DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Nayara Ferreira-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-10T17:25:31Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2168-
dc.description.abstractThe studyaimstounderstandthedidacticsof Science Teaching from the thought of Habermas in a class of 5th grade elementaryschoolofthestatepublicnetwork in Manaus. Dividedintothreechapters, thisresearch shows in its first part the theoreticalrelationbetweenHabermasianconceptsandtheteachingofSciencesfrom a democratic perspective. For that, the concepts of emancipation, argumentation, interaction, dialogue and consensus and their interfaces withscienceteachingwerestudied;thischapteralsoanalyzesthe legal andthe curricular basesthatguidetheteachingofSciences. The second stage, presented in chapter two, brings the observation of Science classes and the documentary, epistemological and didactic aspects. However, it wasnoticedthatthe discipline in questionwasmarginalizedsothatthestudentscouldcarry out a training in thesubjectsofPortugueseandMathematicswith a view totheimprovementofindices in a testcalled “ProvaBrasil”. It can be affirmed that the strategic and instrumental interests of the State, materialized in seeking improvement of indexes, overlapped with the right of the student tohave access to a qualityeducation. Thus, Science Teaching in the school reality in question does not allow the student to the construction of an emancipated formation, since the exclusion of this curricular component was carried out in the margins of a public debate, which demonstrates the antidemocratic character with which the school is used. The last chapter refers to the potentialsoftheHabermasianwork for Science Teaching from a didactic sequence carried out in the group whose research was implemented. The analysis of science education through intersubjectively shared interaction and communication has demonstrated the potential of promoting access to culturally socialized scientific knowledge, by enabling the teacher to make corrections and deepen the contents worked during the debates proposed during the classes. Key-words: Didatics; Science Teaching;Epistemology; Habermas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectHabermaspt_BR
dc.titleUm olhar habermasiano acerca do ensino de ciências no 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T17:25:31Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee3Brito, César Lobato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163631243200566pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948456845760153pt_BR
dc.description.resumoO estudo busca compreender a didática do Ensino de Ciências a partir do pensamento de Habermas em uma turma de 5º ano do ensino fundamental da rede estadual pública em Manaus. Dividido em três capítulos, este trabalho mostra em sua primeira parte a relação teórica entre conceitos habermasianos e o Ensino de Ciências dentro de uma perspectiva democrática. Para tanto, foram estudados os conceitos de emancipação, argumentação, interação, diálogo e consenso e suas interfaces com o Ensino de Ciências; neste capítulo também estão presentes as análises das bases legais e curriculares que orientam o Ensino de Ciências. A segunda etapa,exposta no capítulo dois, traz a observação das aulas de Ciências eos aspectos documentais, epistemológicos e didáticos.Contudo,notou-se que a disciplina em questão foi marginalizada para que os alunos pudessem voltar o foco para Português e Matemática com vistas à melhoria de índices na Prova Brasil. Pode-se afirmar que os interesses estratégicos e instrumentais do Estado, materializados em buscar melhoria de índices, se sobrepôs ao direito do aluno de ter acesso a uma educação de qualidade.Logo, o Ensino de Ciências na realidade escolar em questão não possibilita ao aluno a construção de uma formação emancipada, visto que a exclusão desse componente curricular foi realizada à margem de um debate público, o que demonstra o caráter antidemocrático com a qual a escola é utilizada.O último capítulo se refere aos potenciais da obra habermasiana para o Ensino de Ciências a partir de uma sequência didática realizada na turma cuja pesquisa era implementada. A análise do Ensino de Ciências a partir da interação e da comunicação intersubjetivamente partilhada demonstrou potencial de promovero acesso ao conhecimento científico culturalmente socializado, por possibilitar ao professor fazer retificações e aprofundamentos nos conteúdos trabalhados durante os debates propostos durante as aulas. Palavras-chave: Didática; Ensino de Ciências;Epistemologia; Habermaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALCÂNTARA, M. I. P; GHEDIN, E. A teoria da ação comunicativa de Habermas como fundamento epistemológico para o ensino de ciências na Amazônia. In: GHEDIN, E. O ensino de Ciências e suas epistemologias. Boa Vista: Editora UFRR, 2017. AMAZONAS. Proposta Curricular do Ensino Fundamental do 4º e 5º ano do II ciclo. Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, 2008. BALL, S. J.; MAINARDES, J. Políticas Educacionais, questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. BANNELL, R. I. Habermas & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. BONETI, L. W. Educação para justiça social, agentes insurgentes. Revista Diálogo Educacional, vol. 16, nº 47, jan/abr. 2016. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2017. _______.Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf> Acesso em: 6 de setembro de 2017. _______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13 448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192> Acesso em 3 de setembro de 2017. _______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em 13 de setembro de 2017. _______. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf>Acesso em 13 de setembro de 2017. CHAPANI, D. T; CARVALHO, L. M. O. As políticas públicas na formação de uma professora de ciências: uma análise a partir de contributos do pensamento habermasiano. Investigações em Ensino de Ciências, vol. 14 (3), 2009. CACHAPUZ, A. F. Investigação em didática das ciências em Portugal: um balanço crítico. In: PIMENTA, S. G. (org). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e Portugal. São Paulo: Cortez, 2008. 86 CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2014. ______. GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo, Cortez, 2011. ______. PRAIA, J.; JORGE, M. Da Educação em Ciência às orientações para o Ensino de Ciências: Um repensar epistemológico. Ciência & Educação, vol. 10, nº3, 2004. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. DEMO,P. Desafios modernos da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. ESTEVÃO, C.V. Justiça Social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade. Revista Diálogo Educacional, vol.16, nº47, jan/abr. 2016. GATTI, B.A; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. GOHN, M. G. M. Manifestações de protestos nas ruas no Brasil a partir de junho de 2013: novíssimos sujeitos em cena. Revista Diálogo Educacional, vol. 16, nº47, jan/abr. 2016. GOMES, L. R. Educação e Consenso em Habermas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. HABERMAS, J. Técnica e Ciência como “Ideologia. Lisboa: Edições 70, 2013. ______. Teoria do Agir Comunicativo,1: racionalidade da ação e racionalização social.São Paulo: Martins Fontes, 2012a. ______. Teoria do Agir Comunicativo, 2: sobre a crítica da razão funcionalista.São Paulo: Martins Fontes, 2012b. ______. Textos e Contextos. São Paulo: Editora Unesp, 2015. ______. Conhecimento e Interesse. São Paulo: Editora Unesp, 2014a. ______. Mudança Estrutural na Esfera Pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. São Paulo: Editora Unesp, 2014b. ______. A nova Intransparência: a crise do bem-estar social e o esgotamento das energias utópicas. Novos Estudos: CEBRAP, 1987. HADDAD, F. Habermas: herdeiro de Frankfurt? Novos Estudos: CEBRAP, 1997. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1976. 87 LIMA, A. E. M.; CALLADO. M. C.; CALLADO, S. M. G. O efeito do desempenho educacional sobre o repasse da cota do ICMS dos municípios cearenses. XXXVIII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro/RJ, 13 a 17 de setembro de 2014. LOWY, M. Da tragédia à farsa: o golpe de 2016 no Brasil. In: JINKINS, I.; DORIA, K.; CLETO, M. (Orgs). Por que gritamos golpe: Para entender o impeachment e a crise. São Paulo: Boitempo, 2016. Páginas 55 – 59. MENEZES, A. A. Habermas: com Frankfurt e além de Frankfurt. Recife: Faculdade Salesiana do Nordeste, 2006. SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, vol. 30, nº 3, 2004. SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. ZASLAVSKY, A. Ação pedagógica, ação comunicativa e didática. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 22, n. 1, p. 69-81, jan./abr. 2017. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007. VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas – III Problemas deldesarrollo de la psique. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2012. WACHOWICZ, L. A. A dialética na pesquisa em Educação. Revista Diálogo Educacional,vol.2, nº 3, jan/jun. 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar habermasiano acerca do ensino de ciencias no 5 ano do ensino fundamental.pdf704,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons