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como se dá a formação de Conceitos Científicos no processo de ensinoaprendizagem nas aulas de Ciências Naturais no 8º ano do Ensino Fundamental? E como objetivo geral analisar a relação entre o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais e a formação de conceitos científicos no 8º ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa uma (1) professora de Ciências e trinta e nove (39) estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública em Manaus (AM). Como técnicas de coleta de dados utilizamos: entrevista semiestruturada com a professora, observação do processo de ensino-aprendizagem e grupo focal com os discentes. Os dados foram analisados a partir da matriz Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, utilizando-se as seguintes categorias de análise: a) Os conceitos científicos no ensino de Ciências; b) Conceitos espontâneos e a contextualização no processo de formação de conceitos científicos; c) Dificuldades apontadas pela professora no processo ensino-aprendizagem dos conceitos científicos; d) Problemas observados que dificultam a formação de conceitos científicos no ensino de Ciências; e) Indicadores do processo de formação de conceitos científicos. Analisamos os contextos do estudo, bem como a atividade docente na sala de aula, nos processos interativos da construção de conceitos científicos. Como resultado foi possível perceber que os estudantes, bem como a Professora não abandonaram suas formas mais primitivas de pensamento, o pensamento por Complexos. Percebemos que o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula se apresenta com extrema complexidade e dificuldade, visto que muitos dos aspectos necessários envolvidos na construção dos conceitos científicos não são abordados corretamente em sala de aula ou mesmo conhecidos pela professora. Palavras Chave: Formação de Conceitos Científicos. Ensino-Aprendizagem. Ensino de Ciências. Teoria Histórico-Cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesAPOEMA. Guia básico de Ciências. Editora Apoema, 2017. AZEVEDO, Fernando, e outros. A reconstrução educacional no Brasil, ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Compa nhia Editora Nacional. 1932. BACHELARD, Gaston. A formação do Espirito Cientifico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto,1996. ___________. O novo espirito científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores) BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? 2. ed. 7ª impressão. São Paulo: Ática, 2009. BOTELHO, Rafael. O processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva vigotskiana e a formação do pedagogo para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: julho. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf> Acesso em: julho. 2017. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 7. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: dez. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5662 1-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estruturapdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: jan. 2018. CASTRO, Darcy Ribeiro de; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. O conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental I sobre funções vitais de animais e plantas. Revista Ibero-americana de Educação n.º 59/3 – 15/07/12. 110 CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 21, set/dez. 2002, p. 89 a 100. Acesso em: www.capes.org.br. Em: 22.04.2016. ________________. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação, Ijuí, Editora da Unijuí( 6. ed. reimpressão 2014) 2000. COSTA, Rodrigo Garrett da; PASSERINO, Liliana Maria; ZARO, Milton Antônio. Fundamentos teóricos do processo de formação de conceitos e suas implicações para o ensino e aprendizagem de química. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 01, p.271-281, jan-abr 2012. CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André e PERNAMBUCO. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007. FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo; NETO, Jorge Megid. Pesquisas sobre o estado da arte em Educação em Ciências: uma revisão em periódicos científicos brasileiros. VI ENPEC 2007 – disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p623.pdf. Acesso em jan. 2018. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI – o dicionário da língua portuguesa. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. GASPARIN, J. L..A Construção dos Conceitos Científicos em sala de aula (No Prelo). In: Nádia Lúcia Nardi. (Org.). Educação: Visão Crítica e Perspectivas de Mudança. 1ed.Concórdia - SC: EDUNC - editora da Universidade do Contestado -SC, 2007, v. 1, p. 1-25. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2011. LIMA, Ana Cláudia Sá. Uma reflexão acerca da formação de conceitos científicos na disciplina de Ciências Naturais no Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Manaus. 2018. 177 folhas. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018. LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JUNIOR, Orlando; CARO, Carmen Maria de. A formação de conceitos científicos: Reflexões a partir da produção de livros didáticos. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 855-871, 2011. LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais do ensino fundamental. Ensaio – Pesquisa em educação em Ciências, Belo Horizonte, v.3, n 1, p. 5-15, 2001. <Disponível em: 111 http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/ diretrizes/dir_ef_ciencia.pdf.>. Acesso em: abril de 2017. MANAUS, Prefeitura de. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular 6º ao 9º ano. Manaus 2015. MELLO, Suely Amaral. Linguagem, Consciência e Alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP – Marília – Publicações, 2000. MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 22.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. MORGAN, D. Focus group as qualitative eresearch. Qualitative Research Methods Series. 16. London: Sage Publications, 1997. PEDRANCINI, Vanessa Daiana; CORAZZA, Maria Júlia; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda. Mediação pedagógica e a formação de conceitos científicos sobre hereditariedade. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCienciasVol 10, Nº 1, 109132, 2011. GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social. 23.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. RABELLO, Rodrigo. A contribuição da história dos conceitos à ciência da informação: dimensões categórico-abstratas e analítico-causais. Ciência da Informação (Online), v. 39, p. 35-46, 2010. REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. 138p. SANTOS, José Nunes dos; GEBARA, Maria José Fontana. Ensino de ciências: o filme como recurso didático na mediação pedagógica para a formação de conceitos científicos.Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Año 2014, Número Extraordinario. ISSN Impreso: 0121-3814, ISSN web: 2323-0126. SCHROEDER, Edson. Os conceitos espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de ciências: análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências V.8, No. 1. 2013. SCHWARTZMAN, Simon; CHRISTOPHE, Micheline. A educação em ciências no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto do Estudo do Trabalho e Sociedade – IETS. 2009. SERPA, Gerardo Ramos; FALCÓN, Adriana López. La formación de conceptos: una comparación entre los enfoques cognitivista y histórico-cultural. Educação. Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 615-628, jul./set. 2015. TEIXEIRA, F. M. Fundamentos teóricos que envolvem a concepção de conceitos científicos na construção do conhecimento das ciências naturais. Ensaio: 112 Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 121-132, 2006. Disponível em: http://150.164.116.248/seer/index.php/ensaio/article/view/112. TEIXEIRA, Lithyeri Paulista. Experimentação investigativa em ciências e a formação do conceito de germinação. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. TORRES, A.C.P.L.G.C.. Concepção de Aprendizagem, Desenvolvimento e Formação Conceitual para docentes de cursos de Licenciatura. In: IV Cngreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicologia, 2012, Buenos Aires. Memorias IV Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XIX Jornadas de Investigación VIII Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR 27 al 30 de noviembre de 2012 PSICOLOGÍA EDUCACIONAL Y ORIENTACIÓN VOCACIONA, 2012. v. TOMO 1. p. 307-312. TORRES, A.C.P.L.G.C.. Concepção de Aprendizagem, Desenvolvimento e Formação Conceitual para docentes de cursos de Licenciatura. In: V Congresso Internacional de Psicologia, 2012, Maringá. Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia. VERA, Rubén Gonzáles; MENDONZA, Herminia Mendonza; ROBLEDO, Roberto Arzate; FERMOSO, Norma Leticia Cabrera. Enseñanza didática de los processos psicológicos básicos: Adquisición de conceptos. Universidad Nacional Autónoma de México. México, 1. ed. UNAM 2011. Disponível em: <http://antares.iztacala.unam.mx/papime/wpcontent/uploads/2014/10/Adquisicion_conceptos1.pdf> acesso em jan. 2018. VIGOTSKII, L.S Aprendizagem e desenvolvimento Intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L.S. LURIA, A. R. LEONTIEV, A. N. Trad: Maria Penha Villalobos Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 14 ed. São Paulo: Ícone, 2016 VYGOTSKY, Lev Semiónovich. Pensamiento y lenguaje. Buenos Aires, Editorial Lautaro, 1964. 181 págs. (tradução argentina) _____________ El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Grijalbo, Barcelona 1979. pp. 87-158. _____________ Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la edad infantil. Obras escogidas, Tomo II. Editorial Pedagógica, Madrid, pp. 181-286. 1993. ______________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998a. 191p. ______________. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998b. 194 p. ______________. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998c. 377p. ______________. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 496p. ______________. Obras Escogidas III: Problemas del desarrollo de la pisqué. Madri: A. Machado Libros, 2012a. 113 POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons